domingo, 13 de outubro de 2019

Como foi minha viagem para: Tiradentes, Ouro Preto e Mariana (Minas Gerais)

Tiradentes
Em setembro eu viajei nas minhas férias para Tiradentes, Ouro Preto e Mariana. A viagem foi por 5 dias. Fiquei 2 dias em Tiradentes e 3 dias em Ouro Preto. A viagem foi feita com a minha namorada.

Ida a Tiradentes

Pegamos um avião até o aeroporto de Confins-MG. Onde pegamos uma van (da empresa de aluguel de carro) e fomos até a locadora. Lá pegamos o carro e partimos para Tiradentes. Passei em Belo Horizonte e pegamos a BR-040 até Congonhas. Essa estrada é duplicada, mas o trânsito é muito intenso, mas foi bem tranquilo para dirigir. Depois pegamos a BR-383. Essa estrada eu achei muito perigosa. Não tem acostamento na maioria e tem muitas curvas. Muito difícil fazer uma ultrapassagem. Passamos em São João Del Rey e fomos para Tiradentes que é colado.

Impressões sobre Tiradentes

Tiradentes é uma cidade bem pequena. As ruas são de pedras e bem tranquila para caminhar. Há alguns bares bons com músicas ao vivo e são bem tranquilos, mas os preços são bem salgados. Fomos em um bar que não era no centro que era muito grande, bem arrumado e preço bom.

Visitamos uma igreja que segundo o guia é a terceira igreja (Matriz de Santo Antônio) mais rica do Brasil (quantidade de ouro).

Ficamos em uma pousada bem tranquila. Tinha café da manhã e um quarto pequeno, mas bem aconchegante.

O que percebi que há muitos idosos visitando a cidade. Nunca vi tanto idosos na minha vida.

Ida a Ouro Preto

Tem duas opções para ir a Ouro Preto partindo de Tiradentes. Passando pela BR-383, MG-433 e MG-129. Porém eu decidi passa por outro caminho devido achar a BR-383 muito perigosa. Peguei o trajeto que passa por Barbacena. A BR-265, BR-040 e MG-129.

O trajeto até Ouro Branco até que é bem tranquilo apesar ter algumas curvas perigosas. Já o trecho entre Ouro Branco e Ouro Preto é bem perigoso. Cheio de curvas, ribanceiras, sem acostamento. Pensa no medo que passei.

Chegando em Ouro Preto eu vi o que era ladeira. Nunca tinha ido e nem visto uma cidade com esse perfil. Muito difícil de dirigir. Perdi por alguns minutos, mas o GPS me salvou. Na verdade, viajei com o GPS ligado o tempo todo. Estacionei o carro no hotel e só o tirei de lá quando fui embora.

Impressões sobre Ouro Preto e Mariana

Ouro Preto é uma cidade bem movimentada. Há muitos turistas e muita gente nova, já que lá tem uma universidade federal. As ruas são todas de pedras e ladeiras. Muito complicado de caminhar. Mulheres que gostam de salto não andam lá.

Há muitas igrejas. Cada uma com sua história. Visitamos muitas igrejas e algumas minas.
Há muito bares. A maioria bem caro, mas há alguns com preços razoáveis. Nesse caso a gente ia em alguns "caros" e depois em alguns mais em conta.

Pegamos o trem da vale e fomos a Mariana. No trem o guia conta a história do surgimento da estrada de ferro, da exploração, etc. O trajeto é bem interessante. Há cachoeiras e umas ribanceiras de tirar o fôlego. Para quem vai é melhor pegar o lado direito do trem.

Conhecemos algumas igrejas de Mariana, almoçamos e voltamos de ônibus.

Ficamos em um hotel bom, quarto grande e boa localização. Hotel era novo, mas respeitando a arquitetura da cidade.

Passamos 3 dias em Ouro Preto e depois fomos embora pela BR-356 e BR-040.  A BR-356 tem curvas mas é bem pavimentada e o trânsito não é intenso.

Impressões Gerais

Alugamos um carro 1.0 (Ônix). O carro é bem econômico. Gastamos apenas 1 tanque de gasolina (cerca de R$ 215,00). Eu nunca tinha dirigido um carro 1.0 na estrada. Eu passei muitos apuros com esse carro. Achei muito fraco e um pouco perigoso para viajar no tipo de estrada que passei. Pode ser que a surra que levei do carro é devido o tempo que que não dirijo (cerca de 2 anos). Não fizemos esses trajetos de ônibus  porque isso tomaria muito o tempo nosso. Porém, eu não pretendo alugar carro tão cedo para viajar. Eu não gosto de ficar dirigindo e ainda mais em viagens com carros alheios (apesar de estar segurado).

Foi uma experiência muito boa. Gastei pouca grana e a mulher dividiu tudo comigo.

É isso pessoal.

Abraços,
Cowboy Investidor

22 comentários :

1. Maravilha, CI! Tem que se divertir mesmo! Forte Abraço!!

IF

1. Olá, IF.

Sim, só trabalhar não dá. kkkkkkk.

Excluir
    2. Hahhá valeu!!! Fiz a atualização patrimonial do mês... É o último post.. se quiser, da olhada lá... Espero q goste.. a propósito, minha ex voltou a causar problemas... Forte abraço!!!

IF,

2. Tenho vontade de conhecer Ouro Preto, Tiradentes e outras cidades históricas de Minas. Como é o ambiente noturno nessas cidades? Tem muitos barzinhos ?

1. Olá, Gari.

Tiradentes é mais parado, mas tem brarzinhos. Ouro Preto já é bem grande e a variedade de bares é bem maior.

3. Viajar é tudo de bom
    Com companhia é melhor ainda
    Nada como uma mulher para deixar as noites mais animadas

Abs

1. Olá, Scant.

Sim, se a cia for boa é muito legal. Já viagem com cia que só me deu trabalho e a viagem ficou ruim. Já essa cia atual é bem tranquila. Assim a viagem fica muito boa.

Excluir
  4. Bacana! e como está o custo de vida nestas cidades turísticas? Deu para ter uma ideia? Abcs

1. Olá, AA40.

Para turista eu achei "cara" em comparação as outras cidades que já fui, por exemplo, do nordeste (praia). Já nos bairros mais distantes as coisas são baratas.

Excluir
  5. Boa, estou acostumado com as estradas daqui então nem acho perigoso. Imagino que sua região tenha ótimas pistas e isso é excelente.
    As cidades são muito boas e para falar a verdade são um pouco caro sim, porém nem é muito diferente de algumas regiões da Capital.

1. Olá, LW.

Pois é, aqui quase não tem curvas. Nunca tinha visto tanta montanhas e curvas na minha vida.
      Por serem cidades turísticas o preço está "normal".

Excluir
  6. Fala Cowboy! Alfa viajandal! Muito bom! O máximo que viajo é para as cidades vizinhas kkkkkk Um abraço!

1. Olá, PDS.

Pois é, às vezes eu viajo para conhecer novos lugares.

Excluir
  7. Adoro Tiradentes e Ouro Preto! Ja tive a oportunidade de visitar essas cidades algumas vezes. Gosto muito do clima historico e do povo. E claro a comida mineira nao tem igual!

Abs!

1. Olá, EI.

Eu não conhecia essas cidades. Achei bem interessante.
      A comida é muito boa mesmo. Sou suspeito para falar isso, pois sou mineiro. rsrs.

Excluir
  8. LEgal o passeio. Cowboy. Uma vez eu fui de moto nas cidades históricas de Goiás. As ruas eram totalmente de paralelepípedos, como falou. A moto é daquelas custom baixa, apropriadas somente para o asfalto.

Sofremos no começo. Mas depois fiz igual a vc: deixava a moto no hotel e só tirava ela quando fôssemos embora rsrs.

Abraço!

1. Olá, André.

Sim, foi muito bom.
      Pois é. Lá em Pirenópolis as ruas são desse jeito.
      Cara, há alguns anos eu sonhava em comprar uma moto custom. Acho que ainda vou comprar uma.

Excluir
    2. Ah, vc vai gostar! Só não vai conseguir andar com ela nas estradas de terra para ver seus bois engordando rsrs

3. Olá, André.

kkkkk. Pois é, o pessoal fala que é muito bom viagem com esse tipo de moto.

9. Show!
    Estudei três anos em Ouro Preto. de 1990 a 1992. Depois vim estudar em BH.
    Tiradentes é uma delícia, lugar excelente para recarregar as baterias.
    Abraço!

1. Olá, UÓ.

Bom demais. Realmente, Tiradentes é bem legal.

Excluir
  10. Minas Gerais parece muito massa, sempre quis conhecer também. Concentra muita coisa interessante da história do Brasil. Dizem que Belo Horizonte também é uma cidade cheia de ladeiras, não é só Ouro Preto não hehehe