quinta-feira, 15 de novembro de 2018

A Proclamação da Republica foi um erro?

Hoje o Brasil comemora a Proclamação da Republica. Será que isso foi bom para o Brasil? Há muitas pessoas que falam que foi um erro. E que nessa época o Brasil era um dos países mais próspero do mundo. Abaixo deixo um vídeos de um cara que acompanho e tem bons comentários sobre os temas que aborda.

Abraços,
Cowboy Investidor

32 comentários :

  1. Fala Cowboy!

    Legal o vídeo. Já vi outros com posicionamentos parecidos. Difícil dizer se estaríamos melhor como monarquia hoje. Como fazer isso é meio que perda de tempo, o jeito é cobrarmos para que esse governo que se inicia em 2019 seja o que esperamos há tempos.

    Pois vejo muitos empolgados (eu também mesmo com algum desdém).

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá II,

      É verdade. Agora não tem mais jeito. Só nos falta cobrar dos políticos.

      Abraços.

      Excluir
  2. Não há monarquias nas américas do sul e central e, se não fosse em 15.11.1989, a monarquia cairia depois.
    No início do século XX a monarquia portuguesa caiu. Não creio que os braganças - desunidos até hoje - permaneceriam firmes por aqui. Nem eles sabem quem seria o Imperador hoje. Baita piada.
    Tem que ser muito viajado na maionese para acreditar que a monarquia é o nosso santo graal.
    Daqui a pouco vão pregar que a família Bolsonaro ou Lula da Silva sejam os regentes.
    É só o que me faltava.
    Dom Pedro II: "cristão, conservador e zeloso da máquina pública"... kkkkkkkkk
    Brasil imperial "nação capitalista e de livre mercado": esqueceu que foi o último a abolir a escravidão.

    O melhor do Brasil são os brasileiros, sejam lulistas ou olavetes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo,

      Eu não sei como estaria hoje com a monarquia, mas a republica fracassou.

      Abraços.

      Excluir
  3. http://www.lucasbanzoli.com/2018/11/a-republica-deu-errado.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo,

      Vou dar uma lida. Obrigado pelo link.

      Abraços.

      Excluir
  4. Respostas
    1. Olá SNM,

      Também não tenho muita, mas estou com o André do comentário abaixo.

      Abraços.

      Excluir
  5. Fala Cowboy!

    Acho que tanto repúblicas como monarquias podem ser mais liberais ou estatais, tanto na economia quanto nas nossas liberdades individuais. Sou a favor do regime que mais oferecer essas condições para a gente. No mundo temos bons exemplos de ambos os lados, como a Suíça e países nórdicos.

    Enfim, sendo um regime liberal perene, tanto faz um ou outro. O ponto é saber qual deles é mais adequado para essa perenidade.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá André,

      Concordo com você. Os EUA também é um exemplo de presidencialismo que deu certo.

      Abraços!

      Excluir
  6. Ave Império! Abraços de Sua Alteza Imperial Real Intendente Frugal hahahaha

    ResponderExcluir
  7. Também não tenho opinião formada a respeito, só sei que foi um puta golpe militar essa proclamação da república. Porém, um golpe militar que os esquerdistas amam e os direitistas odeiam. No golpe militar de 1964 as preferências se invertem kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá IC,

      Isso que você falou é verdade. O problema que essa republica não deu certo e é cheia de corrupção. Espero que melhore um dia.

      Abraços.

      Excluir
  8. Caro Cowboy,

    Como você sempre me dava apoio estou passando para relatar que tive que excluir o blog as pressas por orientação de advogado; talvez terei que enfrentar um processo pela minha ex-mulher. Que mostrou o blog para minha mãe e fez ela chorar muito, além de deixar meu pai puto da vida.

    Fui expulso da casa dos meus pais e não tenho onde dormir hoje, estou em uma lan house comentando com o pessoal. Parece que as coisas tendem a ser um pouco mais difícil pra mim.

    Tenho que organizar minha mente e ver como agir daqui pra frente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá PV,

      Complicado isso. O problema é que muitas mulheres fazem de tudo para foder a vida do cara. Muita maldade no coração.
      Desejo que você se acerte com seus pais e que dê a volta por cima.

      Abraços.

      Excluir
  9. A proclamacao da republica foi uma porcaria, um golpe, sem apoio popular e capitaneado por meia duzia de milicos.

    O Império era próspero, estável, moderno e com moeda forte.
    Dom Pedro II foi o melhor governante do Brasil, austero, nunca roubou, fiscalizava pessoalmente os funças, demitia os corruptos, era patrono das artes, da ciência, das escolas, entusiasta do ensino e muito mais.
    O Brasil era um lugar rico e melhor de se viver do que a Itália, a Alemanha e o Japão. Muitas nações européias nem existiam e o Brasil já tinha uma boa constituição e um bom governo. A Europa foi destruída na primeira e na segunda guerra e hoje é mais rica do que o Brasil (que era mais rico do que boa parte dela na época do Império). Vale a pena lembrar que a família imperial era composta de descendentes da Áustria (Leopoldina, esposa de Dom Pedro I), Portugal (família Bragança) e Itália (Reino das Duas Sicílias, de Tereza Cristina, esposa de Dom Pedro II). Então sim, tínhamos o mesmo padrão de leis e uma constituição liberal.

    O pessoa que critica a monarquia tem aquela visão simplista de um gordão empacotado, com um cetro na mão dando ordens pra todo mundo enquanto é abanado e come uvas. É caricatural.

    A monarquia constitucional parlamentar, como era a nossa, funcionava muito bem graças ao poder moderador do monarca (que hoje é um papel basicamente feito pelo STF), o pior de tudo isso é que o STF é indicação do executivo e não é independente.

    Por vários, inúmeros fatores a forma de governo sendo monarquia é muito melhor. O monarca se preocupa com o longo prazo e o republicano se preocupa com os próximos 5 anos, e nesse tempo ele tem que ficar rico e roubar muito, assim como tem que enricar todos os seus amigos e apoiadores. O lema do republicano é o saque ao país.

    Os números e indicadores econômicos do Império davam um banho na república. E dão até hoje.

    Países monarquistas: UK, Holanda, Espanha, Noruega, Suécia, Japão, Dinamarca, Austrália. Tá tudo ruim por lá né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá FS,

      Concordo com você; EU vi alguns documentários do Brasil Paralelo e vi coisas que nem sabia que existia. Pois não falam nada para a gente na escola. Brasil era um país invejável e acabamos na merda.

      Abraços.

      Excluir
  10. Leopoldina era da Casa dos Habsburgo, que reinaram por séculos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, hoje existem muitos país que reinam por séculos e são de primeiro mundo.

      Excluir
    2. Cowboy, existem alguns autores especialistas no II Império, existem livros apenas sobre Dom Pedro II, o cara foi preparado a vida toda para reinar, é outro nível, ele era respeitado no mundo todo e até nos EUA. Os Habsburgo se mantiveram no poder mesmo após dezenas de guerras. A irmã mais velha da Leopoldina casou com Napoleão Bonaparte. A independência do Brasil, o tamanho, as leis, a organização, tudo isso foi obra dela, a mulher era foda. Nossa independencia foi praticamente sem muita guerra e sem muito derramamento de sangue, assim como a abolição da escravatura foi praticamente ponto pacífico e não tivemos guerras fratricidas como nos EUA, tudo isso graças à família Imperial.

      Excluir
    3. Pois é. Dom Pedro II era um cara imperador de respeito. Esse golpe só fudeu com o Brasil.

      O pessoal da esquerda não gosta do império. Por isso que a gente não aprendeu nada disso na escola, pois os livros indicados são todos voltados para o esquerdismo.

      Abraços.

      Excluir
  11. Boas,

    Complicado esse assunto kkkkkkkk

    Não há uma historia de paises que são limpas e dignas de serem um exemplo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá IM,

      A maioria dos países tiveram batalhas para se manterem. Inglaterra para mim é um exemplo de país.

      Abraços.

      Excluir
    2. Também acho a Inglaterra um exemplo. A história deles é fodaa

      Excluir
  12. Também sou simpático à monarquia e é indiscutível que a proclamação da república foi um golpe. Se falava em golpe em 2014 com o impeachment de Dilma, mas o verdadeiro golpe foi naquela época, onde a elite e o exército, e apenas eles, porque essa ideia não tinha apoio popular, expulsaram a família real e fizeram o governo que queriam. De cara já teve algumas pioras e nenhuma melhora de verdade. Mas também vejo pontos negativos se o nosso governo virasse uma monarquia parlamentarista (nada é perfeito). E não tenho certeza de que a situação da gente estaria melhor hoje caso não tivesse tido o golpe e fossemos monarquia até hoje.

    E indo para o lado mais abstrato e emocional da coisa, eu acho legal esse negócio de monarquia porque passa um ar de coisa clássica e tal. É chique e meio saudosista. Olhe o caso do Reino Unido, por exemplo. Mas também não adiantaria ter monarquia se o rei fosse uma mera figura sem autoridade, como no caso da rainha da Inglaterra.

    Já ouviu falar em Luis Philippe? Ele é da família real e foi eleito deputado federal pelo PSL em São Paulo. Assista a entrevista dele no Pânico na Rádio, é muito bom. O cara é muito inteligente e é o tipo de perfil que eu esperaria de um rei. Mas, infelizmente, ele não tem direito ao trono porque o pai dele renunciou antes dele nascer. Os atuais herdeiros não passam a melhor das imagens, eles são muito velhos, como é o caso de D. Bertrand, que é o mais ativo publicamente (aliás acho esse "D." ridículo, porque ele não é nada).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Calvin,

      Sim, golpe foi naquela época. Hoje não tem mais jeito. É besteira voltar para monarquia, pois já era. Agora é tentar ser uma republica parecida com os EUA.

      Eu conheço o Luis Philippe. Inclusive já li um livro dele. "Por que o Brasil é um país atrasado".

      kkkkkkk. Esse Dom é só para puxar o saco do cara.

      Abraços.

      Excluir
  13. Cowboy,

    Tenho certeza de que foi um erro, inclusive fiz um artigo explicando:

    https://economistavisual.com/2018/09/18/o-imperio-do-brasil/

    ResponderExcluir
  14. http://lmonasterio.blogspot.com/2017/11/como-foi-o-brasil-imperio.html. Quem ler os livros citados, vai perceber que o país ao longo do Império esteve longe de ser o país do futuro. Algumas decisões tomadas no período repercutem até hoje, assim como o capitalismo de compadrio...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo,

      Obrigado pelo link. O Brasil só se ferrou depois do império.

      Abraços!

      Excluir