Hoje o Brasil comemora a Proclamação da Republica. Será que isso foi bom para o Brasil? Há muitas pessoas que falam que foi um erro. E que nessa época o Brasil era um dos países mais próspero do mundo. Abaixo deixo um vídeos de um cara que acompanho e tem bons comentários sobre os temas que aborda.
Abraços,
Cowboy Investidor
Fala Cowboy!
ResponderExcluirLegal o vídeo. Já vi outros com posicionamentos parecidos. Difícil dizer se estaríamos melhor como monarquia hoje. Como fazer isso é meio que perda de tempo, o jeito é cobrarmos para que esse governo que se inicia em 2019 seja o que esperamos há tempos.
Pois vejo muitos empolgados (eu também mesmo com algum desdém).
Abraço!
Olá II,
ExcluirÉ verdade. Agora não tem mais jeito. Só nos falta cobrar dos políticos.
Abraços.
Não há monarquias nas américas do sul e central e, se não fosse em 15.11.1989, a monarquia cairia depois.
ResponderExcluirNo início do século XX a monarquia portuguesa caiu. Não creio que os braganças - desunidos até hoje - permaneceriam firmes por aqui. Nem eles sabem quem seria o Imperador hoje. Baita piada.
Tem que ser muito viajado na maionese para acreditar que a monarquia é o nosso santo graal.
Daqui a pouco vão pregar que a família Bolsonaro ou Lula da Silva sejam os regentes.
É só o que me faltava.
Dom Pedro II: "cristão, conservador e zeloso da máquina pública"... kkkkkkkkk
Brasil imperial "nação capitalista e de livre mercado": esqueceu que foi o último a abolir a escravidão.
O melhor do Brasil são os brasileiros, sejam lulistas ou olavetes.
Olá Anônimo,
ExcluirEu não sei como estaria hoje com a monarquia, mas a republica fracassou.
Abraços.
http://www.lucasbanzoli.com/2018/11/a-republica-deu-errado.html
ResponderExcluirOlá Anônimo,
ExcluirVou dar uma lida. Obrigado pelo link.
Abraços.
Sem opinião formada para este assunto.
ResponderExcluirOlá SNM,
ExcluirTambém não tenho muita, mas estou com o André do comentário abaixo.
Abraços.
Fala Cowboy!
ResponderExcluirAcho que tanto repúblicas como monarquias podem ser mais liberais ou estatais, tanto na economia quanto nas nossas liberdades individuais. Sou a favor do regime que mais oferecer essas condições para a gente. No mundo temos bons exemplos de ambos os lados, como a Suíça e países nórdicos.
Enfim, sendo um regime liberal perene, tanto faz um ou outro. O ponto é saber qual deles é mais adequado para essa perenidade.
Abraço!
Olá André,
ExcluirConcordo com você. Os EUA também é um exemplo de presidencialismo que deu certo.
Abraços!
Ave Império! Abraços de Sua Alteza Imperial Real Intendente Frugal hahahaha
ResponderExcluirOlá IF,
Excluirkkkkk. Obrigado.
Abraços.
Também não tenho opinião formada a respeito, só sei que foi um puta golpe militar essa proclamação da república. Porém, um golpe militar que os esquerdistas amam e os direitistas odeiam. No golpe militar de 1964 as preferências se invertem kkk
ResponderExcluirOlá IC,
ExcluirIsso que você falou é verdade. O problema que essa republica não deu certo e é cheia de corrupção. Espero que melhore um dia.
Abraços.
Caro Cowboy,
ResponderExcluirComo você sempre me dava apoio estou passando para relatar que tive que excluir o blog as pressas por orientação de advogado; talvez terei que enfrentar um processo pela minha ex-mulher. Que mostrou o blog para minha mãe e fez ela chorar muito, além de deixar meu pai puto da vida.
Fui expulso da casa dos meus pais e não tenho onde dormir hoje, estou em uma lan house comentando com o pessoal. Parece que as coisas tendem a ser um pouco mais difícil pra mim.
Tenho que organizar minha mente e ver como agir daqui pra frente.
qual era seu blog?
ExcluirMelhoras aí!
Olá PV,
ExcluirComplicado isso. O problema é que muitas mulheres fazem de tudo para foder a vida do cara. Muita maldade no coração.
Desejo que você se acerte com seus pais e que dê a volta por cima.
Abraços.
A proclamacao da republica foi uma porcaria, um golpe, sem apoio popular e capitaneado por meia duzia de milicos.
ResponderExcluirO Império era próspero, estável, moderno e com moeda forte.
Dom Pedro II foi o melhor governante do Brasil, austero, nunca roubou, fiscalizava pessoalmente os funças, demitia os corruptos, era patrono das artes, da ciência, das escolas, entusiasta do ensino e muito mais.
O Brasil era um lugar rico e melhor de se viver do que a Itália, a Alemanha e o Japão. Muitas nações européias nem existiam e o Brasil já tinha uma boa constituição e um bom governo. A Europa foi destruída na primeira e na segunda guerra e hoje é mais rica do que o Brasil (que era mais rico do que boa parte dela na época do Império). Vale a pena lembrar que a família imperial era composta de descendentes da Áustria (Leopoldina, esposa de Dom Pedro I), Portugal (família Bragança) e Itália (Reino das Duas Sicílias, de Tereza Cristina, esposa de Dom Pedro II). Então sim, tínhamos o mesmo padrão de leis e uma constituição liberal.
O pessoa que critica a monarquia tem aquela visão simplista de um gordão empacotado, com um cetro na mão dando ordens pra todo mundo enquanto é abanado e come uvas. É caricatural.
A monarquia constitucional parlamentar, como era a nossa, funcionava muito bem graças ao poder moderador do monarca (que hoje é um papel basicamente feito pelo STF), o pior de tudo isso é que o STF é indicação do executivo e não é independente.
Por vários, inúmeros fatores a forma de governo sendo monarquia é muito melhor. O monarca se preocupa com o longo prazo e o republicano se preocupa com os próximos 5 anos, e nesse tempo ele tem que ficar rico e roubar muito, assim como tem que enricar todos os seus amigos e apoiadores. O lema do republicano é o saque ao país.
Os números e indicadores econômicos do Império davam um banho na república. E dão até hoje.
Países monarquistas: UK, Holanda, Espanha, Noruega, Suécia, Japão, Dinamarca, Austrália. Tá tudo ruim por lá né?
Olá FS,
ExcluirConcordo com você; EU vi alguns documentários do Brasil Paralelo e vi coisas que nem sabia que existia. Pois não falam nada para a gente na escola. Brasil era um país invejável e acabamos na merda.
Abraços.
Leopoldina era da Casa dos Habsburgo, que reinaram por séculos.
ResponderExcluirPois é, hoje existem muitos país que reinam por séculos e são de primeiro mundo.
ExcluirCowboy, existem alguns autores especialistas no II Império, existem livros apenas sobre Dom Pedro II, o cara foi preparado a vida toda para reinar, é outro nível, ele era respeitado no mundo todo e até nos EUA. Os Habsburgo se mantiveram no poder mesmo após dezenas de guerras. A irmã mais velha da Leopoldina casou com Napoleão Bonaparte. A independência do Brasil, o tamanho, as leis, a organização, tudo isso foi obra dela, a mulher era foda. Nossa independencia foi praticamente sem muita guerra e sem muito derramamento de sangue, assim como a abolição da escravatura foi praticamente ponto pacífico e não tivemos guerras fratricidas como nos EUA, tudo isso graças à família Imperial.
ExcluirPois é. Dom Pedro II era um cara imperador de respeito. Esse golpe só fudeu com o Brasil.
ExcluirO pessoal da esquerda não gosta do império. Por isso que a gente não aprendeu nada disso na escola, pois os livros indicados são todos voltados para o esquerdismo.
Abraços.
Boas,
ResponderExcluirComplicado esse assunto kkkkkkkk
Não há uma historia de paises que são limpas e dignas de serem um exemplo
Olá IM,
ExcluirA maioria dos países tiveram batalhas para se manterem. Inglaterra para mim é um exemplo de país.
Abraços.
Também acho a Inglaterra um exemplo. A história deles é fodaa
ExcluirTambém sou simpático à monarquia e é indiscutível que a proclamação da república foi um golpe. Se falava em golpe em 2014 com o impeachment de Dilma, mas o verdadeiro golpe foi naquela época, onde a elite e o exército, e apenas eles, porque essa ideia não tinha apoio popular, expulsaram a família real e fizeram o governo que queriam. De cara já teve algumas pioras e nenhuma melhora de verdade. Mas também vejo pontos negativos se o nosso governo virasse uma monarquia parlamentarista (nada é perfeito). E não tenho certeza de que a situação da gente estaria melhor hoje caso não tivesse tido o golpe e fossemos monarquia até hoje.
ResponderExcluirE indo para o lado mais abstrato e emocional da coisa, eu acho legal esse negócio de monarquia porque passa um ar de coisa clássica e tal. É chique e meio saudosista. Olhe o caso do Reino Unido, por exemplo. Mas também não adiantaria ter monarquia se o rei fosse uma mera figura sem autoridade, como no caso da rainha da Inglaterra.
Já ouviu falar em Luis Philippe? Ele é da família real e foi eleito deputado federal pelo PSL em São Paulo. Assista a entrevista dele no Pânico na Rádio, é muito bom. O cara é muito inteligente e é o tipo de perfil que eu esperaria de um rei. Mas, infelizmente, ele não tem direito ao trono porque o pai dele renunciou antes dele nascer. Os atuais herdeiros não passam a melhor das imagens, eles são muito velhos, como é o caso de D. Bertrand, que é o mais ativo publicamente (aliás acho esse "D." ridículo, porque ele não é nada).
Olá Calvin,
ExcluirSim, golpe foi naquela época. Hoje não tem mais jeito. É besteira voltar para monarquia, pois já era. Agora é tentar ser uma republica parecida com os EUA.
Eu conheço o Luis Philippe. Inclusive já li um livro dele. "Por que o Brasil é um país atrasado".
kkkkkkk. Esse Dom é só para puxar o saco do cara.
Abraços.
Cowboy,
ResponderExcluirTenho certeza de que foi um erro, inclusive fiz um artigo explicando:
https://economistavisual.com/2018/09/18/o-imperio-do-brasil/
Olá EV,
ExcluirEu li seu artigo e está muito bom.
Abraços.
http://lmonasterio.blogspot.com/2017/11/como-foi-o-brasil-imperio.html. Quem ler os livros citados, vai perceber que o país ao longo do Império esteve longe de ser o país do futuro. Algumas decisões tomadas no período repercutem até hoje, assim como o capitalismo de compadrio...
ResponderExcluirOlá Anônimo,
ExcluirObrigado pelo link. O Brasil só se ferrou depois do império.
Abraços!