segunda-feira, 29 de abril de 2019

Benefícios da educação financeira


Economizar dinheiro, ser cauteloso com as despesas, monitorar de perto a relação entre receitas e despesas: essas são todas as medidas que tomamos para aproveitar ao máximo nossas contas bancárias, para que não fiquemos esgotados no final do mês.

Desde contas pendentes de cartão de crédito até o pagamento de serviços públicos e itens essenciais, na maioria das vezes, há uma crise de dinheiro que quase todo mundo enfrenta e que nos deixa exaustos. Você acha que gostaria de aproveitar melhor seu dinheiro e aprender a gastar/economizar melhor?

A maioria das pessoas nem sabe o que é educação financeira. O melhor investimento que alguém pode fazer é, por si só, melhorar o nível de educação financeira que eles têm. Sim, o conhecimento é a chave e é a solução óbvia para ajudá-lo a se tornar financeiramente sólido. Tudo o que você precisa em termos de investimento é um compromisso de seu tempo e esforço. Devido ao seu conhecimento financeiro, você pode ter uma vida inteira de benefícios que estão se acumulando. Compreender conceitos econômicos básicos pode parecer fácil, mas implementar esses princípios requer tempo e esforço.

A educação financeira é importante e neste post, mostra sobre os vários benefícios de ter conhecimento em finanças e como isso pode diferenciá-lo dos outros e dar-lhe uma vantagem adicional sobre a administração e o investimento do seu dinheiro.

O que é educação financeira?


Educação financeira, resumidamente, é a capacidade de entender o dinheiro e como ele funciona, incluindo sua gestão, investimento e gastos. Ser financeiramente sensato e consciente sempre funciona a seu favor, pois permite tomar decisões de investimento que podem ajudá-lo a dobrar seu saldo. Mesmo quando você está ocupado com sua vida profissional ou pessoal, colocar seu dinheiro nos lugares certos, ou seja, no mercado de ações ou no mercado financeiro, pode ajudá-lo a se tornar mais lucrativo.

Compreender certos princípios comuns, como definir metas financeiras, saber como orçar, investir também e entender como a aposentadoria funciona, pode fazer a diferença. Você precisa saber como operar para que seu dinheiro funcione para você, e não o contrário. Em outras palavras, dá-lhe a capacidade de ser um credor e não um mutuário. É hora de deixar de lado a ansiedade financeira e tomar medidas para que o seu dinheiro poupado seja aumentando.

Benefícios da educação financeira


Orçamento


Fazer uma lista de seus ganhos e despesas a cada mês é importante para começar a ganhar força financeira. Desta lista, é vital descartar as despesas absolutamente necessárias e reduzir as despesas fúteis para aumentar a economia ao mesmo tempo: esta é a base do orçamento. O orçamento permite que você reserve fundos e quantias de despesas a cada mês para que você saiba exatamente como seu dinheiro sai da sua conta e se essa proporção é adequada para seus ganhos. O orçamento oferece uma excelente visão geral da sua conta e ajuda você a manter um limite de economia.

Ser independente


Se você está apenas começando, é melhor aproveitar suas economias para diminuir a dependência de outra pessoa. Isso não só faz você independente, mas também ajuda você a entender melhor suas finanças. O crescimento do seu conhecimento financeiro também ajuda você a tomar decisões melhores e gerenciar melhor seu dinheiro.

Benefícios econômicos e responsabilidade social


Como um consumidor bem informado e com conhecimento financeiro, aumenta a estabilidade econômica porque os consumidores bem informados fazem investimentos sólidos que ajudam a injetar fundos na economia.

 Aprenda a escolher as melhores opções


Há muitos credores: bancos, instituições financeiras, empresas financeiras não bancárias, seguradoras, corretoras, cooperativas de crédito, firmas de administração de ativos, etc. que oferecem ao consumidor opções para seus investimentos. A educação financeira ajudará você a escolher a melhor opção do lote em vez de tirar uma foto no escuro.

Sistema dinâmico


O mercado é volátil e em constante mudança: com uma combinação de players locais e globais, avanços tecnológicos através do uso de tecnologia financeira, comércio eletrônico, etc. podem gerar visões contraditórias na mente de um investidor: a educação financeira ajuda a combater essa confusão e oferece uma perspectiva sólida sobre onde investir seu dinheiro, quando mudar seus investimentos.

Planejamento de aposentadoria


Poupança e investimentos são termos do futuro: o que você economiza ou investe hoje pode ajudá-lo amanhã. Você precisa entender o mercado de ações e o mercado monetário para obter uma visão completa do tipo de investimento em que você pode investir e onde depositar seu dinheiro para crescer ao longo do tempo. Esta é uma aposta segura que lhe permite obter reembolsos por um longo período de tempo e, finalmente, ajuda você a planejar sua aposentadoria. Isso pode parecer uma possibilidade remota, mas valerá a pena quando você chegar a esse lado da ponte.

Além disso, saber gerir o seu dinheiro pode ajudá-lo a aumentar os seus investimentos e ganhos potenciais, defender o seu portfólio de investimento e mitigá-lo para que não sofra perdas desnecessárias e, finalmente, melhorar a qualidade da sua vida financeira.

Lembre-se, a falta de conhecimento financeiro no mundo hoje pode fazer você retroceder muito, apenas ganhar dinheiro e tê-lo lá na sua conta não é inteligente, você deve agir de acordo com o dinheiro para fazê-lo funcionar. Conforme as gerações começam a perseverar para ganhar muito dinheiro, elas se esquecem de dedicar tempo para introduzir conceitos básicos, como fazer as economias e os investimentos certos para garantir seu futuro. Não ignore isso.

Procure ler tudo o que puder para ampliar seus horizontes sobre as tendências do mercado; assumir riscos calculados com base no mercado de ações e no mercado monetário; O mais importante de tudo é que você se lembre de que seu dinheiro vai para onde você leva.

Para ler o texto original clique aqui.

Abraços,
Cowboy Investidor

10 comentários :

  1. Cowboy Investidor,

    Muito bom o seu post, ainda mais para mostrar para quem ainda não conhece a importância da educação financeira.

    Boa semana,
    Simplicidade e Harmonia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá SeA,

      Muito obrigado pelo comentário.
      Pois é, para quem não tem conhecimento esse post pode sim ajuda-lo.

      Abraços!

      Excluir
  2. Num país com falta de educação financeira, posts como o seu são super importantes.

    Para no futuro termos mais investidores e pessoas que controlam melhor suas finanças.

    Todos os meses estou fazendo um post sobre as melhores postagens dos blogs de finanças e investimentos. Este mês o seu post foi um dos escolhidos.

    Abraço e bons investimentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, DIL.

      Verdade. Muito obrigado por colocar a postagens no seu blog.

      Abraços!

      Excluir
  3. Fala Cowboy! Post essencial, de grande importância. Te adicionei na minha lista, sinta-se à vontade para adicionar meu pobre blog no blogroll: https://funcabeta.blogspot.com Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, PDS.

      Obrigado pelo comentário. Adicionado.

      Abraços!

      Excluir
  4. Pois é, não se ensina em casa, não se ensina na escola.
    Tudo para continuarmos na corrida dos ratos vivendo de rotativo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, CP.

      Poucas pessoas sabem sobre finanças e continuam na corrida dos ratos.

      Abraços!

      Excluir
  5. Educação financeira é o respiro que temos em uma sociedade cada vez mais desmantelada como a hodierna.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, FR.

      Pois é, muitos não estão nem aí para finanças. Só querem gastar.

      Abraços!

      Excluir