sábado, 9 de maio de 2020

Estratégia de 3 etapas de 5/25 de Warren Buffett: como focar e priorizar seu tempo.

Para quem não conhece, Warren Buffett é um investidor e CEO da Berkshire Hathaway e está entre os 5 mais ricos do mundo segundo a Forbes.

O impressionante sucesso de investimento de Buffet em uma ampla gama de indústrias, juntamente com seu estilo de vida modesto e alto nível consistente de desempenho ao longo de várias décadas, fez dele uma figura cult no mundo do empreendedorismo e das finanças - “O Oracle de Omaha” é considerado um dos maiores investidores de todos os tempos.

É fácil atribuir as habilidades de negócios e investimento de Buffet, ou mesmo sua ética de trabalho, ao alto nível consistente de sucesso ao longo das décadas.

Embora esses fatores desempenhem um papel importante em seu sucesso, há mais do que aparenta.

Assim como a maioria dos grandes empreendedores, Warren Buffett usa estratégias altamente eficazes que o ajudam a fazer mais em poucos meses e anos do que a maioria das pessoas consegue na vida.

Um deles é chamado de estratégia 5/25. É um processo simples de três etapas que ajudará você a se concentrar melhor e a priorizar seu tempo no que realmente importa.

Estratégia de 5/25 de Warren Buffett


Link da imagem

Há alguns anos, antes da decolagem de um avião, Warren Buffett foi até o piloto de seu jato particular, Mike Flint, e disse-lhe brincando: "O fato de você ainda estar trabalhando para mim me diz que não estou cumprindo meu trabalho. Você deveria estar fora, perseguindo mais de seus objetivos e sonhos".

Buffett, então, conduziu Flint por um processo simples e rápido para obter clareza sobre suas prioridades e alcançar seus objetivos.


Etapa 1: anote seus 25 principais objetivos.


A primeira coisa que Warren Buffett pediu a Flint para fazer foi listar os objetivos de carreira mais importantes que ele queria alcançar em sua vida. Isso totalizaria 25 objetivos.

Etapa 2: desenhe um círculo em torno dos seus 5 principais objetivos.


Depois que Flint compilou sua lista de 25 objetivos de carreira, Buffett pediu que ele desenhasse um círculo em torno de seus 5 principais objetivos. Flint estava hesitante porque cada objetivo era importante para ele, mas, no entanto, ele fez cinco objetivos.

Buffett perguntou: "Você tem certeza de que essa é a maior prioridade absoluta para você?" Flint respondeu: "Sim".

Etapa 3: concentre-se nos seus 5 principais objetivos e diga não ao resto


Após a breve discussão, Flint disse a Buffett: “Warren, essas são as coisas mais importantes da minha vida agora. Eu vou trabalhar neles imediatamente. Eu vou começar amanhã. Na verdade, não, eu vou começar hoje à noite. "

Buffett respondeu: "Mas e essas outras 20 coisas da sua lista que você não circulou? Qual é o seu plano para completá-las? Flint respondeu rapidamente: “Bem, os cinco primeiros são o meu foco principal, mas os outros vinte chegam em um segundo próximo. Eles ainda são importantes, por isso vou trabalhar neles de forma intermitente, conforme achar melhor, enquanto estou no meu top 5. Eles não são tão urgentes, mas ainda pretendo dar um esforço dedicado a eles."

Após um breve momento de silêncio, Buffett olhou diretamente nos olhos de Flint e disse: "Não. Você entendeu errado Steve. Tudo o que você não circulou tornou-se sua lista de "evitar a todo custo". Não importa o que aconteça, essas coisas não chamam sua atenção até que você seja bem-sucedido com o seu top 5. "

Embora os conselhos de Buffett a Flint envolvam metas de carreira ao longo da vida, você pode aplicar a estratégia 5/25 para melhorar o foco e priorização de suas metas diárias.

Veja alguns exemplos:

Se seu objetivo é entrar em forma e permanecer saudável.

Usando a estratégia 5/25, anote suas 25 principais metas de saúde, ou seja, perder 20 quilos, dormir cedo e acordar cedo, parar de comer junk food, etc. Em seguida, circule suas 5 principais metas de saúde e concentre-se apenas nelas.

Se seu objetivo é crescer e escalar seus negócios.

Usando a estratégia 5/25, anote suas 25 principais metas de negócios, ou seja, para criar novos produtos e serviços, contratar mais funcionários, investir em marketing. Em seguida, circule suas cinco principais metas de negócios e concentre-se apenas nelas.

Se seu objetivo é construir relacionamentos significativos.

Usando a estratégia 5/25, escreva suas 25 principais metas de relacionamento, ou seja, passe mais tempo com a família, passe mais tempo com amigos, construa relações comerciais etc. Em seguida, circule suas 5 principais metas de relacionamento e concentre-se apenas nelas.

Diga Não ao Inessencial.

Temos uma quantidade limitada de tempo e energia para atingir nossos objetivos a cada dia. No entanto, mais do que nunca, nos dilatamos perseguindo muitos objetivos ao mesmo tempo.

Como resultado, nos distraímos facilmente, perdemos o foco e deixamos de seguir consistentemente nossos planos.

A estratégia 5/25 de Warren Buffett é uma ferramenta simples e eficaz que o ajudará a se concentrar, priorizar suas metas mais importantes e alcançar um progresso consistente em sua vida.

A estratégia 5/25 é um lembrete de que não é o que você faz, é o que você não faz, que impulsiona sua produtividade e desempenho.

Praticando a eliminação implacável - incluindo as coisas de que você mais gosta - e concentrando-se em poucos objetivos, mas verdadeiramente importantes, você sempre os alcançará por toda a vida.

Adapte essa estratégia. Acredito que muita gente não tem 25 metas. Tenha foco e não fique querendo abraçar o mundo tudo de uma vez. É melhor ser bom em poucas coisas do que ser medíocre em várias. 

Essa postagem foi traduzida e adaptada. Quem quiser ler a original é só clicar aqui.

Abraços,
Cowboy Investidor

7 comentários :

  1. boa dica

    sobre o tema recomendo "Scrum: a arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo
    Livro por Jeff Sutherland"

    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Scant.

      Sim, eu conheço o Scrum. Eu uso para executar projetos.

      Abraços!

      Excluir
  2. Na boa, o cara escreveu mesmo isso? De toda forma discordo. Supondo que tenho 25 objetivos listados, até é possível priorizar cinco, mas porque bulhufas vou evitar os outros vinte? Ademais, com os cinco principais priorizados, possivelmente os outros serão atingidos consequentemente ou terão o caminho muito facilitado. E quem é que tem vinte e cinco objetivos concomitantes? Aí o cidadão quer abraçar o mundo. Tem que priorizar e fazer bem feito os mais essenciais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, AC.

      Tudo bem discordar.
      No meu ponto de vista é melhor priorizar, caso contrário a gente fica medíocre em tudo.

      Abraços!

      Excluir
  3. Fala Cowboy!

    Já havia ouvido falar desta regra, mas não sabia da história por trás do assunto. É muito interessante mesmo porque mostra como o Buffett é focado, até mesmo fora do "focus investing" que ele ajudou a nomear. Acho que muitos confundem "produtividade" e "estar ocupado" e o fato que o cara teve que escrever 20 outras coisas que "podiam vir em segundo lugar" reafirma isso.

    Ao passo que antes acreditava que "multitasking" era o caminho, prefiro um pipeline focado de objetivos e me dedicar 100% em um de cada vez ao invés de 20% para cinco.

    Abraços e seguimos em frente!

    Pinguim Investidor
    https://pinguiminvestidor.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, PI.

      O W.B. é o cara.
      Acho melhor focar em coisa mesmo ou umas a mais desde que não atrapalhe nenhuma.

      Abraços!

      Excluir
  4. Que belas dicas! W.B. é foda, já li uns 3 livros sobre ele. Vou postar algo lá no blog algum dia sobre isso.

    ResponderExcluir