quarta-feira, 14 de julho de 2021

Viver de renda ou viver de ilusão?

A maioria que segue a finansfera sabe que o Bastter e seus seguidores não são chegados aos nossos blogs e a nossa ideia de viver de renda. Abaixo deixo um podcast do Bastter que fala sobre viver de renda. O qual critica muito quem acredita nisso. E claro, seus seguidores também.



Qual a sua opinião?

Abraços,

Cowboy Investidor

98 comentários :

  1. Na minha opinião qualquer extremismo só faz mal para o desenvolvimento. Já fiz parte da comunidade bastter.com e uma coisa que me fez sair foi a falta de simpatia com as divergentes opiniões dos usuários da rede. O pessoal segue o mantra mesmo, e qualquer opinião contrária é tratada como bullshit, impulsionado principalmente pelo Bastter. Uma coisa que aprendi na cadeira de Algoritmos Evolucionários no mestrado, foi que qualquer desenvolvimento em logo prazo precisa de pequenas mutações para alcançar a melhor aptidão. Lá como o comportamento xiita não permite diferentes opiniões, vejo o desenvolvimento da comunidade tende a ser estagnado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anônimo.

      O pessoal lá parece que participa de uma seita.

      Abraços!

      Excluir
  2. O Bastter virou um personagem. Considero algumas coisas que ele fala como sendo muito interessantes, mas temos que filtrar pois ele fala muita merda. Ele mesmo manda aprender inglês e não sabe nem pronunciar direito a maioria das palavras...ahahahahahaha.
    Pra mim ele foi um cara importante na minha formação de investidor, mas agora passou...tem muitos caras na internet muito...mas muito melhores do que ele.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Anônimo.

      Tem umas coisas boas, mas o pessoal lá é muito radical.

      Abraços!

      Excluir
  3. bastter é um dos motivos de eu ter "acordado pra vida", sair da farmácia e ir pra medicina.
    Esse episodio do bastter foi irado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, IV.

      Que bom. Realmente isso foi uma virada.

      Abraços!

      Excluir
  4. Estava escrevendo minha pauta para o próximo podcast baseada justamente nesse episódio do Bastter quando vi sua postagem. Vou deixar minha opinião lá, mas entre os extremos que ele fala tem muitas verdades difíceis de engolir sim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pronto só faltava o SRBASTTER365 agora. Não dá pra entender um FIRE escutando esse maluco, agora defendendo ele precisa tá pirado

      Excluir
    2. Olá, SrIF365.

      Eu vi um pouco o vídeo, mas não concordei. Eu nem o sigo. Acabei vendo porque um colega me enviou.

      Abraços!

      Excluir
    3. SRBASTTER365 !! e olha que nao foi nós do buteco nao dessa vez! Mas ta merecendo !

      Excluir
  5. Boa tarde Cowboy! Como todos aqui encima já falaram, o Bastter hoje é um personagem. Fala coisas que podem ser úteis de acordo com sua visão de futuro, mas a forma mal educada que fala ou passa sua visão como se fosse a única válida me impede de terminar a maior parte dos videos que vejo. Pessoalmente não gosto e não concordo com a visão dele que a única forma de atingir liberdade financeira é através de um negócio... O André do Viagem Lenta e o Sr. IF365 são provas que é possível viver de renda sim...Além do mais ter um negócio traz sim renda, mas também consome o seu tempo... Enfim, acredito que ele poderia ser mais relevante se tivesse a mesma forma de pensar, mas tivesse cuidado como passar seu ponto de vista e respeitando outros... Grande abraço!
    VVI - vvibr.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, VVI.

      Isso mesmo. Ele fala como se fosse dono da verdade.

      Abraços!

      Excluir
  6. Bastter não é um grande conhecedor de finanças e investimentos, ele conhece bem é o ser humano, pessoas como o próprio diz. Quando ele vem com os mantras dele, tais como "Sócio é ON", "preço não importa" entre outros chavoes conhecidos ele não ta dizendo isso por ser o melhor conhecimento para investidores, ele ta dizendo isso por conhecer bem o ser humano, principalmente o pequeno investidor(lugar de 99% das pessoas que acompanham esses blogs, a bastter e outros conteudos parecidos, desse ponto de vista faz total sentido tudo que ele diz, no fim todos sabemos que o grande inimigo dessa jornada de enriquecimento/buy and hold/viver de renda somos nós mesmos.

    O meu principal problema em relação ao FIRE/viver de renda etc, é em relação a essa de parar de trabalhar, eu gosto tanto de trabalhar, de inventar, de criar coisas novas, de buscar novas habilidades, pra mim isso é ótimo, eu quero trabalhar até o dia que conseguir, óbvio que com a caminhada de investimento vai ter épocas que vou poder me permitir trabalhar menos, outras vai permitir trabalhar mais, a caminhada é a mesma mas o objetivo é um pouco diferente ao meu ver.

    Os pensamentos do Bastter são muito estoicos, a forma que eles tem de ver a realidade é muito se preparando para o pior, exemplo, pode ser que investir todo seu capital no Brasil nunca dê problema algum você consiga se aposentar e tudo mais e viver de renda, mas na visão estoica isso é algo bem ruim, pois eles trabalham na tecla do e se der ruim? e se as garantias, seus bens, tudo que voce tem for tirado? Por isso ele prega muito no aprendizado constante, buscar se virar, ter formas de sobreviver, outras habilidades, não depender e não ter garantia/segurança em nada.

    É uma forma de ver a vida, eu pessoalmente acho negativa, mas alguns dos seus pensamentos me ajudaram bastante, principalmente da questão de abrir o olho para o serviço público, esquecer as 'estabilidades e garantias dele', também em relação a aportar mais do que preocupar com a taxa, hoje ganho em média 70% da minha renda fora do serviço público e muito isso por conta desses pensamentos do Bastter de diversificar rendas, aportar mais, buscar novas habilidades, abrir o olho pro serviço publico.

    De fato o cara não é perfeito e nem um Deus na terra mas da pra aprender muito com esse velho rabujento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas todo mundo faz essa confusão, de dizer que ser FIRE significa parar de trabalhar. Parem de falar isso. FIRE é ter liberdade, só isso. Quer parar de trabalhar: Pare! Quer seguir trabalhando? Siga meu amigo, faça o que te faz feliz!

      Excluir
    2. Eu concordo com a cansada e inclusive já comentei em outras oportunidades em outros blogs, essa teimosia em dizer que independência financeira é sinônimo de desocupação, ostracismo ou inutilidade é uma visão rasa e de uma ignorância irritante.

      Não é porque alguém é independente financeiramente que esse alguém está "condenado" a ficar no sofá até a morte.
      Essa discussão é infantil e creio que a blogsfera e seus leitores já tem maturidade suficiente para saber disso.

      Excluir
    3. Olá, Pessoal.

      Eu não vou parar de trabalhar quando atingir a IF, mas irei sair do trabalho formal. Eu quero viver livre das garras de patrão.

      Abraços!

      Excluir
    4. Concordo com os colegas, mas é a impressão que passa e que o trabalho é algo negativo já que muitos querem a liberdade justo para sair dele. Será que não da pra achar outro trabalho logo e trabalhar no que gosta logo?

      Excluir
    5. Único trabalho que gostaria é na NASA. E ai, faz oque? FIRE é a UNICA saida dessa vida de bosta

      Excluir
    6. "FIRE é a UNICA saida dessa vida de bosta" anon com problemas mentais/familiares

      Excluir
  7. Parei de ouvir quando ele disse que renda passiva vem do seu negócio...
    Atitude arrogante querer colocar regras e falar abertamente que todos fazem errado, apenas ele que faz o certo, apenas a visão dele é certa. Por favor né, sem paciência pra isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Cansada.

      Se a pessoa trabalha no negócio é renda ativa senão é renda passiva. Conheço muitas pessoas que tem vários imóveis e vivem bem sem fazer nada.

      Abraços!

      Excluir
    2. Olá, Gerenciar imóveis dá um pouco de trabalho também, você pode terceirizar a burocracia com os contratos com alguma imobiliária, mas aí ela come um tanto do aluguel, e o trabalho nem sempre é bem feito e no final você fica com um monte de pepinos pra resolver hehe, eu conheço muitas pessoas que tem vários imóveis e é bem comum eles falarem de inquilinos que saíram no meio da noite e deixaram 3 meses de água e luz sem pagar, motor da piscina estragado etc

      Eu penso de ter alguns imóveis para renda extra na velhice, mas quando lembro dessas histórias acho que FIIs são melhores.

      Abs

      Excluir
    3. Olá, Bilionário.

      É verdade. Prefiro FII's. Inquilino da muito trabalho.

      Abraços!

      Excluir
  8. Eu não acompanho o Bastter, aliás não sigo nenhum desses produtores de conteúdo.
    A internet está aí pra se bem usada nos trazer conhecimentos úteis ou mesmo lazer, não pra formar fanáticos pelo que quer que seja.
    Muitos youtubers são personagens, fazem vídeos chamativos, click baits, tentam se mostrar agressivos, focados etc o que pode ser real ou não.

    Quem acompanha é que tem que ter maturidade, bom senso e discernimento para avaliar se aquele conteúdo agrega algo pra si e se não agrega, busque o que agrega e forme suas próprias opiniões e ideias sem depender de influência externa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anônimo.

      Você está certo. Eu também não o sigo. Recebi esse vídeo e comecei a ver, mas não terminei. Não concordo com quase nada do vídeo.

      Abraços!

      Excluir
  9. Não vi o que bastter falou, mas sobre viver de renda eu já dei minha opinião diversas vezes na finansfera, é para poucos.
    Viver de renda é para quem é milionário. Pessoas como Soul Surfer que deve ter mais 10kk de patrimônio e que consegue rentabilizar o patrimônio comprando imóveis em leilão.
    Ou alguém como o vdr, esse sim, multimilionário, pode bancar o padrão de vida de classe média alta pro resto da vida.
    É ilusão, na minha opinião, achar que dá para viver de renda pro resto da vida tendo 2 ou 3 milhões, ainda mais sendo jovem, tendo uma perspectiva de viver mais 30 ou 40 anos, ou até mais.
    Eu digo, sou investidor a anos, já cheguei a poupar 50% do meu salário e hoje guardo 20%.
    Já tenho um valor razoável em fii, que já pagaria algumas despesas. Uma reserva em títulos e um pouco em ações.
    Mas tenho consciência que viver de renda não é para mim. Me contento em ter tranquilidade financeira, saber que não dependo só do meu salário e que não dependerei somente da previdência social no futuro. Hoje se ficasse desempregado já teria como me manter, tendo é claro que voltar pra ksa de meus pais.
    Da forma como penso, só começaria a cogitar a viver de renda se tivesse pelo menos meu imóvel próprio quitado mais um imóvel como reserva de valor e uma carteira de investimentos acima de 5 milhões.
    Muito longe da realidade de pequeno investidor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Disse tudo! Acho que poupar ao extremo (mais de 30% do salário) apenas irá fazer você desanimar mais rápido. Ninguém aqui é investidor profissional - alguns dão dicas como se fossem - e para viver de renda tem que ser um investidor profissional, caso você seja sardinha fique muito contente com 4% de rentabilidade anual (sem inflação). Os governos - não só brasileiro, mas do mundo - estão loucos para incentivar a inflação e tirar dinheiro de quem poupa. Hoje tenho uma reserva de emergência, porém não seguro mais gasto.

      Excluir
    2. Nao seja burro, poupo 60 a 70% TODO MES to quase chegando lá com um salario mediano, nao venha colocar desculpa pq vc nao consegue parar de gastar

      Excluir
    3. Olá, Anônimo14 de julho de 2021 19:56 e Anônimo14 de julho de 2021 21:09.

      Na minha opinião, com 2 milhões da para viver de renda. É possível ter uma vida boa com 10k mensais. A maioria das pessoas nem consegue 5k. Acho engraçado aqueles que vivem hoje com 5k e quer poupar e viver de renda com 30k mensais. Para isso a receita tem que aumentar para conseguir isso, mas a maioria não o faz.

      Poupar 30% do salário para quem ganha 1k é muito, mas para quem ganha 10k é pouco. Às vezes eu consigo poupar mais de 60% e vivo uma vida boa na minha opinião.
      Logo concordo com o Anônimo14 de julho de 2021 22:55.

      Abraços!

      Excluir
    4. Concordo com o anon das 19:56, é pra poucos.

      Excluir
    5. Bom dia, pessoal.

      Concordo com você, CI. Inclusive, acho que esta parte precisa ser melhor explicada, especialmente por essa montanha de 'gurus' de youtube/instagram que pipocaram nos últimos anos: para poupar mais, é preciso ganhar mais - e não apenas cortar gastos.

      Se você corta demais, inclusive, tem uma tendência maior de acabar torrando tudo que poupou por impulso. Não à toa um dos grandes problemas da educação financeira seja esse.

      Sentimentos extremos não são bons companheiros de um orçamento pessoal, definitivamente.

      Abraço!

      Excluir
    6. Com 10k mensal de renda passiva dá pra ter viver bem?
      Bom, aí depende.
      Se vc tiver imóvel próprio quitado, aí é uma renda boa.
      Mas lembre que irá envelhecer, caso não morra.
      E quando estiver na ksa dos 60 só o plano de saúde custará por volta de 2k. Só aí se vão 20% da sua renda.
      E eu só contaria com 10k de renda passiva se recebesse 20k ou +.
      Lembre que numa perspectiva de 30 ou mais anos, qualquer perda pra inflação pode significar um grande perda no poder aquisitivo.
      Pode chegar na velhice sem forças pra voltar a trabalhar e com orçamento bem apertado.
      Por isso eu digo, na minha opinião, viver de renda é para quem consegue juntar muitos milhões e tem renda passiva bem acima de seus gastos.
      2kk rendendo na média 5% líquido ao ano dá 100k de renda anual, abaixo da média mensal de 10k.
      Quem quiser se arriscar a longo prazo com esse valor, boa sorte, mas eu nem cogitaria.

      Excluir
    7. Mais um anon nutella. com 10 pau de renda passiva, fora dos cú como SP e RJ e BRS dá pra viver de boa pagando aluguel e tendo 5 filhos.
      Quem precisa de 10 pau pra viver nao sabe o que Brasil. 99% vive com menos de 3 mangos

      Excluir
  10. Puta merda, ainda existe gente que escuta o BOSTTER? Pelo amor de deus vão carpir um jardim !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anônimo.

      kkkkkkkkkkk. Seus seguidores sim. Recebi esse vídeo de um seguidor dele e postei aqui.

      Abraços!

      Excluir
    2. Gostei do BOSTTER: Mistura de Bosta com Esterco. É por ai mesmo

      Excluir
  11. sigo o bastter
    não tenho nada contra viver de renda

    creio q é uma escolha pessoal
    pode ser bom pra alguns e ruins para outros

    há uma confusão entre viver de renda e viver ocioso, como se a carência econômica fosse a única motivação para nos manter ativos

    existem funcionários publicos q praticamente vivem de renda : passam a vida trabalhando pouco ou quase nada e com um salário alto, se aposentam sem sentir...

    o que as pessoas esquecem é que em poucas décadas estaremos mortos e viver ou não de renda não faz qq diferença nisso

    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Scant.

      Muitos não querem mudar de emprego. Para quem gosta está tudo bem, mas quem não gosta é bom ter uma válvula de escape e a IF é uma. Eu mesmo quero viver de renda e trabalhar quando eu quiser.

      Abraços!

      Excluir
    2. Scant assim como o Inv. Universitário entraram para a Seita do Bostter

      Excluir
    3. p.s.: provai de tudo e retei o que é bom
      vai estudar, anon

      Excluir
    4. Scant, chupais uma rola!

      Excluir
    5. fica triste não, anon
      tu me parece meio gay, pq só fala em pinto
      liga não, mas tu é meio burro, né?

      Excluir
    6. O cara que fala "provai de tudo e retei o que é bom" chamando outro de gay...pqp hein

      Excluir

    7. anon, pena q vc tem pouca cultura geral
      tirei da Bíblia essa frase (1 Tessalonicenses 5.21)
      uma pena vc ser tão ignorante, burrinho.
      acho q vc quer sair do armário e tem medo...

      Excluir
    8. Scant, bejais minhas bolas e se apaixonarais

      Excluir
    9. anon, pena q vc tem pouca cultura geral
      tirei da bíblia essa frase (1 Tessalonicenses 5.21)
      uma pena vc ser tão ignorante

      Excluir
  12. Cowboy você já disse várias vezes aqui que é servidor público.
    Também sou e sugiro que faça um post discutindo sobre a estabilidade do serviço público (prós e contras), essa discussão seria muito interessante e embora existam alguns servidores na blogsfera esse tema nunca foi muito falado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. estabilidade é ESSENCIAL.
      Imagine se o servidor que denunciou o esquema no Ministério da Saúde não tivesse estabilidade. Onde ele estaria agora? no olho da rua.
      Os governantes, sejam qual bandeira representem, demitiriam os servidores e colocariam apadrinhados no lugar.
      Ocorreria exatamente o que acontece nas pequenas prefeituras. Muda o prefeito, mudam-se todos os servidores contratados (apadrinhados).

      Servidor sem estabilidade não teria sossego para trabalhar no Bostil. Teria que atender todo tipo de pressão.

      Eu trabalho com Processo Administrativo Disciplinar. Imagine se eu não tivesse estabilidade. Não demitiria ninguém.

      Abraço!

      Excluir
    2. Existem prós e contras adpenac.

      Você citou o exemplo de prefeituras pequenas. Você acredita que a maioria dos processos disciplinares compostos por comissões de servidores são isentos e justos?
      Geralmente quem analisa a situação conhece o analisado e não quer se comprometer.

      Tá cheio de servidor que já cumpriu seu papel no serviço público, acabam em alguns casos até atrapalhando os servidores mais novos com seus "vícios" e desleixos, trabalham pouco e com má vontade. Pode perguntar aqui pro Cowboy ou qualquer outro servidor sincero que leia nosso comentários e verá que não estou exagerando e isso é relativamente comum.

      Sei da questão que você citou sobre perseguições políticas, puxações de saco e afins e como isso poderia se intensificar e não sou favorável a isso.
      Mas também não sou favorável a ser "sabotado" por funcionário vagabundo que só que se dar bem nas costas dos colegas e esses se beneficiam da estabilidade.

      Excluir
    3. estabilidade ou não? não faz muita diferença...

      nunca haveria a possibilidade de dispensa imediata: ou seja: no mínimo sempre se exigiria algum tipo de procedimento administrativo

      na pratica, normalmente o servidor demitido por PAD recorre ao judiciário (o que é constitucional)
      alguns voltam depois de anos após decisão judicial (ganhando atrasados salários, hehe)

      até para os empregados públicos, que nunca tiveram estabilidade garantida pela constituição, há uma "estabilidade" na prática garantida pelos tribunais

      "estabilidade ou não?" - discussão sem sentido

      Excluir
    4. Me desculpe mas a discussão não é sem sentido não.
      A discussão não vai mudar nada, isso é verdade, mas o tema é importante.

      Se houvesse uma mudança estrutural, haveria sim alguma diferença coisa que eu não creio que aconteça.

      Excluir
    5. "perseguições políticas" - num país onde vereadores, prefeitos e deputados são assassinados, duvido que seja a "estabilidade" que proteja o servidor.

      só pode ser piada pensar assim

      Excluir
    6. "Se houvesse uma mudança estrutural" - que mudança seria essa?

      Excluir
    7. Piada??? Você mora mesmo no Brasil Scant?
      Obviamente que a segurança de uma pessoa não está vinculada somente a "estabilidade" de seu cargo.

      Excluir
    8. "Piada??? Você mora mesmo no Brasil Scant?" - moro
      cara, o brasil parece que tem algo perto de 12 milhões de funcionários públicos ativos
      ainda q a estabilidade não existisse não daria demitir esse pessoal todo ano
      não vejo a segurança da estabilidade pq existem empregados publicos que se aposentam normalmente, mesmo sem nunca terem sido estaveis

      se hoje tivesse uma lei proibindo escravidão não faria muita diferença

      a cultura de nossa sociedade não admite mais certos tipos de situações

      Excluir
    9. fora q o empregado público ainda tem fgts

      a estabilidade na pratica virou mais uma garantia psicológica que jurídica

      vitaliciedade faz mais sentido

      Excluir
    10. um dos poucos casos em que a estabilidade faz sentido é quando a pessoa jurídica para o qual o servidor trabalha é extinta ou quando o próprio cargo é extinto (extinto mesmo e não modificado)

      Excluir
    11. Scant, meu ponto de vista e que a estabilidade tem prós e contras.
      Nem vou tanto pelo lado jurídico da questão, vou pelo lado prático.
      A estabilidade faz "mal" para alguns funcionários e beneficia funcionários ruins: puxa-sacos, enroloes, sabotadores entre outros.
      E isso prejudica os bons funcionários e também usuários de serviços públicos.

      Excluir
    12. A estabilidade faz "mal" para alguns funcionários e beneficia funcionários ruins: puxa-sacos, enroloes, sabotadores entre outros.

      na iniciativa privada não existe estabilidade , mas se tem o mesmo problemas

      mesmo na iniciativa privada, o brasileiro busca trabalhar o mínimo, mesmo sem estabilidade, fora inúmeras tretas...

      Excluir
    13. "na iniciativa privada não existe estabilidade , mas se tem o mesmo problemas

      mesmo na iniciativa privada, o brasileiro busca trabalhar o mínimo, mesmo sem estabilidade, fora inúmeras tretas..."

      Eu sei Scant. Mas há a possibilidade de mudanças, pelos menos há a possibilidade.
      E no setor público?
      No máximo mudam o servidor de lugar e olhe lá.
      Até se você tem um cargo de liderança ou gerência no setor público fica complicado lidar com pseudo funcionários, é tudo muito engessado.

      Excluir
    14. "Até se você tem um cargo de liderança ou gerência no setor público fica complicado lidar com pseudo funcionários, é tudo muito engessado."
      verdade. concordo

      por isso escolhi ser servidor. adoro esse marasmo
      por isso (e outras razoes) tb deixei de buscar cargos comissionados ha anos
      o estresse não compensava

      "Eu sei Scant. Mas há a possibilidade de mudanças, pelos menos há a possibilidade.
      E no setor público?" cara, trabalhei na justiça federal e quem não produzia ficava sem lotação podendo ser mandado para qq lugar do estado do RJ (que é bem grande)

      isso seria uma baita motivação pra eu andar na linha


      onde trabalho atualmente, outro orgao federal, tem um cara que é lendário por ser "maluco" e mal servidor.
      ninguém quis abrir PAD contra ele pq o PAD "prenderia" ele na lotação atual
      daí ele fica rodando de lotação em lotação pelo RJ.

      Excluir
    15. "por isso (e outras razoes) tb deixei de buscar cargos comissionados ha anos
      o estresse não compensava".

      Discordei e discordo em alguns pontos e você viu em meus comentários.]
      Mas nesse ponto concordo com você. Se você for "convidado" a assumir um cargo comissionado no qual outros (s) servidores tenham que ficar sob sua responsabilidade ou você dependa do trabalho de algum(ns) deles pra fazer o seu, é melhor nem aceitar mesmo.
      Depender dos outros já é ruim, depender de gente vagabunda, egocêntrica, falsa etc é o fim da picada, o seu trabalho dificilmente será bem feito.

      Excluir
    16. Olá, pessoal.

      Mais para frente farei o post com a minha visão sobre serviço público do órgão que trabalho (federal).
      Só adiantando: A maioria dos velhos de lá não fazem nada, apenas ocupam espaço. É cheio de esquerdistas e de politicagem.

      Abraços!

      Excluir
  13. Bastter falou que quer só criar polêmica e quer ser o inimigo FIRE #1 do Brasil para ganhar mais seguidores. Isto virou um Cult (CEITA). Se ele mandar seus seguidores se suicidarem eles farão, o cara faz lavagem cerebral e logo vai aparecer no Fantástico investigado e preso por comandar uma ceita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "mandar seus seguidores se suicidarem eles farão"

      eu não e sou seguidor
      a realidade não é tão simples

      Excluir
    2. Olá, Anônimo.

      Sobra aparecer na TV eu não sei, mas que lá é uma seita é verdade.

      Abraços!

      Excluir
    3. Mas ouvi falar que o scant lustra as bolas do bastter

      Excluir
    4. Scant é o novo discípulo do mestre. Passou pelo batizado ontem. Ele e o investidor universitário. Devem tá ganhando uma grana boa dele pra isso ou são otários msm

      Excluir
  14. São muito pertinentes a crítica dele ao tema IF. Nada está garantido. As coisas estão mudando rapidamente e pode ser ingênuo acreditar cegamente naquelas fórmulas de aposentadoria antecipada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sax.

      Nada tem 100% de garantia, exceto a morte.
      Eu mesmo não gosto de fórmulas, mas acredito na IF.

      Abraços!

      Excluir
    2. Sax, isso qualquer um sabe. Nem poupança é garantido. Mas e ai, quando se critica alguma coisa deve-se dar uma alternativa ou solução e me perdoe mas trabalhar até morrer não é alternativa, é falta de

      Excluir
  15. A filosofia Bastter se resolveria em 3 ou 4 ETF, mas isso não paga assinatura.

    ResponderExcluir
  16. O Bastter pode não ser um primor como educador financeiro, mas certamente conhece muito da natureza do pequeno investidor, até mesmo pela sua experiência nessa circunstância. O que pra mim foi uma girada de chave é que o melhor investimento a ser feito é vc mesmo, sendo que enquanto pudermos gerar valor, poderemos sempre ter renda. Eu não penso em parar de trabalhar, e assim, vejo meus investimentos apenas como um "seguro"...se em algum mês minha renda, no futuro, não conseguir cobrir os meus gastos, eu vou utilizar um pouco da renda gerada pela minha carteira...Se fiar apenas em uma carteira de investimentos para sobreviver, na minha opinião, depende de ter uma carteira MUITO robusta... se não for muito robusta, o risco é muito grande

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha mais hum modinha seguidor de guru

      Excluir
    2. provai de tudo e retei o que é bom
      vai estudar, anon
      conheci o bastter por indicação do frugal simnples, bem antes da maioria que hoje fala mal dele

      Excluir
    3. Dá para pegar algo de bom dele, mas ele é muito radical no que ele não concorda. Quer ser o dono da verdade.

      Abraços!

      Excluir
  17. Cowboy nunca fez tanto dinheiro com ads como neste posts ta rindo a toa kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anônimo.

      Que bom que fosse verdade, mas não consigo ganhar nem 10 centavos. Parece que o google não gosta muito desse tipo de blog.

      Abraços!

      Excluir
  18. Baster é só personagem pra vender livrinho. Ele agora ta de rixa com o pessoal da FIRE só pra ganhar mais seguidores e vcs ai dando audiencia para eles

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anônimo.

      Isso não deixa de ser verdade. Ele ganha muito dinheiro com assinatura. Está certo em ganhar grana, mas ficar brigando com outros aí é feio.

      Abraços!

      Excluir
  19. Qual é o problema de querer aposentar aos 40 e ter 20 mil por mes de renda? Muito melhor do que querer ser um bandido.
    Me pergunto para que ele investe então? Para trabalhar até morrer? Isso sim é triste e não parar cedo para aproveitar a vida. O cara é um sem nocao que nao tem objetivo
    MELHOR TER UM OBJETIVO TRISTE DO QUE NAO TER UM OBJETIVO NENHUM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. generalizar é um erro
      triste ou alegre depende de cada pessoa
      trabalhar até morrer ou trepar até morrer? que vida é melhor?
      isso depende de cada um

      Excluir
    2. Pois é, Anônimo.

      Muita gente trabalha igual um doido e nem desfruta da vida. Conheço gente que é cheia de dinheiro e nem desfruta. Trabalha igual a um louco. Nem descansa direito. Isso sim é prejudicial.

      Abraços!

      Excluir
    3. Pra muitas pessoas o sentido da vida é trabalhar, não havendo vida fora do trabalho. Nada contra, o importante é respeitar as diferentes do opiniões.

      Com relação ao comentário do Scant, posso dizer que quem tem uma vida financeira ruim pode não trepar até morrer, mas é provável que se foda em muitas situações.

      Excluir
    4. Concordo totalmente. Conheço MUITAS pessoas que só sabem trabalhar e outras tantas que só fizeram, nao aproveitaram NADA e deixaram tudo para seus filhos que colocaram tudo fora em drogas, putaria, carros e só causam desgosto. Pare cedo, aproveite a vida e ignore os mimizentos

      Excluir
    5. Pois é, VR.

      Conheço gente que morre de trabalhar, rica, não desfruta de nada e os filhos são vagabundos.

      Abraços!

      Excluir
  20. Não acompanho Bastter há anos. nem sabia que ele tinha podcast.
    Minha impressão é que ele surtou, piorou no seu modo de falar.
    Dei um play no vídeo mas só conseguir ouvir uns 15 minutos. É tanta besteira e tanta artifício argumentatitvo que tive que fechar.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Contradição pura esse cara. No incio fala que ninguem conseguirá viver de renda.No final fala o contrário. Esse cara é um medíocre

      Excluir
    2. A maioria desses influenciadores só querem chamar atenção e aumentar seu público, são em sua maioria verdadeiros atores.

      Excluir
    3. Pois é, eu também nem ouvi tudo. Bastter é muito chato.

      Abraços!

      Excluir
  21. se eu tivesse seguido o BULLSHIT dele sobre dividendos, não ganharia o tanto de rendimento que ganho atualmente com meus FIIs.

    O cara é um bosta! Literalmente um imbecil que não aceita ser contrariado.

    Pior são os xiitas que seguem ele. Ficam replicando o que o bosta mor fala e faz.

    Triste!

    ResponderExcluir
  22. Bastter é um imbecil. Se ele soubesse de alguma coisa iria ganhar dinheiro no mercado e nao ficar de briga com o pessoal e vendendo livrinho mixuruca. Fiquem longe desse crook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lupicinio.

      Ele ganha dinheiro com assinaturas do site também.

      Abraços!

      Excluir
  23. Como sempre Bastter trazendo polêmicas rsrs, segue o jogo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, TR.

      Temos que seguir e deixar as intrigas de lado.

      Abraços!

      Excluir