Acredito que a maioria de vocês conhece um boi carreiro, mas creio que nunca pensou sobre o destino dele depois que fica velho.
Hoje devido ao avanço da tecnologia nas fazendas, não existem muitas juntas de bois. A maioria foi substituída por máquinas.
Para quem não conhece a trajetória de um boi carreiro, é mais ou menos assim: depois que já é um novilho é castrado e treinado para trabalhar na fazenda. Trabalha durante o dia e até à noite em alguns casos. Tem uma vida até que relativamente boa, pois é geralmente bem tratado. Porém quando fica velho é descartado sem dó e sem piedade na maioria das vezes. Na lógica o boi deveria ser aposentado e não ser enviado para o frigorífico. Claro, no mundo ideal, mas a realidade é totalmente diferente
Agora você deve estar se perguntado. O que tem a ver a vida de um boi carreiro com um funcionário? A resposta é simples.
Um funcionário presta serviços para uma empresa por muitos anos e quando a empresa passa por uma crise ou apenas quer cortar gastos o que ela faz? Demite sem pensar. Independente se o funcionário contribui por muitos anos ou não e/ou da sua idade.
Eu relativizei um pouco, mas a mensagem que eu quero passar é que mesmo que você seja um bom funcionário, tem muitos anos de contribuição na empresa. Um dia você pode ser demitido sem dó e sem piedade. Então, esse negócio de pensar que nunca vai ser demitido, substituído por outro é história para boi dormir. Não confie, independentemente se você é funcionário privado ou público.
Nós somos seres racionais e pensamos. Já o boi não. Então, poupe e invista em algo, pois no dia de amanhã você pode ser demitido e ter um dinheiro, ou algo que te sustente já vai te deixar tranquilo.
Abraços,
Cowboy Investidor
Isso mesmo Cowboy. A verdade é que a grande maioria dos funcionários é facilmente e plenamente substituível.
ResponderExcluirOlá, Anônimo.
ExcluirÉ verdade. Alguns pensam que não e acabam caindo do cavalo.
Abraços!
Olá, Anônimo.
ExcluirÉ verdade. Alguns pensam que não e acabam caindo do cavalo.
Abraços!
Fala Cowboy!
ResponderExcluirSou do interior de SP, meu pai já criou gado e já conheci um boi carreiro... Ah, a vida no campo é tudo de bom, época boa!
É exatamente essa a reflexão que fica, poupe e cuide de sua saúde financeira, planeje-se para o inesperado, pois o amanhã só pertence a Deus haha
Abs, valeu Cowboy!
Olá, One.
ExcluirPois é, a vida no campo é boa para quem trabalha em serviços mais leves, já ao contrário é ruim. Eu gosto do campo, mas para trabalhar em serviços pesados estou fora.
Sempre é bom ter uma boa saúde financeira.
Abraços!
Ué, mas e a meritocracia?
ResponderExcluirMeritocracia no máximo em concurso. O resto é sempre investir em voce e ser meritocrático quando ter seu negócio para si mesmo.
ExcluirOlá, Anônimo e Gari.
ExcluirEsse negócio de meritocracia quase não existe.
No caso de concurso público é só para passar já que depois não tem nada de meritocracia.
Abraços!
No caso de concurso público depende do cargo.
ExcluirVejo desde o tempo em que estava na faculdade pessoas fazendo todo o tipo de concurso e ignorando o contexto de cada função e instituição. Isso é um grande erro, atirando pra todo lado pode-se passar numa vaga que não oferece nem flexibilidade, nem evolução. Ou seja um cenário cansativo no médio e longo prazo.
Há momentos em que o caixa não consegue pagar o mais meritório, porque ele também é o mais caro.
ExcluirPerfeita a mensagem a analogia Cowboy! Além disso faltou dizer que o novilho é castrado para virar boi, nada boa essa vida de boi não, nem de funcionário, pelo menos como funcionário vc nao é castrado nem abatido depois !
ResponderExcluirOlá, Anônimo.
ExcluirMuito obrigado pelo comentário. Tinha esquecido desse detalhe. Adicionei no texto.
Abraços!
Acho que a grande maioria das pessoas que está inserida no mundo corporativo sabe (ou deveria saber) disso. Infelizmente essa é a regra, esse é o jogo. Por isso devemos investir sobretudo em nós mesmos, para que sejamos cada vez mais difíceis de sermos substituídos, e ainda que isso ocorra, seja relativamente fácil de conseguir uma recolocação. Isso enquanto o trabalho for indispensável, né, pois a IF é o objetivco (no meu caso).
ResponderExcluirAbraço!
https://engenheirotardio.blogspot.com/
Olá, ET.
ExcluirÉ verdade, mas muitos acabam esquecendo desse detalhe e quando acordam já é tarde.
Abraços!
E o risco aumenta com a idade, Cowboy! Investir bem é sempre essencial!
ResponderExcluirAbraços!
É verdade, André.
ExcluirAbraços!
não há para onde correr
ResponderExcluircertíssimo Cowboy
abs!
Verdade, Scant.
ExcluirAbraços!
É Cowboy, mas muitos não conseguem mesmo mostrando enxergar isso. Infelizmente vão sofrer.
ResponderExcluirAbraço!
É verdade, II.
ExcluirMuitos fazem de bobo e acreditam no governo.
Abraços!
Fala Cowboy! Belíssimo texto, concordo em tudo, a bastaqvererpill não funciona para todos, apenas para poucos, eu falei um pouco dela no meu podrecast! Um abraço!!
ResponderExcluirOlá, PDS.
ExcluirÉ verdade. Muita gente não quer enxergar. Melhor deixar para lá.
Abraços!