quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

Oportunidades Disfarçadas


Eu falei em uma postagem anterior que iria começar a fazer algumas indicações de livros que li e que gostei. Hoje o livro a ser indicado é o livro "Oportunidades disfarçadas" de Carlos Domingos.

Esse livro conta várias histórias de pessoas que encontraram oportunidades disfarçadas em muitas coisas, por exemplo, nas crises, na falta de recursos, nos problemas pessoais, no sofrimento, nos fracassos. O livro "Oportunidades disfarçadas" já é um pouco antigo, mas o que está escrito nele é atemporal. Tem o "Oportunidades disfarçadas 2". Esse já é bem atual e também indico a leitura.

Abaixo há algumas linhas retirada do livro.

Oportunidades disfarçadas na falta de recursos


O americano Thomas Sullivan andava bastante preocupado. Como distribuidor de chá, ele enviava latinhas com amostras do produto para os clientes experimentarem. Acontece que o preço do metal não parava de subir, o que o impedia de continuar utilizando as latinhas como amostras grátis. Se não encontrasse um substituto rapidamente, Sullivan sabia que se seu negócio poderia ir, literalmente, por água abaixo.

Depois de considerar vários materiais, ele chegou à seda chinesa. O tecido se mostrou adequado porque, além de mais barato, mantinha o chá fresco e respirando. Para os fregueses não perceberem que o objetivo da troca era economizar, Sullivan teve o cuidado de mandar costurar os saquinhos à mão.

Ao enviar as primeiras embalagens, surpresa: os pedidos aumentaram. E vários clientes o parabenizaram pela nova e revolucionária técnica de preparo do chá. “Como assim?”, pensou Sullivan. Ele só tinha substituído a latinha pela seda. Após falar com alguns compradores, ele finalmente entendeu o que havia ocorrido: as pessoas pensaram que era para mergulhar o saquinho de seda diretamente na água quente. O método era mais prático do que o usual, porque dispensava o coador e não fazia sujeira. 

Depois de esclarecer o mistério, o comerciante passou a explicar marotamente aos amigos de onde viera sua inspiração: “Percebi que a forma tradicional de preparar chá era muito trabalhosa, por isso criei essa.”

Atualmente, os fabricantes produzem os sachês em materiais ainda mais baratos, como o papel-filtro. E o mercado de bebida por infusão não para de crescer.

Oportunidades disfarçadas nos fracassos


A secretária britânica Joanne tinha como hobby escrever histórias infantis nas horas vagas. Quer dizer, não apenas nas horas vagas: mais de uma vez, foi flagrada redigindo os textos no trabalho mesmo. Depois de ser advertida seguidamente pelo patrão, ela foi demitida. O golpe veio agravar uma situação que já ia de mal a pior: Joanne havia acabado de se separar, tinha uma filha pequena para cuidar e fora diagnosticada como portadora de depressão crônica. Chegara até a cogitar o suicídio.

Para se distrair, a britânica decidiu colocar todo o seu estresse, frustração, depressão e medo nas histórias infantis. Durante meses, frequentou cafés de Londres, onde conseguiu finalizar seu primeiro livro: Harry Potter e a pedra filosofal. Atualmente, a ex-secretária Joanne Kathleen Rowling, ou simplesmente J. K. Rowling, como ficou conhecida, é a mulher mais rica do Reino Unido e a escritora mais bem-sucedida do mundo.

Se não tivesse fracassado como profissional e nas outras áreas de sua vida, Joanne teria descoberto sua verdadeira aptidão? De acordo com ela própria, não: “O fundo do poço se tornou a sólida fundação sobre a qual reconstruí minha vida.”



Abraços,
Cowboy Investidor

14 comentários :

  1. Adicionando o livro na lista. Quero começar a dar uma resumida nos livros que ler também, acho muito saudável e ajuda os futuros leitores

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, EI.

      É verdade. Sempre é bom ler e ajudar as pessoas.

      Abraços!

      Excluir
  2. Cowboy, aqui é um leigo que se viu maravilhado quando leu esse livro. Vale por um curso de Empreendedorismo FÁCIL. Que bom saber que já tem o 2, vou adquirir. Muito obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anônimo.

      Obrigado pelo comentário. Que bom que gostou. Achei um livro muito interessante.

      Abraços!

      Excluir
  3. Obrigada pela dica!
    Lerei este final de semana!!!

    ResponderExcluir
  4. Gostei do tópico. Já to com 3 livros na lista de leitura, mas já vou add esse aí tb. To lendo o Princípios do ray dalio, bagulho gigante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Dividendos.

      É isso aí. Eu não li esse livro que você está lendo. Vou colocar aqui na lista.

      Abraços!

      Excluir
  5. No Black Swan, o autor Taleb trata da serendipidade que seria a descoberta inesperada de uma solução. Praticamente todas as tecnologias e empresas à nossa volta foram concebidas buscando algo e encontrando outro algo pelo caminho.
    Um exemplo claro seria a descoberta acidental da penicilina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, CF.

      Esse livro que indiquei conta essa história da penicilina. É uma história bem interessante.

      Abraços!

      Excluir
  6. Adicionado a lista Cowboy!

    Preciso dar um pega nos livros. Tenho vários esperando minha leitura rs

    Talvez vire meta mudar esse jogo.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, II.

      É isso aí. Sempre é bom ler. Deixa isso virar um hábito.

      Abraços!

      Excluir
  7. Gostei da dica, Cowboy.
    Ainda não conheço esse livro, mas pelas 2 histórias citadas no post, parece ser muito bom. Vou procurar.

    Boa semana!
    simplicidadeeharmonia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rosana.

      Eu gostei dos livros. Acredito que você vai gostar.

      Abraços!

      Excluir