segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

Meu maior erro financeiro

 

Eu nunca cometi muitos erros financeiros durante a minha vida. Desde que comecei a ter dinheiro cometi poucos erros financeiros. Sobre investimento mal feito em ações eu não conto, pois considero como aprendizagem. Cometi pouco e quase não impactou nada na minha carteira.

Financiamento de carro


Quando entrei no serviço público há 5 anos eu não juntei toda a grana para comprar o carro e decidi financiá-lo. Foi apenas "20 parcelinhas" de mil e poucos mais uma entrada. No total eu paguei quase 35k. Pelo menos eu não fui mais burro em financiar um carro novo.

Eu sempre fui pé no chão, mas quando entrei no serviço público com um salário 3x mais ao anterior eu me empolguei, não juntei toda a grana para a compra do veículo e ansiedade me fez pagar juros para o banco.

Eu fiquei com esse carro por 2 anos e decidi vendê-lo, pois ele ficava mais na garagem. Na época o vendi por 23,5k. Bem abaixo do valor que era por volta de 28k. Aqui eu nem estou colocando os custos que tive. Para quem quiser saber mais clique aqui sobre a postagem que fiz sobre a venda do carro.

A lição que eu tiro disso é:  não vale a pena financiar. Junte dinheiro primeiro e depois compre. Vejo muitas pessoas financiarem carros e pagarem um absurdo de juros. No meu ponto de vista só vale a pena financiar se for extremamente necessário. E que muita das vezes não é. Muitos compram para status.

Uma outra lição que tiro é que não se empolgue quando seu salário dar um salto muito grande. Eu comprei esse carro mais pela empolgação. Deveria ter juntado a grana primeiro. Depois de alguns dias vi que tinha feito besteira. 

Ah! Quase ia me esquecendo. Se eu considerar o investimento Boi Gordo como meu maior erro financeiro. O qual gerou uma novela mexicana no início deste ano. Logo esse que eu descrevi não é nada. 

Qual foi o seu maior erro financeiro?

Abraços,
Cowboy Investidor

32 comentários :

  1. Fala Cowboy.. Caramba, que furada !!
    Realmente tem coiss que não vale a pena pegar um empréstimo.
    Eu acredito que tem coisas que valem a pena o empréstimo, mas em casos raros como um terreno em um lugar onde é dificil de se encontrar e com o valor barato. Certas coisas tem o custo de oportunidade que se você não aproveitar naquela hora, vai passar.

    Eu acho que o meu maior erro financeiro foi ter emprestado 14k para um amigo meu que só me pagou 1k até agora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, ISN.

      Concordo contigo.
      Emprestar dinheiro é furada. Eu não empresto.

      Abraços!

      Excluir
    2. Também já emprestei dinheiro e só tive dor de cabeça. Não vale a pena.

      Excluir
  2. Falou tudo cowboy! Vale a pena esperar para economizar mais e comprar a vista ou mesmo investir numa moto, menos manutenção e mais em conta. Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Isso aí Cowboy! Nesse mundo temos que ficar do lado de quem recebe, e não paga juros!

    Fiz a mesma burrada quando financiei um apartamento na década de 90. Paguei, paguei e depois que vendi vi que perdi muito dinheiro...

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, André.

      Pois é, melhor receber juros.
      Bom que nós aprendemos com os erros.

      Abraços!

      Excluir
  4. Na minha opinião depende muito.

    No meu caso, o meu dinheiro rende juros em outros investimentos.

    Logo se eu financiar 30k do meu carro a 1.5% e ficar com esses 30k girando em algum negócio a 5%, é vantagem para mim, meu pai sempre me disse isso. Agora se não há ganho de juros com o capital, acho inválido mesmo, só está perdendo dinheiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Peão Playboy.

      Sim, depende. O problema é que a maioria não sabe fazer negócios. E conseguir juros acima de 2% é muito difícil.

      Abraços!

      Excluir
  5. Fala Cowboy,
    Pelo menos vc aprendeu com o erro, ja conta :)
    Os meus foram emprestar grana pra familia e entrar em pirâmide achando que sairia cedo. Erros de principiante tbm. Pior que com esses ai o cara perde grana, sono e parente hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, PG.

      Verdade. Pirâmide e emprestar dinheiro são uns dos erros mais cometidos. Nesse último eu não entrei.

      Abraços!

      Excluir
  6. vários:
    podia ter passado para um cargo mais rentável
    podia ter juntado mais dinheiro: gastei dinheiro em acumular besteira que acabei tendo que me livrar depois: livros, revistas, organizadores, jogos de video game etc
    investi durante um ano naquele funpresp como facultativo, mas devia ter gasto em tesouro direto

    etc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Scant.

      Muita coisa, hein!
      Eu me esqueci que entrei na funpresp. Participei por 1 e meio. Logo foi um erro também. Pelo foi bem pouco e espero receber no futuro.

      Abraços!

      Excluir
  7. Oi Cowboy, vish, fiz um monte de besteiras no meio do caminho... acreditei nos gerentes dos bancos, fiz título de capitalização, previdência privada, entrei como o Scant em previdência para funcionários públicos ao invés de investir em outra coisa melhor, fiz trade e perdi 35 mil.... bom, acho que tá bom, né? Fiz mais besteiras ainda ao longo dos anos, mas acho que tá bom já para compartilhar aqui kkkkk.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, VSP.

      É com os erros que acertamos. Claro se reconhecer e estudar para que esses erros não aconteçam. Vejo que aqui muitos erram, mas buscaram conhecimento. Diferente de muitos que morrem cometendo esses erros.

      Abraços!

      Excluir
  8. Opa Cowboy,

    Financiamento se for bem utilizado serve de alavanca se trouxer retorno maior que o custo, mas no seu caso e como de muitos não traz benefício se for para consumo. Mas até que saiu barato o aprendizado, tem gente que passa a vida nessa corrida de ratos pagando empréstimos de tudo.

    Aproveito para apresentar meu projeto de blog e já te adicionei na lista de companheiros do superávit.

    ABS
    Monster

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, MI.

      Pois é, geralmente financiamento é bom mais para empresas. Para pessoas raramente dão certo, pois os juros são altos e a falta de conhecimento também.

      Obrigado, vou add você.

      Abraços!

      Excluir
  9. Respostas
    1. Olá, CeP.

      Eu também já fui casado. Foi um erro que eu tenho como aprendizado. Esse erro foi "bom" para eu aprender.

      Abraços!

      Excluir
    2. O que sugerem? Morrer solteiro? Acho q esse erro é natural, todos querem arriscar.

      Excluir
    3. Olá, Anônimo.

      Você está certo. Tem a chace de dar certo. Muitos casais vivem bem e prosperam juntos.

      Abraços!

      Excluir
  10. Comprar um carro de 80 mil em 2015 vendendo NTNBs 2035 ao invés de vender tesouro Selic. Cagada enorme de quem não estudava nada na época.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anônimo.

      Foi uma besteira mesmo. Com esses erros é que a gente aprende. Deveria ser ao contrário, infelizmente a gente aprende mais com os erros.

      Abraços!

      Excluir
  11. Ola Cowboy! Sem dúvida meu maior erro foi a compra de um terreno no Brasil em 2016. Só está me dando prejuízo e não consigo vender nem com desconto.
    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ei.

      Pois é, eu acho comprar terreno meio arriscado. Eu tenho um em cidade pequena e pelo jeito o valor está estagnado.

      Abraços!

      Excluir
  12. Fala Cowboy! Ainda bem que não tive erros grandes, talvez seria comprar bitchcoin na alta, mas pelo menos estou segurando, aos poucos está se recuperando, e ainda bem que não comprei muito. Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, PDS.

      Pois é, eu comprei 700 reais de criptomoedas e perdi quase tudo. Foi um teste que tomei ferro.

      Abraços!

      Excluir
  13. Fala Cowboy!
    Comecei um blog recentemente e até participei do Podcast do SrIF kkk
    Cara, um grande erro meu recente como você disse com Dinheiro e não com investimentos foi comprar um carro e não fazer seguro. Acabei não comentando isso no podcast, mas comprei um carro de 21K e fiquei enrolando para fazer o seguro dele, resultado: 28 dias depois da compra me envolvi em um acidente feio com uma moto e tive que vender esse carro por 5,5K pois ficou sem recursos para consertar. Pra minha condição foi um baita prejuízo.
    Desde sempre fui muito disciplinado com relação a compra, os carros que já tive e que pretendo ter serão todos adquiridos a vista, mesmo que precise ser um carro mais simples e mais barato.
    Se puder dar uma passada lá no blog ficarei feliz e vamos aprendendo com nossos erros e com os erros dos nossos colegas.

    Att. https://engenhariadosinvestimentos.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, EI.

      Ouvi sua entrevista. Gostei muito.
      Que pena! Quando acontece essas coisas é muito complicado. Bom que não houve mortes. Melhor o carro do que a gente.
      Pois é, às vezes temos que levar prejuízo para aprendermos.

      Abraços!

      Excluir
    2. Com certeza Cowboy!!
      Fiquei imensamente grato por não ter acontecido nenhuma morte e ter sido "apenas" prejuízo material o que pode ser reconquistado com o tempo.
      Este acontecimento foi de agrande aprendizado pois a primeira atitude no próximo carro será fazer um seguro imediatamente.
      Abraços!

      Excluir
  14. Penso da mesma forma, é melhor juntar e comprar um carro à vista do que financiar. Essa parte de segurar a ansiedade quando se recebe um salário maior é essencial, apesar de difícil. rs

    Sobre financiamento de apartamento, que André comentou mais acima, acho mais complicado juntar para comprar à vista. Eu sempre critico essa ideia de financiar um apartamento por 30 anos, apesar de ser o que todo mundo faz. Mas fico pensando no meu caso. Com um salário baixo, durante quanto tempo eu teria que juntar para conseguir o valor de um apartamento? 15, 20 anos? Isso ainda é menos que os 30 anos de financiamento, mas o tempo vai passando e você ainda com aquela necessidade de ter a moradia. Fora que acho que o melhor momento para comprar um apartamento é no momento em que ele está sendo construído, ao invés de pegar um de "segunda mão" depois. Eu fico pensando nessas coisas, nos pontos positivos e negativos do financiamento de um apartamento (considerando que sou da opinião de que é uma boa ideia ter um imóvel próprio do que viver de aluguel, como defendem alguns).

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Calvin.

      Pois é, cada um sabe o que é melhor para si. Mas eu não investiria em um imóvel antes de ficar pronto. Muitos riscos envolvidos mesmo quando ainda estão em construção. O que mais vejo por aí são imóveis inacabados.

      Abraços!

      Excluir