segunda-feira, 25 de novembro de 2019

Por que os aposentados estão piores de situações quando trabalhavam?


A maioria das pessoas sonha em se aposentar um dia. E essa maioria se aposenta seguindo as regras imposta pelo governo. Depois de se aposentarem muitos não conseguem viver aquela vida sonhada de aposentadoria. Por exemplo, viajar, comer em bons restaurantes ou até mesmo viver uma vida tranquila sem muitos luxos.

Esses problemas vêem de muitos fatores:

O salário não é atualizado conforme a inflação


Esse é um dos problemas que fazem o poder de compra dos aposentados cair. A maioria não tem investimentos ou só vive do salário e quando vai ficando mais velhos as despesas com saúde aumentam e muitos aqui sofrem e passam por apuros.

Fazem empréstimos


Esse é um dos problemas que eu conheço mais. Quando uma pessoa dá entrada na aposentadoria os bancos praticamente ligam no mesmo dia para a pessoa oferendo empréstimos. O banco de dados do INSS é vendido para os bancos. Isso não deveria existir, pois é crime, mas é repassado.
Eu vejo muitas pessoas da zona rural entrando nesses empréstimos consignados. Poucas pessoas não entram nessa.

O porquê deles entrarem nessa é a quantidade razoável de dinheiro emprestado e as pequenas parcelas, mas são por vários anos. E também tem aquela frase: "Essas parcelas cabem no seu bolso". Conheço gente que recebe R$ 300,00 reais. Esse dinheiro não dá nem para sobreviver direito. Muitos acabam passando necessidade.

Geralmente esse dinheiro pegado emprestado é para reformar casa ou aumentar o seu tamanho. Até hoje eu não entendo porque esse pessoal depois de aposentado gosta tanto de crescer a casa. Praticamente a casa fica vazia. Só enche em feriados como o natal. 

Meus pais são aposentados, mas não tem empréstimos. Só que eles entraram nessa de crescer a casa. Para que? Só moram eles e um irmão na casa e depois que todos saíram eles cresceram a casa. Quando estávamos morando todo mundo a casa tinha 6 cômodos, e depois que saímos a casa se encontra com 6 quartos, sala grande, cozinha grande, banheiro, aéreas (alpendres), etc. Só mais trabalho para minha mãe.

Há outras coisas que contribuem para o aposentado ficar na pior, por exemplo, ficar bancando filhos casados, netos, etc. E claro, o salário geralmente é reduzido quando se aposenta.

Quais problemas você conhece que fazem os aposentados ficarem piores do que antes que trabalhavam?

Abraços,
Cowboy Investidor

36 comentários :

  1. Vejo muitos aposentados bancando filhos desempregados e até netos. Conheço 2 casos:

    O primeiro o senhor é militar aposentado. Ganha uns 20k, banca a filha (ela deve ter uns 45 anos e não trabalha, mora com o pai e ajuda nos afazeres do dia a dia dele) e também o neto (filho dela de uns 18 anos).

    O segundo caso é mais complicado. Exemplo pessoal. Meu avô faleceu ano passado. Deixou pensão para a 2ª esposa dele. Esta esposa dele tem um apartamento . Neste apartamento morava a filha dela do primeiro casamento e o neto. Assim que meu avô morreu, como eles moravam de aluguel, ela resolveu voltar para o apê dela. Agora esta senhora tem um cargo comissionado da prefeitura + a pensão do meu avô. Sei que ela banca a filha e o neto. A filha está desempregada há mais de 1 ano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também conheço alguns aposentados ex militares que sustentam toda família, ainda tem aqueles que lutaram na guerra e recebem altos salários, já estão na casa dos 90 a maioria, e as filhas que não casam recebem pensão...

      Excluir
    2. Olá, Gari e Bilionário.

      Realmente esses problemas ocorrem muito.
      Esse negócio de aposentadoria para filhas de militares tem que acabar.

      Abraços!

      Excluir
    3. Essas pensões das filhas solteiras de militares são absurdas. Vivem no conforto, fazem festas suntuosas de casamento e, não tendo nada no papel, não tem problema.

      Excluir
  2. Um dos motivos para eu poupar e pensar no futuro é ver o exemplo dos meus avós. Trabalharam muito, nunca se preocuparam com aposentadoria e hoje dependem, parcialmente, da ajuda de filhos e netos. Vivem de consignados.

    Em contrapartida, como dito pelo gari, há muitos aposentados que bancam filhos, netos e, se brincar, até bisnetos. O maior desafio na vida dos pais é preparar os filhos para o futuro, para que sejam independentes. Falar é fácil. Mas eu me assusto com a quantidade de adolescente de 40 anos que vejo por aí. Depende do pai e da mãe até para comprar papel higiênico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, LeP.

      Eu também invisto para não depender de governo e dos outros para me sustentar. Quero ser o mais livre possível financeiramente.

      Abraços!

      Excluir
  3. Fico louco quando vejo aposentados ou qualquer pessoa falar isso "comer em bons restaurantes". Será que não percebem que comer em restaurantes é pagar caro por um prato de comida "sofisticado" mas que vai sair pelo mesmo buraco e vai ter o mesmo cheiro no final das contas do que um prato de feijão e arroz? Eu nao entendo e jamais frequentaria restaurantes finos, nao me sintiria bem. Um podrão tudo bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada a ver. Deve viver de pão com ovo !!!

      Excluir
    2. Sou multimilionário filho. Tlvz por atitudes assim enquanto vc come caviar e nao tem onde cair morto

      Excluir
    3. Olá, Anônimos.

      Eu também não dou a miníma para restaurantes sofisticado, mas há pessoas que gostam. Prefiro fazer comida em casa.

      Abraços!

      Excluir
    4. Esse cowboy é raiz...o cara!

      Excluir
    5. Multimilionário que não sabe nem escrever : ..."SINTIRIA".

      Excluir
  4. A explicação é simples: falta de educação financeira. Sem mais, nem menos. Educação financeira dos filhos, começa com os pais, algo raro no Brasil. Eu quebrei este ciclo vicioso na minha família, por mérito e decisão próprios, vendo a vida dos meus pais após seus 55 anos de idade. Meus pais, só se aposentaram por que eu paguei o INSS deles que estava atrasado mais de 10 anos! Só assim. É pouco, mas ajudou muito a diminuir o tanto que eu teria que dar em dinheiro mês a mês, para que pudessem sobreviver, sendo que a casa em que moravam era minha (então, sem aluguel) e o plano de saúde deles eu pagava através do plano da minha empresa.
    Fiz um post sobre isso: https://heavymetalinvestimentos.blogspot.com/2019/10/jamais-confie-em-aposentadoria-pelo.html

    Fora isso, você citou (e isso também mostra a falta de educação financeira) os zilhões que os aposentados pegam em “crédito consignado”. Juntam os analfabetos financeiros com os bancos sacanas, aí é só alegria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, HM.

      Sim, é verdade.
      Ainda bem que meus pais não precisam dos filhos para ser ajudados financeiramente, mas eles nunca tiveram e nem tem dinheiro investidos no banco. O que sobrava eles compravam terras e lotes na cidade. Isso é bom em uns pontos, mas ruim pois a liquidez é baixa e às vezes nem tinha dinheiro no mês.

      Eles tem sorte por morar na roça e ter sido aposentados como rurais.

      Abraços!

      Excluir
  5. A ralidade é a seguinte: Quem vive a vida inteira ganhando pouco, até 2, 2,5K dificilmente vai conseguir chegar "bem" na terceira idade. E como a aposentadoria é baseada numa média é bem provavel que a renda caia mesmo.
    Ou seja, a pessoa chega até a aposentadoria com o básico. E vai ficar nisso até o fim da vida.
    Essa é a realidade da maioria dos aposentados (povão) do Brasil.
    Nã dá pra fazer mágica ganhando pouco, lógico que muitos não se preocuparam com o futuro quando eram jovens, mas o pessoa casava cedo, os homens sustentavam geralmente a mulher e os filhos, ganahndo pouco, vai acontecer o quê?
    Quando o cara vê tem 40, 45 ,50 anos, não acumulou patrimônio porque tinha, 4, 5 ,6 bocas para alimentar, no máximo cconseguiu uma casa própria e olhe lá. Aí o mercado de trabalho já torce o nariz pro cara e as possibilidade de aumento ou manutenção de ganhos vão minguando.
    Dentro da realidade do povão era difícil em muitos casos ser muito diferente disso.
    O Pessoal que tem 65, 70, 80 anos hoje, não ostentava em sua juventude, não existiam redes sociais etc. O que pegou mesmo para a maior parte desse pessoa foi a pouca capacidade de aporte graças ao baixo ganho mensal.
    Sei também que muitas pessoas mesmo vindas da classe média baixa conseguiram conquistar um patriônio bem razoável, e esses com certeza tem seus méritos, mas entendo o contexto geral dos aposentados pobres do Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anônimo.

      Isso é verdade. Muitos ganham pouco e não conseguem aumentar a renda. Mas muito mesmo ganhando pouco querem fazer coisas que não podem. Aí ferra tudo.

      Abraços!

      Excluir
  6. Olá Cowboy!

    Sempre me divirto com minha esposa quando vejo um senhor na rua; nós dizemos: "lá vai mais um aposentado/pensionista do INSS"! É uma brincadeira nossa.

    Tento passar um bom ensinamento ao meu filho, mas confesso que não é fácil conciliar trabalho x vida pessoal x energia para brincar com os filhos quando chegamos em casa.

    Creio que o que posso dar de melhor para ele seja a educação (em todos os sentidos).

    Obrigado pelo post!

    Abs.

    Papai dos Investimentos
    https://papaidosinvestimentos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, PnI.

      Pois é, eu invisto para não passar por apuros na minha velhice. Acho isso muito triste.

      Abraços!

      Excluir
  7. Vou aproveitar aqui e fazer um desabafo.

    Eu sou o filho "rico" da família. Bobagem, sou classe média, não sou milionário. Só que comparado com meus pais e meus irmãos e irmãs, estou bem de vida.

    Meus pais vieram do Norte de Minas quase BA, não estudaram e tiveram 5 filhos. Então td mundo estudou em escola pública e sempre moramos de aluguel.

    Meus irmãos nunca foram de estudar e ficam pulando de emprego.

    Agora meus pais estão velhos, só conseguiram aposentar pq eu paguei carnê do INSS para eles. Meu pai ganha 1.500,00 e minha mãe um salário mínimo.

    Depois de muito esforço, os velhos compraram uma casinha bem simples num bairro de periferia. 2 quartos, cozinha, sala e banheiro. Bem pequena e simples.

    Fui o único filho que ajudou eles a dar uma reformada na casa. Paguei os pisos, box e pintura.

    Já mandei a letra. Não deixem nenhum dos irmãos se acomodar aí. Senão eles não saem e vcs perdem o sossego.

    Aí minha irmã separa do concubino depois dele dar umas porradas nela e vai se abundar com os dois filhos pequenos na casa dos meus pais.

    Outro irmão é mandado embora do serviço, a mulher chuta ele de casa pq não procurava emprego e só ficava na cachaça. Onde ele vai parar? Na casinha dormindo no sofá da sala.

    Aí tão lá sugando a aposentadoria dos velhinhos e morando na casinha.

    A cereja do bolo, minha mãe pede que eu ajude eles que estão passando necessidade. Não tenho problema nenhum em ajudar meus pais mas ajudar agora meus pais significa ajudar meus irmãos que não fazem por merecer e não seriam gratos.

    Dei uma desculpa e falei que estava sem $, falei "a fulana e o sicrano não vão voltar a trabalhar não?".

    Aí ela desconversou e mudou de assunto. Saco cheio disso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu caso é mais um entre milhares amigo. Isso é muito comum nesse Brasilzão.
      Eu comentei mais acima sobre que quem ganha pouco a vida inteira vai terminar a vida na pobreza, quando muito consegue é uma casa própria, seu exemplo vem pra ratificar meu comentário.
      Lógico que como eu também disse acima, há excessões, mas em regra o destino é esse, ainda mais no passado que as pessoas mal tinham condições de se sustentar e tinham 5, 10 filhos... Lógico que é difícil sair da pobreza dessa forma.

      Sei que família é importante, minha crítica e quanto as condições para se ter e sustentar uma família. Também tenho origem parecida com a sua e sei dessas realidades.

      Excluir
    2. Olá, Anônimo 25 de novembro de 2019 17:26.

      Complicado isso aí. Você ajudou seus pais até certo ponto. Agora você tem que crescer também.
      Muitos filhos são vagabundo por causa dos pais. Nesse caso aí seus pais deveriam falar para eles trabalharem e não ficar dependendo de você. Eu não ajudaria. Você fez certo em não ajudar.

      Abraços!

      Excluir
  8. Dolar novo récorde hoje ! 4.22 agora vai !!! 5 !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anônimo.

      Pois é, o dólar está muito forte. Esse real é muito fraco.

      Abraços!

      Excluir
  9. Esses geração é filha da super inflação, em casa ainda tem freezer e aqueles moveis enormes de despensa. Meu pai ainda trabalhava numa boa empresa era bancarizado ,mesmo assim tínhamos que gastar o mais rápido possível pois os preços subiam diariamente.Enfim depois de 94 que viabilizou um consumo mais consciente.Acredito que essa seja mais um fator alem dos citados .
    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, SM.

      Pode ser. Mas acho que já tem muito tempo que a hiper-inflação acabou. Já deu tempo de aprender.

      Abraços!

      Excluir
  10. Esses lances de empréstimos consignados são um crime, Cowboy!

    Já são imorais quando oferecem o montante aos aposentados. Mas são criminosos quando DEBITAM SEM AUTORIZAÇÃO de seu salário um empréstimo que o aposentado não pediu. Aconteceu com minha sogra e acontece com muitas pessoas. Eles simplesmente "contratam" por conta própria um empréstimo sem o aposentado saber.

    Essa turma deveria mofar na cadeia.

    Agora, convence seus pais a parar de aumentar a casa rsrs. Meus pais também fizeram isso e hoje se arrependem amargamente...

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, André.

      Pois é, alguns empréstimos são feitos de forma criminosa, já outros eles mesmo fazem por conta própria.
      Hoje meus pais não constroem mais, mas a casa sempre tem gastos com manutenções e para ser limpada.

      Abraços!

      Excluir
  11. Cowboy Investidor,

    Por tudo o que disse, precisamos pensar muito bem em que estamos gastando nosso dinheiro e em que estamos investindo.

    Além do que citou, os custos com convênio médico (quando existe) e a compra de medicamentos muitas vezes consome grande parte do orçamento.

    Boa semana,
    simplicidadeeharmonia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rosana.

      Pois é, o problema é que a maioria não pensa em que vai gastar.
      É verdade. Cada ano que passa os convênios médicos ficam mais caros.

      Abraços!

      Excluir
  12. "Quais problemas você conhece que fazem os aposentados ficarem piores do que antes que trabalhavam?" não planejar a aposentadoria, ficar fisicamente inativo e morrer rápido

    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Scant.

      É verdade. A maioria não planeja nada e deixa vida os levar.

      Abraços!

      Excluir
  13. As gerações do século passado foram enganadas por constituições escritas por vagabundos que prometeram de tudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E pela educação que não ensina nada a respeito de impostos e dívidas.

      Excluir
    2. Olá, CF.

      Até hoje essa constituição é uma bosta.
      Pois é, hoje tem muita coisa na internet ao alcance de todos. Os mais jovens deveriam estudar, mas preferem ver bobagens.

      Abraços!

      Excluir
  14. Acho que o principal problema dos aposentados é ter de sustentar filhos e netos.

    Aproximadamente metade da população BR vive com R$ 400 paulos guedes por mês, ou seja, em tese, um aposentado com salário mínimo já deveria ter uma situação de vida pelo menos o dobro melhor que 100 milhões de brasileiros (óbvio que viver com 1 SM é praticamente viver com mínimo do básico), porém o fato de precisarem dividir esse salário com familiares acaba pesando no já apertado orçamento.

    Esses números podem parecer absurdos para quem é acostumado em aportar 5k todo mês (>10x o que metade da população tem para viver), mas quem é do interior sabe que é isso mesmo (Cowboy pode confirmar isso).

    https://noticias.r7.com/economia/metade-dos-brasileiros-vive-com-apenas-r-413-por-mes-mostra-ibge-16102019

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, IC.

      Pois é, há muitos vagabundos que exploram dos pais. Lá na roça há vários que comem o dinheiro dos pais e é só 1 salário mínimo. O problema é que esses pais passam a mão nas cabeças dos vagabundos.

      Abraços!

      Excluir