sexta-feira, 26 de julho de 2019

Cidade do interior para morar após a IF - Jijoca de Jericoacoara - CE


Continuando as postagens de cidades para morar após a IF. Hoje vou falar de Jijoca de Jericoacoara - CE. O pessoal já estava querendo uma cidade quente e de praia.

Jijoca de Jericoacoara é o município mais setentrional do estado do Ceará, que tem como atração natural principal a Praia de Jericoacoara. Sua população em 2018 era de 19.587 habitantes. Com IDH considerado médio. Faz fronteira com Bela Cruz, Cruz, Camocim e Oceano Atlântico. Está a 370 KM de Fortaleza.[1]

A taxa de homicídios não é tão alta em comparação com a média do país.[2] Logo, dá para viver bem tranquilo nesse município. 

A principal atividade econômica é o turismo e está centralizado na localidade Jericoacoara. Há agricultura de subsistência de feijão, milho, mandioca, algodão, castanha de caju e coco; artesanato e também a pecuária. A pesca é praticada por barcos e jangadas, ao longo da faixa costeira, atendendo o mercado consumidor do próprio município, estados vizinhos e exterior.

Praia de Jericoacoara



Foi eleita em 1994 pelo jornal estadunidense The Washington Post uma das dez praias mais bonitas do planeta. Em 2014, foi eleita pelo Huffington Post a quarta melhor praia da Terra. É um dos locais mais frequentados por praticantes de windsurf no país. A praia é parte integrante do Parque Nacional de Jericoacoara. [3]

Não encontrei muitas informações sobre alugueis a não ser de temporadas em Jijoca de Jericoacoara. Vi alguns imóveis à venda por volta de 200k muito bons. Por ser uma cidade pequena acredito que a melhor forma de aluguel é com os proprietários dos imóveis.

Então é isso pessoal. A praia de Jericoacoara é muito famosa. Eu não a conheço pessoalmente. Conte nos comentários quem já vistou. Você moraria nessa cidade?

Abraços,
Cowboy Investidor

43 comentários :

  1. Ceará? Depois de tudo que veios nesse estado no começo do ano? Até bomba explodindo viaduto rolou...

    O que esperar de um lugar onde CIRO GOMES é o candidato mais votado? Curral dos Ferreira Gomes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anônimo.

      Pois é, o grande problema do nordeste é a violência. A maioria das cidades média e grandes são muitas violentas. Há lugares lindos, porém violentos. Isso é muito triste. Tomara que isso mude.

      Abraços!

      Excluir
    2. Vale lembrar que ataques do mesmo tipo acontecem em vários locais do Brasil. Ex: Anos atrás aconteceu em Florianópolis considerada o melhor lugar do Brasil... Aconteceu também em SP, BH, ES, RS, RN, etc....

      Infelizmente aqui no Nordeste por ser conhecida como local de praias e festividades, acaba atraindo gente da pior espécie. O que mais vagabundo deseja? Praia, curtição, folga, etc...

      Excluir
  2. Se tem uma coisa que eu aprendi nesse começo de IF, não more em locais turísticos... péssimo custo benefício alem de outros problemas. Só consigo ver vantagem em morar em algum lugar turísticos se vc pretende montar algum negócio por lá....

    Sr.IF
    www.srif365.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sr. IF.

      Pois é, vi a sua saga sobre Bali.
      Montar um negócio é bem mais vantajoso. Viver a IF e vender coco pode ser uma boa. rsrs.

      Abraços!

      Excluir
    2. Concordo! Eu mesmo moro numa cidade turistica aqui no Canada. Excelente qualidade de vida, clima bem agradavel (quando comparado com o resto do Canada), mas custo bem alto de moradia.
      Minha franquia fica numa localizacao rodeada de hoteis e bem proximo do centro da cidade ("point"), isso me da um fluxo de cliente grande.

      Abs!
      www.executivoinvestidor.com

      Excluir
  3. Legal, mas e o custo de viver ai Cowboy, alguma ideia? Me parece muito turístico como o 365 falou ai e isso é complicado. Sua inflação será maior que o IPCA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, AA40.

      Sobre os custos o Megapixel respondeu abaixo.
      Sim, é um lugar turístico. Acredito que não é tão cheio por causa de ser uma cidade pequena.

      Abraços!

      Excluir
  4. Vou dar o meu pitaco.
    Minha família tem casa na Jijoca e o custo de aluguel e vida no geral considero baixo. Minha mãe aluga uma casa bem decente por uns 500 se não me engano. A cidade é bem pequena e simples e o único movimento é na rua principal e tudo para na hora do almoço. Pra quem mora em sp capital como eu, acho difícil de adaptar. Uma semana para mim já é o suficiente. Jericoacoara mesmo também é um ovo e não tem tantas comodidades para um morador, considero totalmente turístico.
    Se eu pudesse escolher, iria para uma média, tipo Indaiatuba e região.
    É isso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Outro detalhe muito importante. Em cidade pequena todo mundo sabe da sua vida. Seria difícil esconder que é IF.
      Achei um saco todo mundo saber da minha vida antes mesmo de conhecê-las...

      Excluir
    2. Olá, Megapixel.

      Muito obrigado pelas informações. Você tirou muitas dúvidas. Realmente, morar em cidades pequenas é um ruim em relação as pessoas saberem de quase tudo sobre a gente.

      Abraços!

      Excluir
  5. Legal mas só pra visitar. Pra morar não dá, muito pequeno. Next !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Vagabundo.

      Muito obrigado pelo comentário.

      Abraços!

      Excluir
  6. Cowboy, não deve ter hospital, consultórios médicos e nem academia
    Envelhecer aí é complicado
    Sugiro retirar dessa lista por falta de estrutura mínima

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Scant.

      Pois é, é só uma dica, Vai que aqui entre nós tem alguns aventureiros.

      Abraços!

      Excluir
  7. Moro no Ceará e o estado é muito bom para quem é turista.

    A violência cresce a cada dia e exceto Fortaleza, Sobral e Juazeiro do Norte, o estado inteiro é muito pobre em infraestrutura. Sem falar no calor e na seca.

    Aqui na cidadezinha onde nasci e vivo todo mundo sabe da vida de todo mundo. As casas de alvenaria são coladas uma com a outra e não tem jeito, os vizinhos escutam tudo o que você fala e vice-versa. A cidade toda sabe o que você é, o que você faz, e quem é mais discreto as pessoas dão qualquer jeito para se informarem. É insuportável.

    O custo de vida é bem baixo mais em troca não há opção de lazer, apenas um sol que frita qualquer um, água racionada ao máximo, e vizinhos fofoqueiros. A infraestrutura dessas cidades praianas também só é boa nos hotéis e resorts. As sedes das cidades também sofrem com falta de infraestrutura.

    Quero morar em local parecido com aqueles subúrbios americanos, onde as casas são soltas, e em um lugar onde as quatro estações são bem definidas. No Ceará, Fortaleza é uma cidade bem desenvolvida em serviços, mas bem violenta em algumas áreas. Creio que ainda seja mais segura que o Rio de Janeiro.

    Não suporto mais máximas de 35 graus os 365 dias do ano. Isso é péssimo para a saúde, só quem tem $$$ pode ter ar-condicionado em casa.

    Agora lembrei que uma cidade da RM de Fortaleza bem desenvolvida é Eusébio. Tanto que lá há um condomínio Alphaville.

    Outro adendo é que você tem que ter moto ou carro. Embora seja pequena o sol queima tua pele demais, você fica suado e cansado com uma simples caminhada. A humidade do ar é bem baixa. Eu ando a pé e sinto tanta raiva pois ninguém da minha família tem transporte e tenho que fazer tudo a pé. Algumas pessoas até zombam de mim por isso. Pelo menos na capital você pode ir pros cantos de ônibus ou metrô. Aqui não. E ninguém respeita pedestre. O trânsito é louco. Enfim, quando sair daqui não quero voltar nem de graça.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois e anon no Nordeste é bem comum as casar serem coladas umas as outras (Conheço algumas localidades do interior nordestino). Mas moro no Sul do Brasil e por aqui cada vez mais estão construindo casas pequenas com pouco quintal e também coladas parede com parede.
      Não com a mesma arquitetura e aparência das casas nordestinas, mas com o mesmo conceito.
      Hoje tudo é voltado para lucratividade de quem constrói e o aproveitamento de espaço.
      Fora que os terrenos estão muito caros para simples assalariados.

      Excluir
    2. Aqui é o anom 15:07,

      Sim, concordo, essas casas coladas de alvenaria têm um péssimo isolamento acústico, você se sente desconfortável, seu banheiro fica colado com a sala do vizinho, é trágico.

      Eu quando tiver minha casa vou querer conforto e privacidade, eu moraria com facilidade no Alphaville pois aqui no Ceará é o mais próximo que se tem desse estilo urbano - casas afastadas uma das outras.

      Mas se der certo eu vou é embora desse país.

      Excluir
    3. Olá, pessoal.

      Eu iria fazer de uma cidade maior. Só que no nordeste o índice de violência é muito grande. Então, decidi fazer de uma menor. Mesmo assim eu errei feio.
      Concordo com vocês. Morar em cidades pequenas e sem infraestrutura é um mau negócio.

      Abraços!

      Excluir
    4. "Não suporto mais máximas de 35 graus os 365 dias do ano. Isso é péssimo para a saúde, só quem tem $$$ pode ter ar-condicionado em casa". De fato é quente, mas na capital é mais tranquilo. Inclusive existem locais no Brasil muito mais quentes e secas.

      "Agora lembrei que uma cidade da RM de Fortaleza bem desenvolvida é Eusébio. Tanto que lá há um condomínio Alphaville". Na verdade, Eusébio é uma grande porcaria. Não tem mais nada além do Alphaville. As ruas são esburacadas, saúde precária, etc...

      Excluir
    5. Oh meu amigo eu escrevi INTERIOR, como disse, Fortaleza é uma cidade mais desenvolvida, o INTERIOR não. Eu moro aqui então escrevo sobre aqui. É melhor do que palpitar sobre lugares que eu não conheço.

      Eusébio ainda é melhor que a cidade onde moro (no sertão do estado mesmo). Já que é tão bom morar aqui troca de lugar comigo e você pedirá socorro com 1 semana.

      Excluir
    6. Só sobra exterior pro anom que detesta calor, fofoca e quer clima temperado (estações bem definidas)

      Excluir
  8. O Megapixel e o anon 15:07 já deram suas opiniões. Opiniões de quem conhece a vida em cidade pequena.
    Eu moro em cidade pequena e cidade abaixo de 20, 15k/hab só é interessante para alguns "tipos" de pessoas.
    Como eles disseram a fofoca e controle da vida alheia comem soltos...
    Tem gente que quer sair de cidades maiores para se "esconder" em cidade pequena. Isso é um pesamento errôneo, em cidade pequena se fica mais exposto.
    Dependendo da localidade demonstrar ter boa condição financeira pode até ser perigoso, fora que atrai oportunistas.
    Palavras de quem conece essa realidade...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anônimo.

      Concordo com você. Eu também estava com esse pensamento em morar na roça de meus pais, mas decidi que não irei mais, pois o pessoal de lá fala demais e vai ser ruim para mim.

      Abraços!

      Excluir
  9. Ceará não dá. É calor demais no já demasiado calor do nordeste. Como disse o colega ali, é todo dia 35•c, que isso.

    E olha que visitei a região no outono. Quero nem imaginar no verão mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No BroBroBroBro (Setembro - Dezembro), a coisa piora. O céu azul com nenhuma nuvem, humidade entre 10-30% e máximas de 37, 38 com facilidade. Pelo menos lá no Arizona todo mundo tem carro e ar condicionado, eu considero aqui uma tortura. Andar a pé e chegar todo sujo de suor e poeira nos cantos, com a pele queimada é desumano.

      Tenho tanto trauma que embora seja um passivo, ninguém arranca de mim a ideia de ter um carro um dia. É um prêmio por ter suportado tanto tempo em condições tão insuportáveis. Além disso, quando tiver uma casa própria, quero ar-condicionado bons e potentes em todos os cômodos, sempre com temperaturas baixas. Meu sonho de IF.

      Excluir
    2. Olá, pessoal.

      O negócio é morar pelo menos em capital "mais" tranquila mesmo, por exemplo, João Pessoa. Já fui la´e parece ser uma cidade legal para morar. Claro, fui nas áreas melhores.

      Abraços!

      Excluir
  10. Olá Cowboy,

    Essa idéia de juntar patrimônio numa cidade grande (e rica) pra depois viver da renda gerada em cidade pequena (e barata) é muito interessante, mas eu acho que na prática são poucos aqueles que realmente iriam seguir nessa direção a fundo mesmo, principalmente depois de terem vivido uma vida inteira em cidade grande. Há coisas, como não-necessidade de carro, boas utilidades públicas, que a cidade grande simplesmente resolve melhor.

    A sua iniciativa ainda assim é boa, já que acredito que a maior parte da finansfera desconhece o interior e muitas vezes não dá uma chance por falta de informação mesmo. A pessoa pode trocar o dia inteiro no escritório no ar condicionado por tardes na praia ou piscina.

    Curioso para ver as cidades futuras.

    Abraços e seguimos em frente!

    Pinguim Investidor
    https://pinguiminvestidor.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, PI.

      Muito obrigado pelo comentário.
      Pois é, cidades grandes geralmente são boas para ganhar dinheiro, mas quem está cansado de uma vida agitada uma cidade pequena é um bom para esfriar a cabeça.

      Abraços!

      Excluir
    2. No meu caso, a única solução é IF no exterior. Mas as cidades boas com infraestrutura, saúde e segurança são caras, especialmente as que são bonitas e com praia.

      Excluir
    3. Olá, Anônimo.

      Eu não vou morar no exterior. Vou ficar por aqui mesmo.
      Realmente. Esse tipo de cidade que você descreveu o custo de vida é muito caro mesmo.

      Abraços!

      Excluir
  11. Embora ainda esteja longe da IF, já fiz uma pesquisa sobre cidades litorâneas que já conheci e gostaria de morar e Jeri foi uma das cidades que considerei, além de Cabo Frio, Floripa e João Pessoa.
    Vi muita gente dizendo que Jeri não seria um lugar bom para morar e digo que depende muito do perfil de cada um.

    No meu caso que sempre fiz esportes e sou um amante de esportes náuticos, em especial o kitesurf(lá é o hawai do kitesurf), e também sou jipeiro (lá é top pra brincar nas dunas) Jeri se mostra uma cidade com características que me atraem além de ter muita coisa pra fazer pela região...
    Jeri é um local excelente para quem gosta de praia, pra passar o dia fazendo esportes ou só vendo o movimento, natureza selvagem, muito sol, agua quente e é solteiro e sem filhos. Pra quem tem família acho mais complicado, mas pra quem é solteiro e é do esporte é um paraíso.

    Jeri venta forte de Junho a Fevereiro, portanto o calor é bem aliviado com o vento, pra mim não foi problema, mas os dias sem vento realmente são muito quentes e um ar condicionado é item obrigatório em casa/hospedagem.
    Jeri é um dos 3 parques mais visitados do país, então a vila está sempre cheia o ano todo, já fui em março que é a baixa temporada deles com chuva e em outubro na temporada de kite e a vila estava sempre cheia. A noite é ótima, quase todo dia tem algo para se fazer. Fluxo de turistas gringas é enorme, brasileiras também, sempre tem gente nova por lá. Muito bom pra quem curte vida noturna.

    A questão da violência é relativa, como o lugar é pequeno e de certa forma meio isolado geograficamente e como a maioria das pessoas vive do turismo, ladrão não se cria lá, pois é um pouco trabalhoso sair de lá e é fácil ser descoberto, e se for, corre o risco de linchamento pelos próprios moradores, eu mesmo deixava meus kites montados na praia o dia todo e os deixava guardados numa casinha de uma barraca de praia que nem cadeado tinha, vai fazer isso em fortaleza, cumbuco ou em uma cidade grande...

    O custo de vida é bem baixo, sendo moradia e alimentação os maiores gastos, mas se acha umas casinhas boas por lá por um aluguel bom, tipo abaixo de 1k já pega casa boa, só é necessário ar condicionado pra se poder dormir á noite. Com comida também é tranquilo, principalmente se cozinhar em casa, mas se acha PF de 15 reais caprichado, basta colar nos nativos que eles darão o caminho das pedras...

    Não pretendo ter imóvel nem fincar raiz de vez em algum lugar, ao menos por enquanto, meu objetivo é que meus Fii’s paguem meus alugueis, e me dêem essa flexibilidade para poder morar em lugares como esse pelo tempo que eu quiser e certamente Jeri vale passar uma temporada por lá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anônimo.

      Muito obrigado pelo excelente comentário. Concordo contigo. Para quem gosta de esportes esse é um bom lugar. Há muitas pessoas que estão cansados da cidade grande e um lugar desse pode ser um paraíso.

      Abraços!

      Excluir
  12. Assim como alguns colegas aqui me surpreendi também com você indicando uma cidade do Ceará (por conta das atuais notícias, faz parecer que é o segundo estado mais violento depois do RJ - não tenho embasamento, apenas falo sobre a percepção).

    De todo modo estou achando ótimo esta sua série de posts! Continue!

    Abraço!

    K.T.
    thekronostrader.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, KT.

      Pois é, eu quis quebrar a rotina dessa vez. A cidade fica no Ceará, mas não é violenta. O problema para muitos é por que é pequena.

      Abraços!

      Excluir
  13. Tudo que contaram acima é válido alem da falta de infraestrutura e difícil acesso.
    Prefiro AQUIRAZ tem condomínios fechados e perto de fortaleza que tem toda infra que precisamos.
    Estive refletindo sobre morar em cidades pequenas mas ultimamente tenho pensado em coisas básicas que temos em grandes cidades que em pequenas cidades ainda não é realidade, como shoppings e cinemas todo tipo de serviço de manutenção desde um carro a uma tela de celular,servições como Iffod e uber , bons hospitais e helicópteros de resgate, água luz internet esgoto funcionando perfeitamente atacarejos e supermercados lojas de conveniência postos 24 horas. Foi o que me veio a cabeça ultimamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, SM.

      Isso que você mencionou faz muito sentido. A maioria das cidades por volta de 20k de pessoas tem quase tudo, claro não tem cinemas e shoppings. Cada um tem que avaliar o que é melhor para si.

      Abraços!

      Excluir
  14. Existem muitos brasis dentro do Brasil. Jeri é uma cidade turística, com belas praias porém um pouco isolada.
    Levantaram a bola da violência no Ceará, é importante que se diga que depende muito do local, Fortaleza por exemplo, é uma cidade bastante violenta, porém Jeri já é extremamente pacata, se quiser você dorme de portas abertas e ninguém mexe.
    De qualquer forma o estilo de vida é difícil para quem vem de capital se adaptar, em cidade pequena as coisas acontecem de forma mais peculiar, não há grande variedade de opções, mas em compensação o custo de vida é mais barato, que se adequaria a uma fire low cost.
    Paea se ter ideia, morei um tempo numa cidadezinha de 40k habitantes, meu aluguel era de 300 reais em uma casa com 80 m2 e garagem para 2 carros.
    A soma das despesas não passava de 2sm.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, ES.

      Sim, eu pesquisei e essa cidade não é violenta. Até coloquei um link sobre os homicídios.
      As capitais do nordeste são todas violentas. Tomara que melhore um dia.

      Abraços!

      Excluir
  15. Olá Cowboy. Conheço Jericoacoara apenas por uma vez em que fui lá. É bonita mesmo e eu acho que tem potencial turístico de ser melhor se houver investimentos. Concordo com o que o pessoal falou aí sobre o clima: lá é tenso. 07:00 da manhã e o sol já está queimando. As praias lá não são como as da Bahia por exemplo, rodeadas de coqueiros, lá o sol te ferve sem sombra a beira mar. O lugar mais bonito lá é a tal Lagoa do Paraíso. Mas precisa de carro bom pra se locomover por lá. O grande barato de Jeri é o vento ideal pra windsurf. Ali é perfeito. Sugiro uma capital que é tranquila pra morar: Palmas. Achei massa demais! Organizada, ruas largas, uma represa bonita próximo ao centro. Gostei demais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anônimo.

      Muito obrigado pela contribuição.
      As pessoas falam bem de Palmas mesmo. É uma cidade que é média e tem boas estruturas.

      Abraços!

      Excluir