terça-feira, 28 de maio de 2019

Cidade do interior para morar após a IF - Nova Petrópolis - RS


Vou fazer algumas postagens sobre cidades pequenas do interior do Brasil para morar após IF (Independência Financeira). Eu não tenho objetivo em morar fora do Brasil, e acredito que muitos aqui também não. 

Muitos reclamam que o Brasil não é um país seguro e realmente não é, mas em muitas cidades pequenas e médias há segurança, bons hospitais, trânsito tranquilo, etc. 

Hoje vou começar por Nova Petrópolis - RS. Sugestões são bem-vindas para novas postagens.

Nova Petrópolis é um município do estado do Rio Grande do Sul, no Brasil. Tem 160 anos. Com população aproximadamente de 21 mil habitantes, segundo o IBGE - 2018. Com um IDH considerado alto. Faz fronteira com: Picada Café, Linha Nova, Caxias do Sul, Gramado, Santa Maria do Herval, Vale Real e Feliz.

Apesar de ser uma cidade do interior está apenas 90 KM de Porto Alegre - RS.

Nova Petrópolis possui um clima Subtropical ou literalmente um clima Temperado Oceânico úmido com precipitações constantes ao longo do ano. No verão possui temperaturas amenas, em torno de 21.5 °C, segundo a Somar Meteorologia, com alguns dias mais quentes, mas com noites sempre agradáveis e moderadas pelo ar das montanhas e dos bosques. Os invernos podem ser rigorosos com temperaturas abaixo de 0 °C, com fortes geadas e ocasionais nevadas.

A cidade é turística, mas mesmo assim os imóveis não são tão caros. Aluguéis são baratos. E também está próxima de Gramado que uma cidade muito bonita.

Eu dei uma pesquisada na internet e vi alguns imóveis para alugueis no valor de R$ 600,00 reais muito bons e alguns maiores no valor de R$ 1000,00. Há outros valores. Cada um decide qual o valor que caiba no seu bolso.

Um exemplo de prédio da cidade Nova Petrópolis

Turismo

  • Torre de Informações Turísticas;
  • Parque Aldeia do Imigrante (Aldeia Histórica, Museus, Foto à Moda Antiga, Lagos, Lojas);
  • Praça das Flores;
  • Labirinto Verde;
  • Morro da Árvore (Linha Imperial - 8Km do Centro);
  • Praça Theodor Amstad - (Linha Imperial 8Km do Centro);
  • Pinheiro Milenar (Linha Imperial - 8Km do Centro acesso junto a Praça Theodor Amstad);
  • Cascata Johann Grings (Linha Imperial - 8 km do Centro);
  • Paredão Malakoff (Linha Brasil - 21 km do Centro);
  • Pedras do Silêncio (Linha Brasil - 21 km do Centro);
  • Panelão (Linha Araripe - 23Km do Centro);
  • Ninho das Águias - Voo Livre (8 km do Centro em direção a Caxias do Sul);
  • Moinho Rasche;
  • Mirante Menino Jesus de Praga (Linha Imperial- 11 km do centro);
  • Esculturas Parque Pedras do Silêncio (Linha Brasil- 15 km do Centro).
  • Roteiros Turísticos: Roteiro Auto- Guiado de Natureza ( Caminhos das Colônias, Morro Malakoff e Pinhal Alto), Malakoff Ecoturismo, Caminhos Germânicos, Alemães do Sul, Ecoviv, Cooperativismo e Rota Cervejeira.

Eventos

  • Verão no Jardim da Serra Gaúcha (Janeiro a Março);
  • Festa do Figo (início de Fevereiro)
  • Magia da Páscoa (Inicia uma semana antes da Páscoa);
  • Festimalha (Abril/ Maio);
  • Festival Sabores da Colônia (Junho)
  • Rural Show (Junho ocorre a cada 2 anos)
  • Festival Internacional de Folclore (2ª quinzena de Julho);
  • Kerb in Tannenwald (Setembro)
  • Festival da Primavera - Frühlingsfest (Setembro);
  • Natal em Cores (Novembro/ Dezembro);

Fonte: Clique aqui. Algumas coisas eu resumi do site Wikipédia. 

É isso pessoal. Aceito sugestões para melhorar as próximas postagens.

Abraços,
Cowboy Investidor

43 comentários :

  1. Cowboy, moro no interior, cidade pequena menos de 10k/hab.
    Tem muita gente que fala sobre mudança pro interior desde os tempos do blog do Pobretão.

    Cara, na real, dependendo do que a pessoa busca, mudança de cidade é apenas uma tentativa de fuga da realidade. Morar em cidade pequena tem vantagens e desvantagens, até aí normal.
    É fato também que morar em cidade pequena pós IF é bem diferente que antes da IF, visto que não há necessidade de emprego e afins, é uma realidade para poucos, mas é uma possibilidade, o mesmo se aplica a aposentados.
    Mas vejo que muitos romantizam seus comentários sobre cidades pequenas, como se cidade pequena fosse um universo totalmente diferente da cidade grande. Como se cidade pequena fosse uma espécie de "reino encantado". Não é.

    Tenham consciência disso e não fiquem viajando na maionese, que em cidade pequena as mulheres são diferentes, que não há vaidade, entre outras suposições infantis e completamente falsas.
    Querem mudar para um lugar menor para não enfrentar trânsito, mudar de ambiente, ter mais segurança, OK. Mas não fiquem esperando muito mais que isso.
    Gente é gente em todo lugar, mas lendo alguns comentários parece que tem pessoas que acreditam que cidades pequenas fazem parte de outro planeta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anônimo.

      Obrigado pelo comentário.
      Como falei no post. Eu vou fazer posts de cidades pequenas e médias. Eu estou visando mais tranquilidade. Agora se o cara quiser passar o rodo geral nas mulheres ele tem que morar em cidades grandes. Em relação a mulheres e pessoas diferentes. Eu estou ciente disso. Até na roça as mulheres são iguais as das cidades grandes. Não há mais diferenças.

      Abraços!

      Excluir
  2. Já estive ai em NP e achei super ajeitada e tal porém morar não sei não. Não deve ter nada para fazer alem de andar no labirinto da praça principal kkkk.
    Frio pracas no inverno e povo alemão que não é muito receptivo aos de outra cultura. Morar tlvz não mas quem sabe logo ali do lado em Capão da Canoa hein? Kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anônimo.

      Pois é, é só uma sugestão. Eu mesmo não moraria nela por causa do frio intenso. Porém há pessoas que gostam. Vi que há muitas cidades próximas a ela que são boas também. A pessoa pode escolher.

      Abraços!

      Excluir
  3. Gostei da ideia do post mas eu concordo com os Anons acima! Eu cresci numa cidade do interior e, quando crianca, posso dizer que foi excelente! Muitos amigos, seguranca, boas escolas. Hoje nao me imagino vivendo numa cidade tao pequena. Claro que isso é muito pessoal, mas eu prefiro cidade medias de 300-600 mil habitantes com estrutura melhor de lazer, atividades outdoor, restaurantes, etc. Tambem nao quero mais morar em cidades grande tipo Sao Paulo, Rio. Passei bons anos em SP, consegui alavancar minha carreira la mas hoje ja nao da mais.
    Mas eu curto muito passear em cidades como essa ai, pequenas, com clima ameno, com alguma historia, etc.

    Abs!
    Executivo Investidor
    www.executivoinvestidor.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, EI.

      Obrigado. Eu nunca morei em cidade pequena. Eu cresci na zona rural e depois fui morar em cidade média (400 mil habitantes). Depois só morei em cidades grandes. Em relação a cidades pequenas a segurança é bem melhor mesmo.
      Cidades médias no Brasil tem de tudo, mas não muito seguras, pelo menos as que eu conheço. Vou dar uma pesquisada de uma para a próxima postagem.

      Abraços!

      Excluir
  4. Tendo qualidade de vida é o que há. Cidade muito bonita por sinal. Morar em cidade grande após IF não é minha praia. Aguentar transito travado, violencia exacerbada não vale a pena todo esse estresse. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Gari.

      Eu também concordo com você. Viver uma vida tranquila em cidade grande é quase impossível. Melhor ir para uma cidade pequena e tranquila.

      Abraços!

      Excluir
  5. Olá Cowboy!

    Legal a iniciativa. No Brasil há várias cidades legais para se morar. Essa que você citou hoje é bem interessante para quem curte um friozinho (meu caso, acho hehe)

    Eu moro em uma cidade média (600 mil) e gosto daqui. Apesar do transito estar a cada dia pior, a cidade é bem estruturada. Como na IF não terei a obrigação de rodar diariamente e sempre em horários de pico, não vejo problema.

    Logo acredito que mesmo sendo IF, não mude de Sorocaba-SP.

    Outra cidade que dizem ser interessante aqui no interior de SP é Indaiatuba. Fica como sugestão para o próximo post

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, II.

      Legal. Ouvi falar que Sorocaba é uma boa cidade. Vou dar uma olhada em Indaiatuba. Obrigado pela sugestão.

      Abraços!

      Excluir
  6. Boa idéia par ao post Cowboy!
    Veja que depois da IF a pessoa nao vai ter tantos compromissos e nem vai pegar mt transito na hora do RUSH. Dá pra pegar um bairro bom e ficar tranquilo lá mesmo, dentro da cidade grande, tipo praia dos ingleses ou canasvieiras em Floripa.

    É bom reforçar que temos que diminuir nossos custos na IF. Cidade pequena se tiver boas escolas é bom pra criar filhos, também você passa mais tempo com eles e pode ensinar coisas fora da escola num sistema de homeschooling ou intensificar o aprendizado de linguas.

    Eu quero morar no litoral depois da IF. Até agora só sei disso, de preferência com água quente (odeio agua gelada) e ondas para surfar. Pode ser cidade pequena ou média.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, FS.

      Nesse caso de ficar em um bairro fora é uma alternativa. Mas se a pessoa quiser gastar menos e viver em um imóvel legal. Acredito que morar em cidade pequena a média é melhor.

      Morar na praia parece ser legal. Vou pensar a respeito disso.

      Abraços!

      Excluir
    2. Sabe aquela vez que o helicóptero da Globo mostrou um monte de traficante do RJ fugindo correndo morro-acima?

      Sabe pra onde toda aquela cambada foi morar depois daquilo? Pois é, FLORIANÓPOLIS!

      A criminalidade explodiu como nunca antes nos últimos anos em SC. Tem até faccão famosa agora, o PGC (Primeiro Grupo Catarinense).

      Não achem que SC é Alemanha brasileira, pois tá muito longe de ser.

      Excluir
    3. Olá, Anônimo.

      Realmente há muitas cidades violentas hoje. E Floripa está inclusa.

      Abraços!

      Excluir
  7. Show de bola a iniciativa Cowboy. Conheço Nova Petrópolis e é muito bonita e organizada.
    Ansioso para acompanhar a série e conhecer mais opções como esta. Abcs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, AA40.

      Obrigado pelo comentário. Pois é, eu nunca fui a essa cidade. O pessoal fala que é bem bonita e legal. Já fui a Gramado e Canela.

      Abraços!

      Excluir
  8. Minha sugestão para o post: Taubaté.

    Perto de SJC, perto de Ubatuba, e relativamente perto da Capital.

    Imóveis baratos, clima de interior, mas sem ser tããão pequena e provinciana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Animal.

      Eu pesquisei aqui. Taubaté é meio violenta. Eu vou sugerir cidades com indicies de homicídios abaixo de 10 por 100 mil habitantes. Obrigado pela sugestão.

      Abraços!

      Excluir
    2. Fala Cowboy! fale sobre SJC. Excelente cidade, um dos maiores IDHs do Brasil, indice de homicidios de 5 por 100 mil, perto do litoral norte de SP, Campos do Jordão, SP, RJ).

      Excluir
    3. Olá, Anônimo.

      Obrigado pela sugestão. Acabei falando de Atibaia. Essa daí é uma boa cidade.

      Abraços!

      Excluir
  9. Fala Cowboy, parabéns pelo tipo de postagem.
    Realmente as cidades do sul me agradam mais pelo clima frio.
    Adoro esse tipo de clima, o ruim é só pra acordar pela manhã...kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, ISN.

      Obrigado pelo comentário.
      Como você vai estar na IF levantar cedo não vai ser necessário. Pode ir para lá sem problemas.

      Abraços!

      Excluir
  10. excelente ... no aguardo de novas cidades !

    já estive nesse local, cidade bem aprazível

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anônimo.

      Que bom. Então, essa dica minha foi até boa.

      Abraços!

      Excluir
  11. muito bom o post
    fico no aguardo pelas do RJ ;)
    envelhecer cercado pela natureza em uma cidade do interior é uma boa

    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Scant.

      Sim, vou trazer umas do Rio.

      Abraços!

      Excluir
    2. Digo a vcs uma coisa, esqueçam cidades do interior do RJ estão um lixo também, que o digam as da região dos lagos e costa verde, vagabundos se espalhando geral aqui, recomendo as cidades do interior de MG e interior de SP.

      Excluir
    3. Olá, Anônimo.

      Obrigado por falar disso. Estava pensando Petrópolis. Vou fazer de MG e SP.

      Abraços!

      Excluir
    4. teresopolis tb tem fama de ser top aqui no rj

      abs!

      Excluir
  12. Nao tem problema ser cidade pequena mas tem que ser meio perto de uma grande pra vc matar a saudade do transito e outros perrengues, ir no cinema, fazer compras, etc. No caso seria Gramado ou Caxias porque pra Porto Alegre na prática dá umas 2 horas de carro. Frio é relativo, estando bem agasalhado ainda da pra sair na rua. Só com chuva e neve é que ninguem merece.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Vagabundo.

      Essa do post é só 70 KM. Bem próxima a Porto Alegre. Menos de 2 horas de viagem.

      Abraços!

      Excluir
  13. Parabéns pela criatividade do post, Cowboy.
    Eu tenho uma idéia de quando conseguir a IF não ficar em uma cidade só, e sim ir passando de tempos em tempos em alguma cidade diferente, então é muito bom ver o que você vai colocar por aqui.
    Sugiro cidades do centro oeste e de MG.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, IS.

      Obrigado pelo comentário. Essa ideia de mudar de cidades de vez em quando é ótima.
      Sim, vou fazer de todas as regiões.

      Abraços!

      Excluir
  14. Cowboy,
    Acho que o lugar ideal e meio termo para viver pós-IF são cidades brasileiras entre 100-150 mil habitantes, é pacata mas tem lugares razoáveis, nao tem transito, cine meio vazio, bons restaurantes, lugares adequados para praticas desportivas, uma padaria q faz um pao legal e com diversidade, uma internet de qualidade, um aeroporto micro mas comm um voozinho da azul para algum grande centro com preço razoavelmente acessível, etc. Dentro do que estou falando em GO, MS, MT, SP, MG, SC, PR... tem muitas cidades assim, com toda certeza melhor proveito do que partir cidades de 10 mil habitantes nos cafundós... norte ou sul.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anônimo.

      Pois é, cidades com 100 a 150 mil habitantes são boas e geralmente tem tudo mesmo. Estou pesquisando algumas para os próximos posts.

      Abraços!

      Excluir
  15. Poderíamos iniciar um banco de dados dessas cidades. Quem da blogosfera visitar uma manda fotos e pesquisa custo de vida para compartilhar com a galera. Fica a dica !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem tanto material na Internet sobre o tema...
      Cada um faz o que quer com seu blog, mas acho isso uma puta falta de assunto/masturbação mental.
      Quer mudar para uma cidade menor, pesquise por conta própria.

      Excluir
    2. Olá, Anônimo 1 de junho de 2019 14:26.

      Essa ideia é boa. No Youtube algumas pessoas fazem vídeos de cidades boas para morar.

      Olá, Anônimo 1 de junho de 2019 14:49.

      Existem materiais na internet sobre cidades mesmo. Porém é meio diferente do que eu estou fazendo. E eu estou fazendo do meu jeito.
      Há milhares de blogs de finanças e falam praticamente a mesma coisa. Então, se formos pensar do seu jeito não vamos escrever nada.

      Abraços!

      Excluir
  16. Goastaria de ver uma postagem (e, se dermos sorte, opiniões de eventuais moradores) sobre Maringá, que é uma cidade tida como pró-mercado, alto IDH e muitas vezes classificada em muitos rankings como a melhor do Brasil para se morar.
    Indaiatuba, já sugerida acima, também parece uma boa opção de postagem. Já visitei uma vez, por algumas poucas horas, e gostei do pouco que vi.
    Seria legal, ainda, uma cidade de praia. Sugiro Parati ou Angra dos Reis, que estão na parte mais bonita do litoral brasileiro e, por estarem razoavelmente longe de São Paulo e Rio têm um grau de degradação um pouco menor do que outras cidades litorâneas do eixo Rio-SP.
    Quanto ao comentário do anônimo das 14:49, concordo que qualquer um pode pesquisar na internet sobre outras cidades, porém, postagens como essas nos permitem discutir os prós e contras de cada uma sob a perspectiva de pessoas frugais e que buscam a IF, informação que, salvo engano, não se acha fácil por aí.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anônimo.

      Muito obrigado pelo comentário. Gostei da sua sugestão. Maringá é uma boa cidade. Irei dar uma pesquisada nessas cidades sugeridas.

      Abraços!

      Excluir
  17. Faz de Lucas do Rio Verde - MT.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anônimo.

      Nem conhecia essa cidade. Obrigado pela sugestão.

      Abraços!

      Excluir