sexta-feira, 29 de novembro de 2019

Considerações sobre o investimento Boi Gordo (Calote)


Para quem não conhece o blog. Eu entrei em parceria ano passado com meu irmão em um investimento que é engordar gado confinado. 

No ano passado eu investi apenas 10k e neste ano investi 25k totalizando 35k. O negócio começou a prosperar a partir do meio do ano. E os últimos bois foram vendidos neste mês. Para mim o lucro foi razoável, pois eu apenas tinha 30% dos lucros totais. 

Eu falei aqui no blog que iria sair do negócio este ano porque eu moro longe e também falei isso para meu irmão. O combinado era que depois que ele vendesse os últimos bois ele me enviaria o dinheiro. Então, ele vendeu todos os bois e não comprou mais nada, pois não tem mais ração. Logo o confinamento acabou este ano.

O grande problema que está acontecendo é que durante esses 2 últimos meses ele mudou drasticamente. Não atende minhas ligações, e quando responde minhas mensagens é por metade. Já pedi para ele fazer a transferência do dinheiro, mas ele não responde e nem atende as ligações. E eu já estou considerando isso como um calote.

Tenho um irmão que precisou mudar para um cidade para fazer uns cursos e  vendeu 1 moto e uns porcos para ele. O combinado era que ele enviasse esse dinheiro depois, acho que 1 mês, mas isso não aconteceu. Isso já tem mais de 1 ano e até hoje ele não recebeu. O bom é que a moto ainda se encontra na casa de meus pais e meu irmão vai pegá-la de volta. Mas mesmo assim ele vai ficar no prejuízo. Quem mais perde com isso é o irmão caloteiro, pois ele está sujando o nome perante a família e se um dia precisar de nós ele vai se fuder.

No meu caso, estou mais fudido, pois moro longe. Meu irmão não tem mais gado. Eu espero que ele envie-me o dinheiro, pois se ele pisar na bola comigo (já está) não precisa mais contar comigo para mais nada.

Eu não esperava que isso acontecesse, mas está acontecendo. Não arrependo do que fiz, mas não pretendo fazer parceria com mais ninguém.

Observação: Meu irmão caloteiro teve lucro no negócio e nessa última venda o dinheiro cobria o que investi + lucros e ainda sobrava dinheiro. Nessa última venda ganhou dinheiro com o peso e com o aumento do preço da arroba. Ele está me enrolando simplesmente por má índole.

Abraços,
Cowboy Investidor

50 comentários :

  1. Pesado tomar calote da própria família! Já tomei calotes pequenos quando era estudante, agora minha política de devedores está bem mais severa. Só empresto quantias simbólicas e, mesmo assim, não ligo de ser chato para cobrar os valores.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, MB.

      Pois é, ainda não tomei o calote, mas pelo andar da carruagem já estou considerando. Espero receber pelo menos um pouco.

      Abraços!

      Excluir
  2. Cowboy, tem duas coisas que podem ser comentadas baseando-se nesse caso:

    Primeiro: Trabalho em família ou negócios em família tem seus riscos também, tem família sanguesuga, tem parente folgado etc etc.
    Infelizmente nem sempre a família e o porto seguro que poderia ser, pelo contrário, se o cara for depender de parentes pra algo, as chances de afundar são grandes.
    Tem que saber onde está pisando.

    Segundo: Esse tipo de investimento praticamente exige conhecimento e a PRESENÇA do investidor. Negócios rurais à distância só se for por intermédio de empresas especializadas e olhe lá.
    Na compra e venda de gado por exemplo, você pode fazer péssimos negócios se não manjar do assunto ou se delegar a terceiros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anônimo.

      Riscos sempre acontecem. O problema é que eu não contava ser enrolado. O cara pega seu dinheiro + lucros e fica para ele. Isso é falta de caráter.
      Só espero que ele repasse meu dinheiro.

      Abraços!

      Excluir
  3. Fala CI,

    Putz cara isso é muito foda, não só pelo calote mas principalmente por ser de um irmão, isso certamente mexe com toda a familia. Infelizmente teu irmão parece que não leva as coisas a serio, é uma pena pq o negócio era bom e o preço do gado hoje está bom demais.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, PM.

      Eu não esperava isso dele, depois que ele começou a enrolar meu outro irmão eu comecei a ficar com o pé para trás, mas já era tarde. Já tinha aportado a grana.

      Abraços!

      Excluir
  4. Cowboy, situação complicada.
    Depois de tomar alguns calotes em negócios familiares tomei uma decisão: NUNCA MAIS FAÇO PARCERIA COM FAMILIARES. NUNCA MAIS!!!
    Perde a amizade do familiar, a consideração e o dinheiro.
    Sei que cada família é de um jeito e há quem consiga fazer bons negócios.
    Mas na maioria das situações é só ferro e alguns querendo levar vantagem sobre os outros.
    Desejo sorte e sabedoria.
    Vai precisar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, LeP.

      Pois é, eu só espero que ele devolva pelo menos o que aportei ou alguma coisa, mas mesmo assim estou fora de parceria.

      Abraços!

      Excluir
  5. "Não arrependo do que fiz"

    Deveria se arrepender sim, o auto exame é a chave para o sucesso e o arrependimento pelas escolhas erradas estimulam o crescimento.
    Provavelmente o seu irmão caloteiro sempre deu indícios da má índole, você que não parou para raciocinar e o calote ocorreu.
    Aprendeu na prática que o investidor é solitário e deve depender exclusivamente da própria capacidade para saber o que fazer, creio que o seu know-how sobre boi em confinamento é mínimo, mas acreditou no suposto conhecimento técnico de outra pessoa sem avaliar de forma racional.
    Mas, cair faz parte do aprendizado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anônimo.

      Para mim não precisa se arrepender do que fez de errado para se aprender. Nesse caso eu levo de aprendizagem a não entrar mais em parceria com ninguém mesmo sabendo que há muitas parcerias boas e que a maioria é honesta.

      Realmente eu não conheço muito sobre confinamento. O problema não está no confinamento, mas sim na índole do meu irmão. Ele ganhou dinheiro com isso. Só que ele está me enrolando. Ele recebeu o dinheiro do gado vendido e ainda ganhou tanto no peso quanto no preço da arroba do boi que bombou por agora.

      Abraços!

      Excluir
    2. Olá Cowboy, que situação complicada, emprestar dinheiro para parente é muito arriscado mesmo, até porque a gente não quer ficar de mal com um irmão, aí as vezes fica chato de cobrar.

      Sobre o arrependimento, mesmo que você pense que não se arrependeu, no seu inconsciente está arrependido. O arrependimento é a base para qualquer mudança, se você já decidiu que não irá mais fazer parcerias é sinal que se arrependeu e aprendeu uma lição.

      Espero que seu irmão lhe pague e que vocês possam manter um bom relacionamento, mas quem sabe sem envolver dinheiro daqui pra frente.

      Abraços!

      Excluir
    3. Essa parada de dizer que não se arrepende é modinha de copiar o que os famosos falam, "ain não me arrependo das coisas que fiz, me arrependo das coisas que não fiz", blá, blá, blá, irrelevante.
      Quando se erra, você se arrepende, exceto se for um criminoso sociopata, psicopata, etc., o ser humano dentro da curva de normalidade se arrepende das suas escolhas ruins.
      Seguir em frente é diferente de não se arrepender.
      Dizer que não se arrepende é uma forma de mascarar o orgulho, de não querer dizer que errou, que tomou a decisão errada, por isso se diz que não se arrependeu.

      Excluir
    4. Olá, Bilionário.

      Eu não emprestei dinheiro. Eu fiz negócios com ele. Espero que ele seja homem e cumpra com a palavra.

      Olá, Anônimo.

      Eu nem sabia que os famosos falam isso. Então, eu já falei que errei e arrepender não vai fazer voltar atrás. Claro que vou aprender com meu erro, mas se eu não tivesse entrado nessa não saberia se isso fosse acontecer. Claro que tem coisas que a gente sabe que vai dar errado, mas no meu negócio eu não sabia.

      Abraços!

      Excluir
  6. Eu já acho que investir com a família no meio é a maior roubada. Eles que estão mais sujeitos a dar calote por te conhecer e saber que você não faria nada contra a família. Eu jamais faria o que você fez

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não existe negócio em família, o que existe é obrigação em família.
      O pessoal pensa que você é obrigado a dar o seu dinheiro sem exigir nada em troca, afinal, são da mesma família.
      Se você tiver mínimas condições financeiras e cobrar um familiar por uma dívida, vão te xingar de tudo, pois como é possível um parente com dinheiro cobrar outro que precisa de ajuda?
      Ao fazer o certo é taxado de materialista, insensível, entre outros adjetivos.
      Por isso que muitos parentes ricos se afastam dos mais pobres, eles levam a fama de terem o salto alto, de não se misturar com a ralé, mas a verdade é que eles querem evitar dor de cabeça.

      Excluir
    2. Olá, Anônimos.

      Muitas empresas grandes que existem hoje foram criadas por família. O problema é que algumas pessoas não levam os negócios a sério como foi do meu irmão e acaba ferrando tudo.
      Esse negócio de muitos ricos saírem fora é verdade. Muitos pessoas que eles tem a obrigação de cuidar de todos.

      Abraços!

      Excluir
    3. "Muitos pessoas que eles tem a obrigação de cuidar de todos."
      Muitas pessoas pensam que eles têm a obrigação de cuidar de todos.*

      Excluir
  7. Fiquei muito triste por você, que dor.
    Calma. Em algum momento você vai conversar com ele e entender o que realmente aconteceu.
    Vai ver ele tem um motivo para ter feito isso.

    Não tem como ele se esconder para sempre. Vocês são irmãos, cresceram juntos, brincaram e etc.

    Estarei orando por vocês. Deus abençoe você e sua família.

    Esta é uma grande lição para todos que possam ler este post. Cuidado com seus investimentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Vai ver ele tem um motivo para ter feito isso."

      Sim, o motivo é que ele é um safado, ganancioso, sem escrúpulos, que quer passar a perna no próprio irmão, onde já se viu não querer responder as mensagens de forma correta?
      Daqui a pouco ele inventa uma desculpa bem mais ou menos e devolve 1/3 do valor pro Cowboy, e se o Cowboy não aceitar a família vai achar ruim, pois todos irão acreditar na mentira/desculpa esfarrapada do irmão salafrário.

      Excluir
    2. Olá, Willam.

      Obrigado pela mensagem. Pois é, espero que ele cumpra com a palavra.

      Anônimo, minha família não está passando a mão na cabeça dele. Inclusive minha mãe está muito chateada com a situação. Não sei o que as minhas irmãs e meu pai vão falar. Inclusive outro irmão está puto com ele porque ele também o deve.

      Abraços!

      Excluir
  8. Foda hein Cowboy! Acontecer isso de um membro tão próximo é triste. Espero que consiga resolver isso da melhor forma.

    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  9. Se não me engano, acho que te alertei sobre essa possibilidade quando você anunciou a parceria com seu irmão. 90% das sociedades com família terminam em ferro.

    Como disseram acima, além de perder o dinheiro, perde a amizade, no caso de um irmão, que é pior que perder dinheiro.

    Espero que ele te pague e se explique porque tá fazendo isso com os irmãos, bem como que vocês resolvam isso e voltem a serem bons irmãos.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, IC.

      Pode ser que você tenha falado, mas eu entrei e agora é ver se consigo recuperar pelo menos o investido.

      Abraços!

      Excluir
  10. Ola Cowboy, complicado essa situacao! Eu mesmo ja tomei calote de parente (~R$10k). Mas nem tudo esta perdido... voce vai passar final de ano la com sua familia? pois poderia ter uma conversa franca e direta com ele, na boa...
    Abs e boa sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falar disso nas festas de fim de ano é suicídio familiar.
      Vão te taxar de inconveniente, de insensível, de avarento, etc.
      O jeito é esperar um pouco e ver se o irmão se mexe pra honrar a palavra, ser um homem de verdade e cumprir o acordo.

      Excluir
    2. Olá, EI.

      Eu não vou passar o fim de ano lá. Só irei lá no carnaval. Espero que antes dessa data tenha recuperado a grana.

      Olá, Anônimo. Espero que ele seja homem e honre com a palavra.

      Abraços!

      Excluir
  11. Levei um tombo também de irmão, comprei um carro no meu nome deu uma canseira pra pagar atrasou todos os documentos, tive que pegar a carro de volta e estou resolvendo os doc aos poucos . inclusive minha carta tive que reciclar e um empréstimo que tinha feito de 10k pra ele demorou 5 anos pra começar pagar mas ta pagando, nunca cobrei efetivamente pra evitar atrito e pra evitar stress pra minha mãe . Queria conversar com ele sobre investimentos montar uma parceria pra comprar terrenos e carros no leilão mas não dá melhor tudo sozinho mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tinha que ter cobrado, tem que expor mesmo, na primeira oportunidade que ele tiver ele colocará a culpa em você, ele vai inverter a culpa.

      Excluir
    2. Olá, SM.

      Se seu irmão já fez merda é melhor nem fazer mais negócios.
      Anônimo, eu também sou a favor de cobrar. Deixar para lá o dinheiro que a gente suou tanto para ganhar é foda.

      Abraços!

      Excluir
  12. Que coisa hen? Para ser sincero acredito que as piores coisas acontecem em família pois sempre fica aquela sensação de que em família pode-se tudo... seja no seu caso pq vc nunca iria ameaçar o próprio irmão para ter a grana de volta ou então como alguns acham que podem mal tratar os próprios país pq não correm o risco de serem enxotados de casa.

    Boa sorte!

    Sr.IF
    www.srif365.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, SrIF365.

      Se ele me enrolar eu vou falar para ele que vou cobrar na justiça e sujar o nome dele. Claro, eu não vou contratar advogado, vou só falar. São 6 meses de aportes. Eu não vou deixar isso para lá.

      Abraços!

      Excluir
  13. Negócios em família nem sempre são tão confiáveis, uma pena que você tenha passar por isso com o seu próprio irmão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, EI.

      Pois é, isso acontece porque muitos não cumprem com a palavra. Esse tipo de pessoa passa a perna nos outros de fora também.

      Abraços!

      Excluir
  14. Aprendizado, bola pra frente! Uma das coisas que meu pai me ensinou com a quebra de seu negocio e que nunca empregue ou seja socio de familia/amigos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Marco.

      Muitos falam isso mesmo. Pois é, agora é bola para frente.

      Abraços!

      Excluir
  15. Difícil em C.I. cara isso de fazer negócios com família é osso. Eu mesmo já fiz alguns e me arrependi. Pessoas assim devem ser isoladas principalmente em se tratando de negócios. Apenas conversar assuntos genéricos e nada mais. Vida que segue.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anônimo.

      É complicado trabalhar com gente que não leva as coisas a sério.
      Eu quero saber o que aconteceu, mas eu não recebo respostas.

      Abraços!

      Excluir
  16. CI,
    Eu cheguei a pensar em fazer parceria com parentes, mas desisti, pelo menos por enquanto! Você chegou a citar que antigamente muitas empresas foram criadas por famílias, só que existem muitas variáveis para a coisa dar certa. Não podemos nos apegar somente ao fato de ser família. Esses dias ouvi uma frase que é bem verdade: Melhor fazer amigos de negócios do que negócios com amigos.
    Espero que vocês se acertem!
    Vlw!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, CeP.

      A maioria é correta. O problema é errar e fazer negócios com gente que não leva a sério os negócios.

      Abraços!

      Excluir
  17. Que calote doído esse heim Cowboy ? do próprio irmão , e uma cifra considerável !

    Ta loco , nem sei oque eu faria em seu lugar . Acho que só deixar nas mãos da justiça divina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Playboy.

      O calote ainda não foi concretizado 100%. Ele falou com a minha mãe que vai passar a grana, mas comigo ele não fala nada. Essas palavras é de gente caloteira. Conheço muito bem isso. Espero que ele me pague.

      Esse tipo de pessoa pagam aqui na terra. A maioria das pessoas enroladas que conheço caem em desgraça.

      Abraços!

      Excluir
  18. Cara, seja homem, manter a amizade é o cacete. Vai até ele com uma marreta e arrebenta o carro que ele tiver, derruba parede de casa, só não parta para a agressão física. Procurar justiça e conversa com 171 não adianta. O negócio é não deixar ele lucrar em cima do tombo que te deu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anônimo.

      Se é para perder a amizade então que seja recebendo o dinheiro. Vou receber esse dinheiro de todo o jeito.

      Abraços!

      Excluir
  19. Vc é burro. Se ele já tinha sido caloteiro com seu outro irmão achou q iria acontecer o q contigo? Bobeou cara. Camarão que dorme a onda leva.

    Machostê:

    Meu macho interno saúda seu macho interno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não precisa me xingar. Todo mundo está sujeito a cometer erros.

      Excluir
  20. Respostas
    1. Olá, Scant.

      Obrigado, mas vou recuperar esse dinheiro.

      Abraços!

      Excluir
  21. Parenti Serpenti!
    Lembre do O Homem Mais Rico da Babilônia... Só com garantia, e olhe lá. Perdeu a grana e o amigo.
    Boa sorte no futuro Cowboy

    ResponderExcluir
  22. Olá, CF.

    Posso perder o amigo, mas a grana eu não vou. Vou receber esse dinheiro de todo o jeito.

    Abraços!

    ResponderExcluir