quarta-feira, 25 de julho de 2018

3 maneiras de investir em gado

 

Gado significa conjunto de animais (carneiros, cavalos, bois, cabritos etc.). Mas vou falar apenas dos bovinos.

Há várias maneiras de investir em gado, por exemplo, na bolsa (boi gordo), mas vou abordar 3 formas  tradicionais de investimentos: Gado de leite, gado de corte e a revenda. Para investir em gado não significa que você precisa de terras, mas a maioria das pessoas que trabalham com esse investimento a possui. 

Aquelas pessoas que não possui terras, geralmente elas trabalham com aluguel da terra (pasto) por alguns dias ou meses ou por arrendamento que pode variar por anos. A seguir descreverei de forma sucinta as 3 maneiras de investimentos.

Gado de leite


O leite é muito utilizado na fabricação de muitos produtos no mundo. Então, a demanda é muito alta. Para quem tem criação de vacas leiteiras ele pode optar por vender o leite puro ou produzir algo, por exemplo, queijos, iogurtes, doces, etc. 

O preço do leite, na seca é bem mais caro do que nas águas. Na seca a produção geralmente é menor e nesse caso o preço é mais alto. 

Para quem decide fazer queijo o trabalho é maior do que só vender o leite. No entanto, quem faz queijo pode engordar porcos com o soro. E eu acredito que nesse caso seja até mais rentável.

O investimento nesse negócio pode variar muito. Depende do tanto de vacas que você deseja. Pode ser uma ou até 100, por exemplo. Depende da quantidade de dinheiro que você tem. Para aqueles que possui poucas vacas, a ordenhadeira não é necessária, mas para quem tem muitas acredito que a utilização dessa máquina é mais útil. 

A quantidade de terra aqui não precisa ser muita. Muitos criadores tem poucas hectares, e nesse caso eles plantam milho sorgo, milho para fazer silagem. 

Vacas leiteiras costumam ser caras. Claro, isso depende da quantidade de leite que elas produzem.  Para quem tem interesse nesse investimento deve-se comprá-las em leilões ou em alguma fazenda.

Gado de corte


No meu ponto de vista esse tipo de investimento da menos trabalho do que gado de leite. O preço da arroba do boi costuma variar menos do que o do leite. Aqui a dedicação é menor dependendo da forma que você trabalha. Para aqueles que optam em engordar o gado através de rações (confinamento) o trabalho é maior, mas os resultados serão mais rápido. Também muitos fazem o misto, que é criar no pasto e dar rações em uma parte do dia.

Se você deseja criar o gado apenas em pasto, a necessidade de terra é bem maior em comparação aos que engordam o gado em confinamento. 

O investimento nesse negócio pode ser baixo ou alto. Isso vai depender de quanto dinheiro você tem. Aqui o gado é bem mais barato em comparação com vacas leiteiras. 

Revenda de gado


A revenda de gado é praticamente um trade se formos comparar com a bolsa de valores. Aqui você compra por um valor e tem o objetivo em vender mais caro. Você pode trabalhar com bezerros, gado de corte, ou seja, vai depender dos seus estudos sobre o mercado.

Muitas pessoas que trabalham com esse tipo de investimentos não possui terras. Nesse caso eles compram e revendem para outro comprador sem a necessidade de levar o gado para a sua propriedade caso tenha. Ou seja, já entrega o gado na propriedade do novo comprador.

Esse tipo de investimento é muito rentável para quem sabe trabalhar. Se você tem clientes certos e confiáveis o lucro aqui é certo. Conheço muita gente que ficaram ricos com esse tipo de negócio.

Como falei no início do texto, a minha abordagem sobre esse assunto seria de forma sucinta. Para aqueles que tem interesse em investir em gado e não tem muito conhecimento deve-se pedir conselhos a um fazendeiro ou a uma pessoa especializada nesse ramo. Investir em gado é um dos melhores investimentos. Acredito que seja melhor do que investir em ações.

Abraços,
Cowboy Investidor

26 comentários :

  1. lembrei -me das fazendas boi gordo , a piramide kkk ideia boa de vender cotas de animais mais prometeram lucros impossíveis.
    Criação é muito bom mais o governo vem cada dia mais vem fechando o cerco com exigências difíceis para pequeno produtor se adequar.
    Mais se fosse entrar no mercado acredito que o mais fácil é a engorda sozinho da conta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá SM,

      É melhor investir por conta própria. O governo (esquerdista) está atrapalhando, mas para raramente chega no pequeno produtor. E a engorda é bem interessante mesmo.

      Abraços.

      Excluir
  2. To de olho nisso.
    Meu amigo disse q consegue até 100%, compra por 600 e vende por 1200.
    Começou a me explicar, não entendi muito. Mas vi q tem q ser com pessoas de extrema confiança.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá OK,

      Sim, é possível ter 100% de ganho, mas isso vai ser com alguns meses de investimentos. Esse negócio de comprar um boi por 500 e vender por 1000 dentro de um mês não existe.

      Abraços.

      Excluir
    2. Comboy, isso mesmo. Ele havia me dito ao ano e esqueci de colocar no comentário o tempo.
      Bateu com o q vc disse. Legal.
      Abc

      Excluir
  3. Gostaria muito de "trabalhar" com esse tipo de coisa, mas apenas a nível de subsistence sem a pressão de ter que lucrar com tal atividade. Me agrada a ideia de pode produzir meu próprio alimento... quem sabe após a IF não consigo emprego para trabalhar em uma fazenda em troca de comida?rs


    Sr. IF365

    Blog do Sr.IF365 | Acompanhe meus últimos 365 dias antes da IF e Aposentadoria Antecipada
    www.srif365.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sr. IF365,

      Ter um sitio e plantar a sua própria comida isso me agrada também. E é isso que pretendo fazer. Agora se você for trabalhar em uma fazenda em troca de comida aí já não acho legal, pois o trabalho em fazendas é muito duro e você vai passar raiva. Claro que tem alguns serviços legais.

      Abraços.

      Excluir
  4. Com certeza esse modelo de negócio rende mais que ações! Na verdade, boa parte dos negócios, próprios ou que tenha alguns sócios, será mais rentável que ações, pois o risco do investimento é maior. O lado bom, além do retorno atrativo, é que o patrimônio não oscila como na bolsa né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá CeP,

      Acredito que o risco nem é tão alto assim. Você tem razão. O patrimônio tende a oscilar menos.

      Abraços.

      Excluir
  5. Olá Cowboy,

    Por experiência própria concordo que gado é uma excelente maneira de diversificar os investimentos.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá PnB,

      Com certeza. Investir em quando é uma boa maneira de diversificar e dá para ganhar muita grana também.

      Abraços.

      Excluir
  6. Interessante, não tenho afinidade com o campo, mas é sempre bom aprender essas coisa !! por isso que eu gosto da blogosfera e do seu blog, enriquecemos nossa cultura !! rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado SP pelo comentário.

      Aqui aprendemos uns com os outros.

      Abraços.

      Excluir
  7. Excelente Cowboy,
    já tive conhecidos que sempre compraram gados também e fizeram um bom dinheiro, mas sempre tinha um tio, pai, irmão ou primo junto, que tocava o negócio.
    Como moro na cidade e não tenho parente que toque isso, fica mais difícil.
    Bem que gostaria de poder ter mais essa fonte de renda.
    Abc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá FPI,

      Para quem mora em cidades e não tem ninguém conhecido que trabalha no ramo. A única solução é comprar uma terra ou arrendar. Muita gente faz isso e muda para a zona rural.

      Abraços.

      Excluir
  8. Fala Cowboy,
    Quando realmente atingir minha If Pretendo ter um sítio e trabalhar vacas de leite, porém sem obrigação de lucro. Acredito ser lucrativo mas não quero depender disso.
    Um abraço,
    Investidor doméstico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá ID,

      É uma boa esse negócio. Dá para espairecer. O bom que você vai ter uma atividade para ocupar o dia.

      Abraços.

      Excluir
  9. Interessante Cowboy! Mesmo sendo um post básico, você já explicou mais ou menos como é o funcionamento da coisa. Quem mora na cidade não faz ideia de como é, então foi um post útil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Calvin,

      Obrigado pelo comentário. Pois é, muita gente não sabe mesmo como funciona.

      Abraços.

      Excluir
  10. Olá Cowboy!

    O "problema" do gado de leite é o horário fixo pra fazer o trabalho. Faça chuva ou faça sol, todo dia tem que ir duas vezes ao dia pra tirar. Mas dá um bom dinheiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá EV,

      Verdade. Por isso que falei que dá muito trabalho. É um ramo que não me interessa muito por causa disso.

      Abraços.

      Excluir
  11. Cowboy, também existe outra maneira de se ganhar dinheiro com gado. Aqui no meu estado MT muitos pecuarista investem em matriz Nelore ou outra raca para a venda o bezerros. Essa é uma forma bem lucrativa também. Mas a pessoa tem que ter o pasto para os animais. E o investimento nao e tao alto assim.Necessita de um insvetimento inicial na plantação de pastagens e na compra das Matriz. Na primeira cria das Matrizes já cobre todas as despesas das pastagens e ainda sobra uma boa grana. Na segunda em diante o retorno e quase que cem por cento.
    Ex:
    20 vacas nelore fazendo a inciminacao para elas parir na mesma época. Vai ficar em torno de 800 reais. Então tera todos bezerros de mesma idade. Quando eles tiver uns 6 meses já estão bom para a venda num preço médio de 1000 a 1200 reais.
    Só aí já será no minimo 20 mil. E assim segue nos próximos ano. Lembrando que o tempo de gestação da vaca é de 9 meses. Todo ano você terá 20 bezerros para vender.A matriz até com uns 12 a 14 anos ainda está produzindo bem. Aí você ainda recupera seu dinheiro vendendo para o abate. E o ciclo continua.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo,

      Sim, esse é um tipo de investimento bom também. Eu conheço também. Como você falou, precisa de um terra ou alugar. Mas é bom e vejo muita gente ganhando dinheiro.

      Abraços.

      Excluir
  12. Olá Cowboy,
    Muito legal o texto.
    Fiquei com uma curiosidade sobre a rentabilidade.
    Você pode me dizer uma coisa?

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá IU,

      Obrigado. Vai depender de como a pessoa vai trabalhar. Muitos conseguem até uns 10% líquidos mensal e também pode perder também. No meu ponto de vista. A a engorda pode te dar uns 5% mensal. Mas no geral é difícil de calcular. Depende muito do método da pessoa. Se trabalhar certo ganha uma grana boa, mas pode perder muito se fizer errado.

      Abraços.

      Excluir
  13. Estou pensando em investir em boi de corte, mas não tenho muito dinheiro pensando em comprar bezerros, será que da certo?

    ResponderExcluir