terça-feira, 4 de dezembro de 2018

6 erros que farão você perder dinheiro na bolsa de valores


Ninguém quer investir com o objetivo final de acabar perdendo seu dinheiro. No entanto, muitas dessas pessoas investem seu dinheiro de uma maneira, que há muitas chances de sofrer perdas bastantes altas.  

Portanto, se seu objetivo é ganhar dinheiro, você concordará comigo, pois você tem que identificar as coisas que não lhe interessam quando você investe para evitá-las ou que corra menos riscos em perder o seu dinheiro.

Abaixo eu descrevo 6 erros que farão você perder dinheiro na bolsa de valores.

Investir em maus negócios


Investir em ações de empresas que operam em negócios com baixas barreiras à entrada, nenhuma vantagem competitiva, cuja atividade está em declínio ou muito novos setores, os quais mudam rapidamente e onde o futuro é imprevisível. Alguns exemplos desses maus investimentos, que certamente irá fazer você perder dinheiro. 

Investir em empresas que você não entende


Fazer uma análise profunda de uma empresa e sua situação, geralmente leva profissionais, no mínimo 100 horas de estudo de documentação e informações sobre a empresa, antes de decidir investir. E eles até mesmo visitam e conversam pessoalmente com os proprietários ou com a gerência, para esclarecer os aspectos que não acabam sendo claros. E mesmo assim, às vezes eles estão enganados. 

Eu não sei se você percebe como você está vendido. Quando você compra ações em uma empresa que você não tem ideia de como ganha dinheiro ou que não está muito claro o que faz. 

Pagar um preço alto demais


Pode ser o melhor negócio do mundo, mas se tiver com um preço ruim e em um momento ruim, é muito provável que você perca dinheiro ou que tenha que levar muito tempo até que realmente valha o preço que você pagou. 

O mercado de ações e a economia são governados por ciclos econômicos que se repetem periodicamente. Não importa se você escolheu uma boa companhia. O que é certo é que, se estamos no final de um ciclo expansivo, você pode estar pagando um preço alto demais por empresas que funcionam muito bem e são administradas de maneira excelente. Lembre-se que você ganha dinheiro comprando bons negócios a preços muito baixos ou justos e não o contrário.

Investir apenas com visão de curto prazo


Não há investimento mais arriscado do que aquele que é feito com vistas ao curto prazo. É graças a todas essas pessoas que investem perseguindo os preços de um dia para o outro, com a intenção de obter retornos elevados no curto prazo, que fazem da bolsa um jogo de cassino. 

A cotação de qualquer negócio de curto prazo é uma autêntica loteria. Se você investir com os olhos no curto prazo, suas chances de ganhar dependem totalmente do acaso. Os únicos que ganharão dinheiro com total certeza serão seu corretor e seu consultor fiscal, que terão que colocar uma quantidade de transações em sua declaração de renda e podem justificar a cobrança de mais dinheiro. 

Investir em empresas com muita dívida


Muitas pessoas são atraídas por empresas que estão na moda, mas não fazem nenhuma analise. E muitas dessas empresas com problemas, que geralmente têm grandes guinchos em sua cotação. Dívida excessiva é sinônimo de problemas e maiores chances de perder dinheiro ou ser pego em um valor em ruínas.  

Há pessoas que gostam de colocar um pouco de dinheiro nas empresas em recuperação judicial. O que pode transformar seu investimento em uma aposta. Se tudo correr bem, seu dinheiro pode dobrar, triplicar, etc. Mas se der errado, você pode perder praticamente tudo. 

Investir em negócios onde não há alinhamento de interesses


Colocar dinheiro nas mãos de uma empresa onde os proprietários ou a gerência não arriscam o seu dinheiro como o do investidor. Ou seja, estão mais interessados em ganharem bônus ou comissões, mesmo se os acionistas perderem. Quero investir em empresas cujos diretores querem ganhar dinheiro conquistando seus acionistas e não às custas deles. 

Se você não quer perder seu dinheiro no mercado de ações, não faça nenhum desses 6 erros. Veja as suas decisões de investimento e pense melhor onde você vai investir o seu dinheiro.

Esse post foi adaptado. Caso queira ver o original, clique aqui.

Abraços,
Cowboy Investidor

18 comentários :

  1. Muito bom, acrescentaria mais um erro e esse eu cometi muito... embolsar pequenos lucros. Tinha mania de todas as vezes que um ativo valorizava muito eu vendia tentando garantir os lucros (que geralmente nem eram expressivos), depois ficava sem saber oq fazer com o dinheiro na mão. Acabava que eu vendia bons ativos, geralmente perdia o melhor da festa pois continuavam subindo e reaplicava em ativos piores, com o tempo isso só fazia minha carteira perder qualidade.

    Sr. IF365
    www.srif365.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sr. IF365,

      Muito obrigado pelo comentário.
      Esse negócio de ficar vendo para embolsar lucros no geral a gente só se ferra. Nesse caso para investidores que visam o longo prazo. Muito bem lembrado isso.

      Abraços.

      Excluir
  2. Excelentes argumentos, concordo com todos eles.

    Sigo esses argumentos como alguns dos critérios que utilizo para escolher ações.

    Abraço e bons investimentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá DIL,

      Obrigado pelo comentário. Seguir alguns critérios é bom para a gente não fazer merda.

      Abraços!

      Excluir
  3. A questão do preço alto é relativo, se vc aporta mensalmente e não nenhum grande investidor o preço no longo prazo tende a ser irrelevante, de resto concordo em tudo, abço !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá CdT,

      Sim, é meio relativo isso mesmo, só que se a gente comprar uma ação "cara" demais a recuperação é mais demorada. Faço isso por experiência, mas você tem razão.

      Abraços!

      Excluir
  4. Boas, coloca ae comprar uma dica hahaha


    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá IM,

      Rapaz, essa daí é boa. Muito bem lembrado.

      Abraços!

      Excluir
  5. Cowboy! Empresas que não lucram, empresas pré operacionais, empresas da moda, empresas que pagam dividendo sem lucro também ...ótima postagem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá BF,

      Muito obrigado pelo comentário. Isso aí é verdade.

      Abraços!

      Excluir
  6. Excelente post!
    Parabéns Cowboy!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Fala Cowboy!

    Com certeza, são todos erros que devem ser evitados.

    Eu, puxando um pouco a sardinha para meu método, acrescentaria também que não ter uma boa alocação de ativos e um eficiente rebalanceamento, também pode levar a ineficiÊncias no futuro rsrs

    Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá André,

      Obrigado pelo comentário. Realmente alocação de ativos é uma boa. Concordo com você.

      Abraços!

      Excluir
  8. Fala Cowboy,

    Esses dias estava falando com um amigo justamente sobre "Pensar somente no curto prazo"

    Se entrar nesse jogo a pessoa fica cega, melhor não consegue ver outra coisa senão o sobe e desce das ações. Ai fica maluco rs

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá II,

      Curto prazo deixa o cara louco. Eu nem gosto de ficar olhando cotação ações. Se o cara não ficar experto ele acaba vendendo tudo.

      Abraços!

      Excluir
  9. Se for assim 100% da finansfera investe em ações de forma amadora e até indígena, já que pelo seu argumento (que até faz sentido), só está 100% preparado para investir em ações quem fizer o levantamento de mais de 100h de estudo da empresa e conversar com os donos e gerentes.

    Mas acredito que ninguém vai fazer isso e vamos continuar comprando ações sem saber 1% da empresa mesmo (só o superficial).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo,

      Esse 100 horas foi um exemplo. Mesmo que o cara faça tudo isso ele ainda não vai saber tudo da empresa.
      E acredito que a maioria sabe somente o superficial mesmo. Concordo com você.

      Abraços!

      Excluir