terça-feira, 28 de abril de 2020

Reflexões da quarentena


Durante essa quarentena estou refletindo muito sobre a vida em geral. E uma coisa que estou sentido muito é o tédio. Ficar trancando em casa e saindo só para fazer o necessário está um saco. Sinto falta de muita coisa, e uma delas e correr no parque. Gosto de ficar em casa, mas quando é "obrigatório" isso é diferente.

Estou trabalhando daqui de minha casa. E uma coisa que eu não sinto falta é de pegar o metrô e ficar trancado em um escritório. Eu sinto há muito tempo que eu preciso mudar as minhas obrigações no trabalho. Executo tarefas que não agrega nada no meu crescimento profissional e também para o órgão. Sinto que meu "talento intelectual" é desperdiçado.

Para quem não sabe eu sou formado em TI e gostava muito de programar, mas de uns tempo para cá eu só estou dando manutenções em softwares legados do órgão onde trabalho. E são sistemas feitos de forma bem porca para não falar outra coisa. E com isso o interesse com a programação praticamente acabou.

Preciso urgentemente mudar de setor, pois o que trabalho atualmente nunca vai mudar, desde quando eu comecei há 6 anos que as promessas são feitas e nada acontece. A mudança de chefe sempre está acontecendo e tudo volta à estaca zero. Isso me deixa puto. E com isso faz com que o nosso setor nunca vai para frente. Na verdade o órgão. 

Reforçando, essa quarentena está me mostrando que uma das coisas que eu preciso mudar é de serviço. Pode ser dentro do meu órgão ou sair para outro. Vou fazer de tudo para que isso aconteça o mais rápido possível. Sair de vez do serviço público é uma opção, mas pedir exoneração ainda não é o momento.

Outra coisa é que muitas pessoas não questionam o que está acontecendo. Aceitam passivamente o que a mídia diz e ficam por aí o tempo todo repetindo igual a um papagaio, por exemplo, #ficaemcasa. Vejo que quem fala mais isso são as pessoas que são servidores públicos e gente que já tem uma vida estabilizada. 

Será que ficar em casa é a melhor maneira para eliminar o vírus? No meu ponto de vista não, mas há muitas pessoas que falam que é. Pelas estatísticas de mortes e infecções isso está mostrando que é falácia. Claro que os políticos vão falar que o isolamento foi efetivo, pois eles não são bobos de dar tiro no próprio pé. 

Trabalhadores de supermercados são imunes? Claro que não. Acredito que temos que ter é cautela e usar mascaras como o pessoal dos serviços considerados essenciais. Esse vírus é perigoso, mas ficar trancado não está adiantando muita coisa.

Eu vejo algumas cidades que antes desse vírus podiam andar pelado na rua que ninguém daria notícia e hoje estão em quarentena. Isso chega a ser hilário. 

E por último é que a maioria das pessoas não tem nenhuma reserva de emergência. O que mais vejo por aí são pessoas não pagando suas despesas básicas. Tenho pessoas próximas que tem vários imóveis de aluguéis e não receberam nem 20%. 

Depois dessa crise será que as pessoas vão começar a fazer uma reserva de emergência? Respondendo, eu acho que não. Vocês pensam diferente de mim?

Abraços,
Cowboy Investidor

37 comentários :

  1. 1 (sobre o emprego): A grande maioria dos servidores públicos não pede exoneração, principalmente aqueles que ganham salários ao menos razoáveis, tem os que reclamam do salário, chefe, colegas, trabalho, mas entra ano, sai ano, permanecem lá. Boa parte até a aposentadoria.
    Você tem a seu favor o fato de poder mudar de ambiente. O que já é um vantagem.
    Eu sou funcionário público em município e já não tenho essa possibilidade, ou é continuar no mesmo ambiente e função ou pedir exoneração. Coisa que penso cada vez mais a sério em fazer (infelizmente a crise econômica pode estar sendo iniciada, pode atrapalhar quem quer mudar do sistema público para o privado ou empreender).

    2- (reserva de emergência) Sim, aparentemente a maioria dos brasileiros não tem reservas financeiras, ou se as tem são muito pequenas (incluindo parte considerável da classe média) já que geralmente estão sempre presos a financiamentos de casas e/ou veículos, financiamentos muitas vezes necessários, principalmente no caso de imóveis.
    E também não acredito que o comportamento financeiro do brasileiro vá mudar muito não, a maioria vai continuar vivendo de salário e salário e pra ser justo é difícil pra muitos escapar desse enredo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara que boa parte das pessoas realmente aprendam sobre a importância de uma reserva. Acredito que a reserva e não fazer divídas, seja alguns dos principais ensinamentos dessa crise.

      Excluir
    2. Olá, Anônimo.

      Você descreveu muito bem.
      Sair da mamata é difícil. Eu e muitos estamos nessa.

      Tomara que isso aconteça, peão. Mas duvido muito. Vejo muita gente usando os 600 reais para fazer churrasco.

      Abraços!

      Excluir
    3. O Anon acima disse tudo. Nem preciso comentar, oportunidade sempre tem, devemos saber enxergá-la e investir em mós mesmos, com saúde e conhecimento para não ficarmos lelé. Um abraço ao dono do post e pra você, Cowboy!

      Excluir
  2. Esse mês meu faturamento quase dobrou o Delivery puxou forte o carro, acho que esse habito veio pra ficar pois é muito comodo.
    Escrevi sobre isso tbm muita gente ta falando em não demitir coisa e tal eu já acho melhor demitir logo pois se empresa quebra nem na justiça vão receber.
    EU não gosto do serviço publico o servidor em si tá jogando as regras do jogo.
    Eu estou bastante receoso apesar da minha ser grande tem poucos casos, sinto falta daqueles mapas de calor igual da dengue sabe , não encontro um gráfico de barras pra ver as mortes dia a dia , numero de recuperados até semana passada não era divulgado, sei lá não se é só incompetência ou má fé mesmo.
    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, SM.

      Que bom que as vendas estão boas.
      Servidor público vai conforme o sistema.

      Abraços!

      Excluir
  3. Tua análise da pandemia se resume a isso?

    "Será que ficar em casa é a melhor maneira para eliminar o vírus? No meu ponto de vista não, mas há muitas pessoas que falam que é. Pelas estatísticas de mortes e infecções isso está mostrando que é falácia. Claro que os políticos vão falar que o isolamento foi efetivo, pois eles não são bobos de dar tiro no próprio pé. "


    vc ao menos tá se dando ao trabalho de ler sobre o assunto? Está lendo as postagens do soul surfer?

    que "falácia" que as "estatísticas" estão mostrando? mostra um dado aí meu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais de 200mil mortes com os países em quarentena, seria algum dado plausível? Será que em casa, em um ambiente umido, não tem mais fácilidade do virús se manter? Será que o Sol não ajuda a matar o vírus? Enfim.. São muitos questionamentos.

      Não da para saber oque é real, só da para ter uma base. Como na Suécia e Japão, que foram mais flexíveis e tiveram menos casos. O mesmo aconteceu em alguns estados dos EUA.

      Então não existem donos da verdade nesse momento. Só em um sonho imaginario, você pode falar que todas as pessoas vão ficar em casa quietinhas.

      Será que em uma familia de 4 pessoas, só 1 sai para comprar suprimentos, essa 1 pessoa já não infecta todo mundo? não foi isso que aconteceu na itália?

      Então essa quarentena não existe! Se as pessoas estão saindo para comprar comida, elas vão trazer o virus para suas casas.

      Excluir
    2. países como italia e EUA que estao em quarentena tem mais mortes do que a China que nao se fechou...ainda acham que 40tena faz alguma diferenca

      Excluir
    3. China não fez quarentena? Fizeram uma PESADA em wuhan, na base da bota e do fuzil, típico da democroacia chinesa. Controlavam a galera por QR Code. Isso sem contar as prováveis atrocidades não relatadas. Fora que o povo chinês já tá acostumado com pandemias respiratórias então para eles usar máscaras e distanciamento deve ter sido mais natural.

      Pro peão playboy:
      Suécia menos casos? Que quem? Casos na suécia por milhão de habitante são maiores que os três pares nórdicos, que são a melhor comparação que dá pra fazer na europa, por causa de clima, cultura, economias, etc.

      Claro que não existem "donos da verdade", por isso eu pedi dados, não opiniões rasas com a do nobre autor da mensagem.



      Excluir
    4. Olá,Anônimo29 de abril de 2020 08:48.

      Sim, eu li. Por sinal são boas postagens, mas lá não tem ninguém falando qual a solução ou que é melhor. As postagens são técnicas, mas não dão um norte para resolver o problema.

      Você acredita mesmo na China? Como é que o vírus foi para o mundo todo e não foi para outras cidades de lá? Só otário para acreditar que a China fala a verdade.

      Sim, meu embasamento foi bem raso, mas os especialistas deveriam ter uma solução já que eles estudam para isso. Os caras estão perdidos e falam que ficar em casa é a melhor solução que não é verdade. Existem outros de opiniões diferentes, mas esses são enxotados.

      Abraços!

      Excluir
  4. Rapaiz, é complicado essa história de trabalho. Confesso que nunca passei por essa crise de identidade em meu trabalho, mas é uma coisa que eu buscaria mudar, caso passasse. Acredito que você mesmo deve se perguntar:

    " Se hoje aparecesse, um gênio da lampada me oferecendo um emprego, qual eu iria querer trabalhar?"

    Já da para começar por aí, não tendo a possibilidade de trabalhar naquilo que você quer, ache algo perto que seja possível em sua cidade.

    Outros estudiosos defendem, que não existe essa história de "Trabalho dos sonhos". Gostar do trabalho, não tem muito aver com o trabalho em sí e sim com a utilidade que a pessoa presta a sociedade. Se em um trabalho, você se sente um inútil que não está contribuindo nada para a sociedade, realmente acontece isso.

    Finalizando, acredito que se você não despesas altas, não depende tanto desse emprego. Oque eu faria no seu lugar, era usar principalmente essa quarentena para buscar novas oportunidades, não falo nem de emprego em sí, e sim de empreendedorismo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Peão.

      Bom para você.
      Pois é, eu nunca gostei de trabalhar para os outros, mas eu entrei no serviço que paga bem e é complicado sair.
      Eu estou investindo para sair um dia. Não vou meter o pé na barraca e sair de vez. Quando tiver uma renda passiva legal eu irei sair independente do salário.
      É verdade, não existe trabalho dos sonhos.

      Abraços!

      Excluir
  5. Sobre a reserva de emergência, eu acho que vai seguir tudo do mesmo jeito, o brasileiro vai ser bem endividado dessa crise e não vai aprender nenhuma lição, é só olhar os posts do pessoal e o papo da galera, todo mundo fazendo planos de ''festar até desmaiar'' depois que a quarentena acabar. O brasileiro não liga pra essas coisas, eu mesmo vejo muita gente ser demitido do emprego (isso na época que o desemprego era 12%) e usar a multa + FGTS pra trocar de carro, fazer churrasco e passear, simplesmente chocante.

    Eu estou revisando o tamanho da minha reserva de emergência, passei a crer que o ideal na minha realidade são 12 meses de despesas pagas.


    https://poupadordointerior.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, PI.

      Pois é, as pessoas não estão nem aí.

      Bem melhor ter uma reserva robusta.

      Abraços!

      Excluir
  6. Já que é lockdown, fecha supermercado. Faz a lista e pede no delivery. Mas e o povo humilde que não tem nada? Esse já tá ferrado e a geladeira tá vazia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, John.

      Lockdown Nutela. O que mais eu vejo aqui são pessoas na rua.

      Abraços!

      Excluir
  7. Ola Cowboy, sou dev também, ao contrário de vc estou curtindo muito o home e quando da vontade de correr eu vou.

    Vc me fez lembrar de algo que dou muita rizada em sistemas legados, geralmente quem fez não se atentou muito. O método tem 1000 linhas, o cara chama a variável de (s) e la no final das mil linhas você vê a variável (s) que recebe um valor ai vc volta as mil linhas para ver o que é a variável (s) kkkkkkkk

    Respondendo a sua pergunta. Acredito que o isolamento não ira resolver nada ao contrário se continuar assim o Brasil quebra. Fui ao mercado, padaria, e algumas lojas aqui na minha cidade que permaneceram abertas e tive a mesma impressão "Será que são imunes?"

    A midia é um lixo e nesse apocalipse causado pela globo e redes sociais deve ter alguém que ta roubando o dinheiro da população.

    Sei que em Feira de Santana minha terrinha natal estão querendo saber o que o prefeito fez com os 10 milhões recebidos para combate ao vírus.

    E reserva de emergência é semelhante ao respirador mecânico kkkkk é super importante na crise.

    Vc já esta 6 anos fazendo a mesma coisa, acredito que tenha estudado tecnologias e linguagens mais modernas, espera esta crise passar e começa a colocar seu currículo em sites como o ApInfo ou no Linkedin

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, William.

      Que bom que está gostando.
      É esse de tipo de código junto com gambiarra.

      Abraços!

      Excluir
  8. Eu acho que ao criticar o isolamento social apenas por achismos sem apresentar dados concretos você acaba errando mais do que a mídia. Países da Europa como Itália, França, Espanha e Inglaterra pagaram um preço alto com a quarentena, com certeza se o fizeram é porque existe algum embasamento científico. Mas nós dias de hoje em que vemos tantas pessoas vociferando contra dados científicos opiniões como a sua acabam por ganhar alguns créditos e aumentar ainda mais o número de mortos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anônimo.

      Há outros especialistas com opiniões diferentes, mas o pessoal insiste em quarentena. Esses países fizeram e as pessoas continuam a morrer. Sinal que erraram. Depois dessa quarentena vai morrer muita mais gente de fome.
      O mundo não estava preparado para uma pandemia e a quarentena foi uma solução que adotou e está falhando.

      Abraços!

      Excluir
    2. Como você pode afirmar que a quarentena está falhando, como base em que dados? Esse é problema desse vírus, tudo é muito novo e ninguém sabe quase nada. Mas o distânciamento social é algo que tem embasamento por já ter sido utilizado em outras epidemias e até pela própria lógica da coisa. Não precisa de muita inteligência para concluir que, se o vírus é transmitido de uma pessoa para outra, a diminuição das interações sociais logicamente vai diminuir a transmissão em curto prazo. O objetivo é apenas que uma quantidade enorme de pessoas não se contamimem ao mesmo tempo, colopasando o sistema de saúde. Mas infelizmente no Brasil sempre tem pessoas do contra e por conta disso pagaremos um alto preço nos próximos meses, com o aumento exponecial das mortes.

      Excluir
    3. Olá, Anônimo.

      Respeito sua opinião, mas não concordo. Leia essa matéria e veja que eu não estou falando isso sem embasamento.

      https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-brasil/2020/04/30/oms-afirma-que-suecia-que-nao-fez-lockdown-e-modelo-a-ser-seguido.htm

      Abraços!

      Excluir
    4. Cawboy:

      "O país, porém, apresenta uma realidade bem diferente do resto do mundo. A Suécia conta com cerca de 10,3 milhões de habitantes, e possui um produto interno bruto (PIB) de cerca de US$ 528 bilhões. O país tem uma renda média anual de US$ 54.600 por pessoa - cerca de R$ 300 mil. A Suécia figura entre os 10 países com a população mais feliz do mundo, e também com maior liberdade econômica. A média de impostos que o cidadão sueco paga gira em torno de 32% dos ganhos individuais, o que torna o país um dos mais onerosos para os contribuintes..."

      Não precisa dizer mais nada né? Usar a Suécia para embasar uma opinião sobre o Brasil é no mínimo absurdo.

      De qualquer forma, também respeito a sua opinião.

      Abraços!

      Excluir
  9. Olá, Cowboy,

    Sem dúvida esta fase da quarentena tem "testado os limites" do pessoal todo. Eu particularmente resolvi encarar esta fase como semi-off e tenho usado o tempo pra cursos e aprendizado (santos torrents e o udemy!). E uma das coisas que notei é que tendo mais tempo esses dias, acabei voltando prum velho hobby meu que nunca tive mais tempo pra ver: o Linux e a programação em Python.

    Deve ser foda mesmo estar no marasmo em órgão público, mas quem sabe esta não é exatamente a hora de você colher de volta esta paixão por sistemas e tentar alguma coisa por fora - mesmo que por hobby? Acho que você se sentiria melhor - um trabalho que dê realização é requerimento pra felicidade.

    É hilário e triste mesmo ver como tantas pessoas foram pegas de calça curta nesta crise. A demanda do coronavoucher é reflexo. Espero também que isso seja um grande tapa na cara pra todo mundo aprender a economizar mais e ter reservas líquidas a serem usadas apenas na verdadeira emergência.

    Força aí, espero que consiga o seu objetivo profissional!

    Abraços e seguimos em frente!

    Pinguim (do Linux!) Investidor
    https://pinguiminvestidor.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, PI.

      Pois é, eu comecei a fazer um sistema web em PHP e até que gostei. Deu para relembrar os velhos tempos.

      Abraços!

      Excluir
  10. Cowboy Investidor,

    Em relação a reserva de emergência, penso que pouco ou nada mudará, pois o consumo sempre foi muito forte no país.
    Uma pena, pois uma grande parcela da população está em dificuldades financeiras e esse seria um bom momento para um interesse maior sobre o tema.

    Abraços,
    Simplicidade e Harmonia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, SeH.

      Pois é, o pessoal não aprende. Nem mesmo os que tem um poder aquisitivo maior. Já que muita gente aqui vende o almoço para jantar.

      Abraços!

      Excluir
  11. Ja cheguei a viver crise de identidade na Marinha, onde o "manda quem pode e obedece quem tem juízo" é o que impera mas creio que minha realização em servir meu país é maior que tudo isso... sem contar que me sinto bem pago e, embora eu não ligue mto pra isso, há um status social em ser Oficial da Marinha.

    Quanto à reserva de emergencia, acho que jamais sera cultural em nosso país... ja passamos por mtas crises e nada mudou... nao vejo motivos pra ser diferente dessa vez...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, IF.

      No militarismo é bem assim mesmo. Uma coisa que eu não conseguiria ser é militar.

      Abraços!

      Excluir
  12. Fala Cawboy!

    Cara, se essa crise tivesse sido há dois anos atrás, tinha me pegado sem reserva de emergência e com dívidas até o pescoço. Mas como venho fazendo o meu dever de casa, atualmente me considerando razoavelmente preparado para enfrentar este período, sem dívidas e com uma reserva de emergência considerável. Isso está sendo fundamental para que eu mantenha a tranquilidade neste período.

    Sobre a quarentena, o fato realmente é que existem diversas opiniões entre os especialistas, mas creio que a maior parte elegeu este procedimento como o mais indicado para tentar achatar a curva e contaminação ( e não evitá-la). Quando se trata de vida humana, todo cuidado é pouco.

    Um forte abraço!

    http://aviradadojogo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, VJ.

      Eu também já passei por perrengues. As coisas começaram a melhorar para mim depois que eu passei no concurso público. Antes não tinha quase nada de dinheiro. Que bom que as coisas estão melhores para você.

      Abraços!

      Excluir
  13. Fala Cowboy! Quanto à mudar de vida, ser funça é bem por aí mesmo, sinceramente não quero essa vida, parece que depois que as pessoas entram no serviço público acabam lobotomizadas. Devemos parar de se sabotar primeiro para alçar voos maiores, o que é muito difícil. Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, PDS.

      Concordo contigo. A maioria se acomodam. Eu invisto para sair, mas até hoje sinto que estou um pouco acomodado. Isso tem que mudar.

      Abraços!

      Excluir
    2. Rapaz, serviço público é difícil para quem quer produzir e tem visão de crescimento, avanço ou melhoria. Em geral o camarada acaba explorado fazendo o trabalho dos outros ou escanteado porque os outros acham que você quer aparecer, derrubar o chef e etc. Então sinto o mesmo drama, penso que devia pular fora porque estou atrofiando ali dentro do serviço. Ai vem uma dessa de covid para mostrar que com toda dureza o serviço ainda te garante alguma segurança em meio a toda insegurança em que vivemos, talvez o sistema funcione assim para nos deixar dependentes, se estivéssemos em um lugar onde não fosse necessária tanta garantia, as vagas do serviço publico iriam ficar para quem de fato merece, os preguiçosos, com pouca iniciativas e amantes da burocracia.

      Excluir
  14. se o mundo nao acabar, nada vai mudar
    o Brasil não virou uma potência depois da gripe espanhola de 100 anos atras
    serviço público é ruim, pior é a miséria
    antes ter um trabalho chato que ter a liberdade de mendigar

    abs!

    ResponderExcluir