Não sei se é o seu caso, mas se você for um pouco diferente das pessoas que convivem diariamente, as críticas, esnobações, zoações podem ser algo que podem ocorrer.
Como já falei aqui em algumas postagens anteriores. O pessoal do meu trabalho sabe ou suspeita que eu invisto, porém não sabe em que e como. Na verdade, só uns 3 que sabem, pois esses também tem um perfil parecido comigo.
Aqueles que seguem o comportamento do povão gostam de ficar me enchendo o saco, claro que não são todos, mas são a maioria. Eles querem que eu me comporte como eles. E se for diferente você não "vive a vida". Comentários a respeito disso são feitos, como:
- Quem vai herdar sua grana, já que você não tem filhos?
- Você nem viaja.
- Você nem compra feira.
- Você nem vai a bares e boates.
- Você vive apenas de oxigênio. É como uma planta que vive de fotossíntese.
E os comentários seguem. Muitos são comentários maldosos. Sei que eles não conseguem ter uma vida financeira equilibrada e descarregam as suas frustrações em mim. Muitos comentários são até engraçados, mas chega uma hora que fica cansativo.
As pessoas querem que você vive uma vida que elas acham melhor, ou seja, se você não viver o que elas querem que você viva, então você não sabe "viver".
Eu não gosto de boates, de carnaval, de ficar gastando dinheiro com futilidades, com roupas de marcas bregas e de ficar postando fotos em redes sociais. Alias, nem uso mais isso há anos, exceto o Whatsapp, mas participo apenas de um grupo de família (primos e irmãos) e um de investimentos (5 pessoas).
Eu viajo pelo menos uma vez ao ano, saio com mulheres, com outras pessoas que não são colegas de trabalho, mas não fico falando isso no trabalho. Logo, para eles eu não tenho vida, já que não posto em redes sociais ou não falo para eles. Claro, eu não devo satisfação a ninguém, então faço o que eu desejar.
Para eu fugir desses comentários dos colegas, a solução é diminuir as conversas com eles. Nesse caso vou tomar meu café com rapidez e voltar para a minha baia. Isso já comecei a fazer. Vou ficar parecendo um antissocial. Porém é melhor do que ficar ouvindo comentários bobos e maldosos.
Antes que alguém me pergunte: Sou servidor público e lá o trabalho é pouco e o tempo para falar besteiras é grande. Essas conversas acontecem mais na hora do café e não no almoço. Já que eu almoço sozinho ou com um colega que é investidor também.
Hoje a gente vive mais tempo com colegas de trabalho do que com amigos e familiares. E quando você tem colegas chatos, o trabalho começa a ficar chato também. Mesmo tendo um salário bom, às vezes eu tenho até vontade de pedir uma licença antes da IF e tocar alguns projetos.
É isso pessoal. Vocês são zoados, criticados por colegas, amigos, etc, por que você tem comportamentos diferentes dos deles?
Abraços,
Cowboy Investidor
Cowboy, muito legal o post e muito pertinente o assunto.
ResponderExcluirSempre defendi a tese que para micro e pequenos investidores terem sucesso pesam muito mais as características pessoais do que os conhecimentos sobre investimentos.
Podemos ver isso aqui na blogsfera, vários blogueiros se descrevem como pessoas tímidas, discretas etc. E isso é em grande parte o que acaba possibilitando o acúmulo de patrimônio, a pouca necessidade de gastos.
Toda pessoa que tem comportamento diferente do grupo ao qual faz parte pode sim ser vítima de tudo isso que você citou. Como reagir a isso depende muito da personalidade da própria pessoa e dos tipos de colegas ou familiares que estão zoando.
Essa questão de "curtir a vida" é clássica, eu também não gosto de baladas, aglomerações, bebedeiras etc. Isso por si só é sinônimo de não curtir a vida para muitas pessoas, mas é só observar que o curtir a vida de boa parte desse povo é encher a cara nos fins de semana pra contar vantagens na segunda feira.
Tem muitos comportamentos patéticos que desnudam a hipocrisia de muitos, um clássico são os casados que ficam inventando inúmeros motivos para não voltar pra casa, os caras preferem happy hour com colegas, futebol, hora extra, qualquer coisa a ter que conviver com a esposa. Contraditório não? São muitas vezes os mesmos que querem zoar os solteiros e tímidos. A verdade é que muitos vivem em casamentos fodidos, a esposa não aguenta os caras em casa e ainda querem contar vantagem.
Mas podem haver situações piores, quando familiares próximos são os autores dessas zoeiras, quem tem família zoada (não são poucos) pode sofrer com isso e se parentes souberem que você tem dinheiro aí fodeu.
Olá Anônimo,
ExcluirParabéns pelo excelente comentário. Isso que você falou estou de acordo.
Minha família (irmãos e pais) é de boas, pois todos estão buscando as mesmas coisas que eu busco.Ou seja, ter uma vida confortável e não seguir a manada.
Meus parentes são bem tranquilos, já que eu tenho pouco contatos e quando tenho procuramos falar de outros assuntos. Então, o que pesa mais são os meus colegas, já que meu contato com eles é maior.
Abraços!
Acredito que o ponto principal é justamente a questão da frustação. Pessoas frustradas odeiam ver o progresso das outras. É insuportável para algumas pessoas que alguém que ganhe a mesma quantia seja equilibrado financeiramente. Também sou servidora pública e concordo com você. As vezes é muito tempo livre e pouco trabalho. O salário no cargo que ocupo não é bem pouco , mas só o fato de me comportar diferente dos demais, viajar com mais frequência que os outros e não postar minha vida nas redes sociais já gera comentários.
ResponderExcluir*O salário é pouco.
ExcluirOlá Anônima,
ExcluirVerdade. E há vários aqui que tem o salário até maior que o meu, pois são mais velhos ou tem função. Aqui o pessoal conversa muito e trabalha pouco. Então tem muito tempo para zoar os outros.
Abraços!
Então.. isso talvez seja um "carma" de quem é investidor. Creio que isso se dá pois estamos na contramao do pensamento "viva hoje como se não houvesse amanhã".
ResponderExcluirEu, pelo menos, recebo comentários desse tipo todos os dias pois meus companheiros de proofissao gostam muito de ostentar. Os homens principalmente... Pra """impressionar""” as mulheres... Eu estou absolutamente nem aí e só dou uma risadinha de canto de boca. Eu lido dessa forma.
Uma breve observação... Na ultima linha do 3° paragrafo e no 3° exemplo dos tópicos onde tem "ha" deveria ser "a". E perceptível que e erro de corretor ortográfico mas... Fica a dica...
___Comentários há respeito disso são feitos, como:
__Você nem vai há bares e boates
Abraços,
Intendente Frugal
Acabei esquecendo.. me adiciona nesse grupo de investidores? manda e-mail pra mim ou eu pra vc?
ExcluirOlá IF,
ExcluirIsso é verdade. Nós investidores vão "sofrer" com essas coisas.
Obrigado por me corrigir. Nem sei onde estava com a cabeça para escrever isso errado. Coisa que não deveria ocorrer.
Em relação ao grupo de investimento. Esse grupo é de amigos. Até posso ser seu amigo, mas esse grupo é mais particular mesmo. Logo, não poderei colocar ninguém, mesmo que seja conhecido.
Abraços!
Tranquilo,sem problemas
ExcluirPor isso que eu digo que investir é um ato solitário. Estamos na contramão dessa sociedade de consumo.
ResponderExcluirO importanto é estarmos felizes e convictos com nossas escolhas.
Abraços,
investidorsolitario.com.br
Olá IS,
ExcluirConcordo com você. Temos que falar pouco de investimentos e até fingir que estamos ferrados.
Abraços!
FFaz parte. Perdoe os idiotas e siga em frente
ResponderExcluirAbs
Olá ST,
ExcluirÉ o que estou fazendo.
Abraços!
Olá Cowboy,
ResponderExcluirJá passei por isso, durante anos... É pior quando se está confinado no ambiente de escritórios pois a manada faz seu jogo psicológico e muitas vezes tem que ter jogo de cintura pra não ser visto como um boçal.
Hoje estou mais blindado pois não falo da vida com ninguém. Nem os antigos amigos que comentava algo de finanças falo mais pois não tem o que falar (por isso não continuei o blog). Finanças é um tema que se pode resumir em um bom texto e alguns meses de experiência. Vir à Portugal me isolou num bom sentido também.
Mesmo assim na última semana cometi o erro de dar corda pra um coroa que me abordou no trabalho. Fui simpático e agora vou ter que responder o e-mail que ele me mandou sobre a empresa Amway, e nos próximos dias ele vai me pressionar com os argumentos opostos ao que você falou, que eu preciso buscar liberdade financeira e business em rede (eu gargalhei ontem ao ler o email e ver que se tratava disso. Ele passou uma hora me alugando numa hora morta do trampo sem dizer o que era).
Enfim, se eu fosse você assumiria uma postura mais dura. Você não está lá pra fazer amigos e sim pra por dinheiro no bolso e ficar bem longe desses cretinos cabeças de vento, provavelmente mais perto da sua boiada fazendo coisas úteis que lhe deixam feliz de verdade.
Eu digo sempre que posso que não falo da minha vida. No começo era desconfortável, agora me dá até satisfação.
Abandonou o blog?
ExcluirAlgumas postagens tinham um tom exagerado mas no geral eram boas. Eu acompanhava. Mas, entendo, se não há ideia, não há como ter blog.
futuramenterico.blogspot.com
Abraços.
CF, mais um aqui pra engrossar o coro. Carecemos de blogueiros que mostrem qual é a real do pós-IF. Continua lá que a gente curtia seu lance. Vai falando do cotidiano e de como vc se mantém. Fica aqui meu apoio.
ExcluirOlá CF,
ExcluirTemos que ter jogo de cintura mesmo. Chega uma hora que é bem chato. Antes até que eu ficava nervoso, mas agora estou ficando mais de boas.
Abraços!
E para quem está tentando começar a vencer na vida. Aí que esses comentários são mais poderosos negativamente falando.
ResponderExcluirPor isso evito ao máximo dizer o que penso ou o que faço. Até minha mãe já tinha me chamado de orgulhoso uma vez por não querer viver o resto da vida na pobreza. Infelizmente algumas pessoas tem uma visão que a vida é como numa novela da Globo, onde as pessoas comparam aqueles que querem crescer na vida, mesmo de forma honesta, aos vilões televisivos.
futuramenterico.blogspot.com
Olá FR,
ExcluirMuitas pessoas querem ver você fudido, essa é a verdade.
Eu falo algumas coisas que penso e fodas os outros. Não sou muito de ficar calado.
Abraços!
Comigo já aconteceu muito mas sempre levei na brincadeira ou então pelo lado do "ninguém chuta cachorro morto", aprender a dizer simplesmente não ajuda muito e quando não quero participar de um evento que eu acho o custo beneficio ruim simplesmente não vou... nem me dou mais ao trabalho de inventar uma desculpa, apenas digo "eu até iria, mas não estou afim!"rs
ResponderExcluirAcho que como vc falou faz parte da natureza humana atacar aquilo que ou a gente não entende ou não tem capacidade de conquistar, eu mesmo faço um bullying danado com os meus amigos que frequentam academia e estão em forma. E vc acha que eu não queria ter a mesma disposição deles? Lógico que sim, agora estou aí tentando perder peso como um desesperado igual relatei no meu blog....rs
Sr.IF
www.srif365.com
Olá Sr. IF,
ExcluirAinda bem que já aconteceu. No meu caso isso acontece há alguns anos.
Abraços!
Cowboy, eu costumo fazer da seguinte maneira:
ResponderExcluirRir de mim mesmo, ou como eu costumo chamar de autobullying, quando você começa a fazer piadas de si mesmo, levar na brincadeira, praticamente um show de autoestima, vai perdendo a graça... e incrivelmente o jogo se inverte, as pessoas aos poucos começam é a te admirar... "como aquele cara é forte!"... e você vai se blindando contra ataques.
As pessoas sempre querem saber algo de você, se você se afastar, não dizer nada, não alimentar de forma direcionada, ou mesmo não criar um personagem... elas fazem isso por você, elas inventam, te rotulam e te perseguem negativamente.
Se você foge, sabem que estão conseguindo te atingir, e as piadas e a pressão só tendem aumentar. É um ciclo negativo sem fim.
Não precisa interagir fortemente, não precisa se abrir, não precisa ficar "miguxo", trate apenas com assuntos do cotidiano e sobre o que as pessoas conseguem ver.
Você precisa estar no controle sobre a imagem que você passa e a que as pessoas tem de você.
Entenda e aceite que você é mais forte e mais preparado do que essas pessoas que te "agridem", por isso, você não precisa se retrair, muito pelo contrário.
Justamente elas tentam te atingir porque é a maneira que elas encontraram de tentar se mostrarem mais fortes que você.
Seja no comportamento e/ou fisicamente, não existe ninguém igual ao outro, nem ninguém perfeito, nem modelos a serem seguidos integralmente.
Trabalhar a mente é muito importante no processo de IF/FIRE. Mesmo se tivermos todo o dinheiro do mundo não teremos como ficar totalmente livres de interações sociais e o que advém disso.
Abraços e boa sorte na jornada!
Olá Unknown,
ExcluirMuito obrigado pelo seu comentário. Vou colocar algumas coisas que você escreveu em uso.
Abraços!
Todo mundo vai ser criticado sempre, nestas eleições tive que aguentar tia Bolsominion falando que funcionário público é vagabundo mesmo ela nunca tendo trabalhado na vida e viver apoiada no marido coronel da polícia militar que se aposentou aos 56 anos.
ResponderExcluirNo trabalho também me questionam não ter dois carros simplesmente por que aqui em casa são duas pessoas.
As pessoas criticam quem é diferente justamente por alguém assim representar uma ameaça a tudo que ela entende como lógica, ou razão.
Olá CP,
ExcluirAqui eu sou criticado pelo esquerdistas e também pelos caras gastadores.Geralmente esses fazem parte dos mesmos grupos.
Abraços!
Cowboy, tem que ter jogo de cintura, levar na brincadeira e até mesmo inventar um personagem como já comentaram. O lance é que vc vai ter que conviver com esses babacas por varios anos até poder chutar o balde. Vc nao quer que esses anos sejam um inferno. Tem que dar um foda-se pra opiniao alheia. Qual a sua opiniao ? Essa sim interessa, o resto que se dane.
ResponderExcluirOlá Vagabundo,
ExcluirEu já estou levando na brincadeira, mas como falei. Tem hora que cansa. E quando eu ver que isso vai acontecer eu vou sair da conversa.
Eu pretendo ficar mais uns anos aqui. Então vou ter que aguentar.
Abraços!
Acrescento aqueles comentários falseados de elogios expondo você para todos, inclusive para desconhecidos. Ex: Certo mesmo é fulano que não gasta com isso ou aquilo, O melhor é fulano que guarda o salário todo, etc.
ResponderExcluirOlá Anônimo,
ExcluirEssa é uma boa estratégia.
Abraços!
Sou igual a você Cowboy. Almoço sozinho ou com no máximo 1 ou outros 2 colegas.
ResponderExcluirPrefiro restaurantes mais em conta pois a maioria prefere gastar mais para serem vistos nos restaurantes com preços mais caros.
No que eu almoço só eu e este colega almoçamos lá, sinal de que estou fazendo a coisa certa. Não vejo ninguém do trabalho.
Olá VP,
ExcluirAqui tem colegas que almoçam em restaurantes caros e ficam me zoado. Falei para eles que eu almoço onde eu quero. O restaurante que eu vou é bom, só que é mais barato.
Abraços!
Cowboy também já passei por isso. Estou saindo dos grupos de whatsApp onde tem pessoal do trabalho e também tenho evitado falar sobre dinheiro. a maioria desse pessoal é endividado e faz parte da manada que vai ficar nervoso com a reforma da previdência, ninguém se preocupa em fazer uma poupança própria, a maioria quer mamar nas tetas do governo até na aposentadoria.
ResponderExcluirOlá BF,
ExcluirAqui o pessoal está puto com a reforma da previdência. Eles confiam muito no governo e não investe nada.
Abraços!
Passo por isso o tempo todo, e sou criticado geralmente pela galera da corrida dos ratos, a estratégia de falar pouco e tomar cafezinho rápido funciona, eu faço isso. Grande abraço, e bons investimentos!
ResponderExcluirOlá IT,
ExcluirA manada pensa que só eles que estão certo. Que bom que você já usa essa estratégia.
Abraços!
Fala Cowboy!
ResponderExcluirIsso ai acontece direto comigo, ainda mais que gosto de assuntos mais ocultos, sou meio taxado de louco, etcs.
Do meu trabalho sou o único que ainda não casou, ja sabem como é as brincadeiras, eu nem ligo.
Sobre o financeiro, apenas outro la sabe que eu invisto, o resto só comento alguma coisa sobre educação financeira.
Mas é isso, eu nem ligo para as piadinhas.
Abraços e sucesso!
Olá SB,
ExcluirEsse negócio de casamento é meio chato também. Também sou zoado por isso também.
Pois é, eu falo com eles que estou quebrado e pago dívidas antigas. Alguns acreditam outros não.
Abraços!
Eu vejo o pessoal reclamando desse tipo de coisa e não consigo entender.
ResponderExcluirNinguém tem coragem de chegar pra mim e falar qualquer coisa sobre minha vida, eu não dou essa liberdade a ninguém. Até minha mãe evita se intrometer, no máximo dá um ou outro conselho.
Acho que vocês estão dando brechas demais pra fofoqueiros. Quando começam a bater papo fútil eu logo dou as costas e sigo meu caminho. Com o tempo todo mundo vai entendendo que você não é de conversa furada.
No meu trabalho eu evito ficar de conversa fiada, ninguém sabe nada da minha vida e eu só sei dos outros o que eles falam entre si e eu acabo ouvindo sem querer.
Abraços!
Investidor Concursado
Olá IC,
ExcluirPara falar a verdade, eu dei muitas brechas mesmo. Você está certo em não dar brechas.
Abraços!
E logo no primeiro dia me pediram whatsapp pra colocar no grupo do trabalho, eu disse que não queria ser adicionado em grupo.
ResponderExcluirEsse tipo de atitude sinaliza pras pessoas o tipo de relacionamento vc quer ter no trabalho (estritamente profissional).
Olá IC,
ExcluirEsse negócio de grupos é complicado. Eu só estou nesses que citei no texto, mas nem uso muito.
Abraços!
Acho interessante salientar a sabotagem masculina tão comum e pouco falada. Aqui na blogsfera muitos questionam comportamentos e atitudes femininas, mas vejam esse contexto apresentado pelo Cowboy.
ResponderExcluirGeralmente quem fica enchendo o saco dos solteiros porque eles são solteiros são os outros homens, a maioria das merdas que ouvimos são de outros homens, é fato que mulheres podem pensar e falar entre sí coisas parecidas, mas o que mais vejo são homens sabotando e "perseguindo" homens, muitas vezes até por se sentir incomodado com o estilo de vida dos outros.
Olá Anônimo,
ExcluirConcordo com seu comentário. A maioria são homens mesmo. Raramente tenho críticas de mulheres. Os homens são 99% dos que enchem o saco.
Abraços!
Como falou anom 12:48.
ExcluirA verdade é que demonizam as mulheres, pelo que vejo, mas, muito homens "honrados" não valem o prato que comeklm. Pode ver que a maioria não sabe o que é empatia e altruísmo.
Zomba do outro se é mais pobre, se é mais rico, se é mais forte, se é mais fraco, se é mais feio, se é mais bonito. Parece que os homens olham mais para outros homens para fofocar e invejar que as mulheres entre si.
Para mim, existe pessoas boas e inúteis dos dois sexos. Essa dicotomia é chata demais, todos nós somos imperfeitos.
Olá FR,
ExcluirVocê tem razão. A maioria dos homens enchem o sacos de outros homens. É como você falou: há pessoas inúteis de ambos sexos.
Abraços!
Cowboy,
ResponderExcluirPenso que tudo isso tem tanta importância quanto você dá. Se você se sente bem com o que está fazendo, se está de acordo com o que você acredita e deseja, simplesmente siga em frente. Apenas não se importe, genuinamente.
Embarca na onda, faz piada junto (como algum anônimo já sugeriu) e segue a vida. O trabalho é o ambiente onde a gente (a maioria de nós) passa a maior parte do tempo, se você precisar viver se esquivando das pessoas para ter paz no trabalho, o seu ambiente de trabalho pode tornar-se objeto de um grande martírio. Eu no seu lugar inclusive almoçaria de vez em quando (uma vez por semana ou a cada 15 dias) com eles. Não fará diferença significativa no orçamento.
Perdão pelo extenso comentário.
Um abraço e sucesso!
ICV.
Olá ICV,
ExcluirEu estou indo de boas, mas as vezes o pessoal exagera.
Vou almoçar nada. Não quero dar munição para eles.
Abraços!