sexta-feira, 4 de maio de 2018

Sua corrida pela Independência Financeira incomoda as pessoas?


Olá pessoal,

Estou escrevendo esse post mais por um desabafo. Não sei se sua busca pela Independência Financeira incomoda algumas pessoas, mas a minha sim. Principalmente alguns colegas de trabalho. Eles sabem disso porque é difícil esconder. Eles sabem que poupo e invisto dinheiro. Isso devido a eu não seguir os seus interesses.

Interesses que são: gastar todo salário mensal, comer em restaurantes caros, usar celulares de última geração, gastar em baladas, pagar o mínimo do cartão de crédito, etc. E ainda alguns reclamam que o salário não dá. A pessoa tem um salário de quase 10k e fala que não consegue poupar nada. Isso já é brincadeira.

Claro que não são todos que ficam fazendo brincadeira de mau gosto comigo. Uns são de boas. Vivem sua vida tranquila e prefere não opinar e nem criticar o próximo, às vezes até se interessa, sendo que alguns (uns 3) até segue o meu caminho.

Tenho alguns colegas que chegam a ser "escrotos" e falam muita merda. E começa a questionar e falar frases e perguntas como:
  • Você nem gasta, só trabalha para poupar.
  • Você quando chegar aos 60 anos com esse tanto de dinheiro vai se arrepender porque não curtiu.
  • Você nem compra nada para casa. Nem internet tem.
  • E se você morrer antes dos 60 anos nós vamos rir muito no seu enterro por ter vivido só para juntar dinheiro.
  • A maioria dos ricos reclamam na velhice alegando que não aproveitou a vida.
  • Você não tem coragem de deixar o trabalho ganhando mais de 10k mensais.
  • Para que você quer esse tanto de dinheiro?
  • Como você vai fazer quando tiver 1M, por exemplo, como vai gasta-lo?
  • Você não vai desfrutar do dinheiro porque está velho e fraco.
  • Se você atravessar um rio a nado com um sonrisal (comprimido) na mão, vai chegar do outro lado com ele intacto.

Eu com esse tanto de questionamento foi o jeito falar alguma coisa. Falei que eles estão equivocados. Não conhece nada de finanças, são míopes e que estão na corridas dos ratos (expliquei a definição) e falei que vou viver da renda da grana (renda passiva), mas não prolonguei muito.

Em primeiro lugar eu não pretendo me "aposentar" aos 60 anos. A pretensão é aos 40 anos. Eu sou um cara frugal e creio que tenho uma vida muito melhor do que esses colegas, pois não me preocupo de ficar sem dinheiro, de esbanjar para os outros. Tenho o necessário em minha casa.

Não sou um cara de muitas viagens nas costas, mas quando viajo não sou de ficar postando fotos em redes sociais e de nem atualizar status de whatsApp. Não sou de baladas e nem fico comprando combos de whisky com RedBul e postando na internet.

Não me preocupo com reforma de previdência como a maioria das pessoas e deles. E também com a busca incessante de passar em outros concursos.

Há muitas coisas que tenho para falar, mas vou ficar por aqui. É como dizem por aí. Quando você está causando incomodo nas pessoas é porque você está certo.

E vocês sentem que algumas pessoas ficam incomodas com a sua busca pela IF?

Abraços,
Cowboy Investidor

76 comentários :

  1. Não vejo isso no meu trabalho, pelo contrário, uns 50% são bem poupadores e investidores, uns 20% são gastões e os outros não sei porque são mais reservados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo,

      Claro que não são todos. São alguns eu não pergunto se eles poupam o não, mas sei que uns não poupam nada.

      Abraços.

      Excluir
    2. No meu trabalho os comentários maldosos vem inclusive de poupadores e investidores. O povo quer te ver bem, só não melhor que eles. Acho que é bem por aí.

      Excluir
    3. Anônimo, bom que no seu setor tem poupadores e querem vê-los bem. No meu acho que tem alguns, então ficam na deles.

      Abraços.

      Excluir
  2. Sou o anônimo de 4 de maio de 2018 18:03.
    Até fiquei curioso para saber sua área, pois sua descrição difere muito do que eu vivo na minha realidade : TI.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo,

      Eu sou da área de TI de um órgão público, ou seja, sou servidor público. Eu não sei se você é da iniciativa privada ou não, mas na pública as pessoas tendem a ser mais gastadoras, pois confiam na "estabilidade".
      Essas "brincadeiras" que falei são de cerca de uns 20% do setor, mas as maldosas são de 1 a 3 pessoas.

      Abraços.

      Excluir
    2. O meu cenário é igual ao do Cowboy, só mudam as porcentagens.

      Considero essas "brincadeiras" já maldosas. Destilam veneno brincando.

      Essas "brincadeiras" maldosas vêm de cerca de 40% do setor. Talvez não mais por falta de contato maior com muitas pessoas.

      Excluir
    3. Pois é Anônimo, esse pessoal parece que ficam com inveja de pessoas que gastam pouco. Assim, começam a fazer piadinhas.

      Abraços.

      Excluir
  3. Sim. Com certeza, sim! A verdade é que o povo se preocupa mais com a nossa vida do que a gente mesmo. Não à toa, somos mais tranquilos. E não apenas no quesito financeiro. Já eles, estão sempre preocupados.

    Dentre os vários e vários itens e aspectos que eles estão eternamente preocupados, vou citar apenas um: o carro. E não apenas com dele, com o seu também. E se você não tem carro, aí é que eles ficam preocupados mesmo. Bem mais do que você! Estão preocupados com ipva, seguro, modelo novo, modelo antigo, modelo que nem sequer tem no Brasil, acessório x ou y, tração, motor, embreagem, caixa de marcha, oficina, etc. É uma lista que não tem fim... mas nunca ficam preocupados com a depreciação e custo oportunidade de tempo e dinheiro de um bem (passivo, inclusive) feito para estar em movimento mas que fica simplesmente parado por 95% (muitas vezes, mais) do tempo.

    E é assim não somente com carros, com viagens, corpo, celular, restaurantes, etc. É uma eterna luta velada por quem tem mais (não à toa, o Instagram fez fortuna). E não somente isso, eles tripudiam de quem tem "menos". Tripudiam mesmo!! Os comentários são ardilosos e frequentes.

    Acho engraçado que enquanto eles vivem comentando da vida desses outros que tem "menos" podendo ter "mais", esses outros sequer tecem comentários a respeito das escolhas realizadas por eles e simplesmente vivem as suas vidas. Outro detalhe é que, numa comparação com quem tem "menos", o comentário é de que vai morrer sem aproveitar nada e todo aquele bla-bla-bla que a gente conhece. Já quando a comparação é com quem tem "mais" que eles, aí o comentário passa a ser que é sem noção gastar isso tudo num carro/celular/etc, que o objetivo do carro/celular/etc deles é apenas ter a função básica do bem com algum conforto, que eles não se preocupam com status e por aí vai.

    Resumindo, estão sempre comentando a vida dos outros e sempre destilando veneno. Seja com quem tem "mais" ou "menos". O problema deles está na mente, não na câmera de ré do carro, processador do celular, tamanho do bíceps, país da viagem ou restaurante da moda. Relacionam felicidade com gasto financeiro de uma maneira incrivelmente burra. Internamente costumo chamá-los de mente fraca, influenciável.

    Mais do que o gasto financeiro. Na verdade, não observam que criam uma estrutura e vivem em função dela (e das perpecções causadas nos outros). Não o contrário. Enquanto eles criam essa estrutura de "conforto", que despenda gastos, cuidados e tempo permanentemente, nós temos uma vida mais simples e mais TRANQUILA.

    Tem um comentário que vi por aí que gosto muito:

    Eu conheço os dois lados. Gente que não poupou nada e agora na velhice depende dos outros e também gente que poupou bastante, mas simplesmente não consegue gastar nada ou aproveitar nada do que acumulou.

    O segundo grupo é muito mais feliz que o primeiro...

    O segundo grupo, a distância, parece avarento e infeliz, mas quando se analisa com cuidado, percebe-se que o que lhes dá prazer é simplesmente não ter a preocupação como futuro e com o presente. Seguem levando a vida com tranquilidade e simplicidade. Para muitos, aproveitar é somente isso: não fazer nada.

    Nem todos gostam de viajar, tomar vinho caro ou ter carro caro. Conheço gente que gosta somente de dar uma caminhada pela manhã e voltar feliz para o almoço, comendo bem em casa mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pelo comentário Anônimo. Esse tipo de pessoas querem que a gente fazem parte do seu grupo. Parece que tem raiva de gente que poupa e pensa num futuro com grana.
      Onde eu trabalho há muitas pessoas que trabalham e recebe abono permanência. Não se aposentaram porque vai receber menos e também esperando para receber gratificações 100%. Tem uns velhos lá que dá até dó. Se tivesse poupado estava se lixando para isso.

      Abraços.

      Excluir
    2. Pqp!!!! Esse anônimo escreveu um verdadeiro post.
      Sensacional....
      Identifique-se meu caro...
      A vontade q tenho é copiar esse comentario como um post, mas só com sua autorização claro....
      Sensacional!!!!

      Excluir
    3. Excelente Comentário Anônimo,

      Infelizmente essa é a realidade da maioria. Eu vejo isso diariamente no ambiente de trabalho e sigo a minha vida da forma mais discreta possível.

      Sensacional mesmo.

      Excluir
    4. Sou o anônimo aí de cima. Sou mais um de vocês, só que sem blog.

      Fico feliz que tenham gostado do que escrevi. Caso queiram reproduzir o texto, fiquem à vontade. A última parte do comentário não é minha, vi num comentário da Internet.

      Gostei muito de como o Cowboy começou o texto: "Estou escrevendo esse post mais por um desabafo". Comigo também, escrevi por desabafo mesmo. Na verdade, acho que essa motivação é a mesma pra grande maioria dos blogueiros de finanças. E é assim, de desabafo em desabafo, de comentário lido em comentário lido, que vamos evoluindo mesmo sem perceber-mos.

      Excluir
  4. Cowboy isso é comum.
    Ser humano é foda. Isso vale pra gente também, temos que nos policiar quanto as nossas atitudes.
    Boa parte das pessoas está sempre reparando na vida alheia e fazendo julgamentos em cima de percepções superficiais, no vim das contas não conhecemos verdadeiramente ninguém.
    Quem é mais reservado, não é tão falante, não ostenta, não se mostra, apenas vive sua vida de forma simples, automaticamente gera uma dúvida na cabeça das pessoas, especialmente daquelas que tem comportamento contrário a isso. A questão que eles pensam é: O que esse cara faz da vida?

    Não tem carro/não troca de carro, não é festeiro, não ostenta presencialmente ou em redes sociais, não faz política no trabalho etc, etc. Se for solteiro: Será que come alguém? Será que é gay? Porra, que cara sem graça, que vida sem graça...
    Isso que muitos pensam e geralmente não falam.
    Felizmente até acho que não são maioria, mas estão espalhados por aí e por muitas vezes serem mais comunicativos não tem muitos pudores em destilar seus venenos fazendo fofocas e intrigas.

    O que fazer? Acho que não há muito o que fazer, evitar contato com quem não nos agrada e bola pra frente. Afinal nem sempre esse povo é tão feliz, bem sucedido e bem resolvido como eles mesmos querem a todo custo demonstrar.
    É chato, mas na maioria dos ambientes sempre tem alguém desse tipo. O negócio é cada um cuidar da sua vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Anônimo,

      As pessoas gostam muito de meter na vida alheia.
      Eu deixo eles falarem e estou ficando calado. Assim eles ficam falando por lá e não dou mais a mínima.

      Abraços.

      Excluir
  5. Olá Cowboy!
    Temos que ser mais discretos com essas coisas. Claro q o cara vê você com o home broker aberto e vai dar uma olhada, mas é melhor voar baixo.
    A turma é gastadora e tem dificuldade de pensar diferente. Setor público é ainda pior.
    Sucesso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá JI,

      Eu não tenho carro, não fico almoçando em restaurantes caros. E essas coisas não dá para esconder. Então, através disso as piadas são feitas. E ser discreto é a melhor coisa mesmo.

      Abraços.

      Excluir
  6. Concordo com o Janota. Não abra muito sua vida para seus colegas. FIRE é uma coisa inda muito mal conhecida e interpretada pelos ratos. Veja que os ratos que estão na corrida nÃo se dão conta disso e claro que só tiram onda. Comigo é assim tbm mesmo eu não falando as pessoas sabem que sou o pão duro da galera. Não saio, não vou em restaurantes caros, não gasto com bobagens, meus móveis são básicos...mas minha vida é ótima assim... dá menos trabalho gerenciar...cotninue assim cowboy...estamos junto nessa..por isso a blogosfera é nosso espaço pq só aqui achamos pessoas com o mesmo pensamento! Abcs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá AA40,

      Eu abro um pouco a minha vida sobre IF é só com meus colegas que estão na busca também, os outros sabem pouca coisa, mas alguns que não buscam ficaram sabendo como relatei no post.
      Esse pessoal não entende a FIRE, é melhor ficar calado mesmo.

      Abraços.

      Excluir
    2. Me identifiquei com o seu comentário AA40!
      Mesmo eu sendo estudante já percebo que alguns me chamam de pão-duro por não querer gastar com coisas supérfluas.
      É claro que é necessário consumir, mas tento fazer isso da melhor forma possível.

      Sobre o post, Cowboy, acho que quando você tem algum comportamento que não faz sentido para as crenças das pessoas ao redor, elas começam a questionar e tentar fazer você mudar e ficar igual a elas. Pode ser o motivo desses comentários, e brincadeiras de mal gosto.
      Abraços!

      Excluir
    3. Olá FEI,

      Você está certo. Eu comporto diferente deles. Por isso que eles acham estranho e fazem piadinhas.

      Abraços

      Excluir
    4. Por isso eu utilizo da estratégia que postei aqui para me livrar um pouco deste estigma e usar isto a meu favor
      http://www.aposenteaos40.org/2018/04/pense-em-fire-como-uma-divida-que-voce.html

      Excluir
  7. Complicada essa situação hein Cowboy. Eu trabalho no setor bancário e também vejo muito o perfil da galera que trabalha comigo, a grande maioria é um poço sem fundo, gasta tudo o que ganha, poucos são os que investem. Inclusive meu gerente de setor, vive reclamando da vida e sempre fala que falta dinheiro no fim do mês. Acredito que ele deve ganhar em torno de 30k ou mais fora as bonificações e comissões. Como todo mundo deve saber, no setor bancário os funcionários não ganham mal, o salário é ótimo. Mas eu penso pela galera, eu rio, mais é trágico a situação, como pode?
    Os colegas de trabalho são a grande maioria formados em economia, finanças, administração, contabilidade, todos têm MBA, especialização e certificações e ainda assim, não aprenderam a poupar e investir. Dificilmente você vê eles falando sobre investir ou poupar, é mais comum ouvir sobre a próxima viajem, o carro novo, as roupas novas, os eletrônicos. Eu fico chocado com tudo isso, eles trabalham com dinheiro o dia todo e não tem amor pelo que eles ganham.
    Graças à Deus eu sou abençoado por ter aprendido todo conhecimento que tenho e ainda continuo aprendendo até mesmo com os colegas bancários, mais eles não aplicam o que sabem, só gastam.
    Eu vejo isso como um mal que está no perfil das pessoas, de nada adianta ter conhecimento técnico de como funciona todo o SFN e não saber ganhar e aproveitar as oportunidades. É o mesmo que o psicólogo e o paciente, ele dá conselhos para as pessoas, mas quando é pra vida deles eles não sabem o que fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo,

      Esse perfil que você descreve também é muito comum no serviço público. As pessoas só pensam em gastar e falam que ganham pouco sendo que ganham umas 5x a mais que a média.

      Abraços.

      Excluir
    2. Por essas e outras que defendo que a opinião de que o que falta ao brasileiro é educação financeira é em grande parte um mito.

      Tem muita gente escrava da vaidade e da aceitação dos outros, aí não há educação financeira que resolva.

      Excluir
  8. Cara , ja sofri com isso também no meu trabalho. Todos sabem que são mão fechada e frugal , então sempre estão me julgando.

    Mas tenho um argumento bem plausível que deixa sempre eles caladinhos.

    Falo assim " Dinheiro para mim significa ser independente , significa eu não ter que fazer oque não quero , se para voces é legal ficar obdecendo ordens dos outros , então ta bom"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá FC,

      Legal essa resposta para o pessoal. Ultimamente dou algumas respostas que eles se calam.

      Abraços.

      Excluir
    2. Quais respostas legais para se dar nessa situação?

      Excluir
    3. Não importarei com reforma de previdência.
      Não irei trabalhar por 40 anos sendo escravo e reclamando da vida.
      São muitas é só falar coisas que é comum na corrida dos ratos.

      Excluir
  9. Cowboy o lance é sempre procurar o equilíbrio, por mais que o discurso de aproveitar a vida hoje seja um clichê, ele é verdadeiro, mas aproveitar loucamente como senão existisse amanhã é extremamente prejudicial.
    Você falou que faz as suas viagens vez ou outra, deve ter algum hobbie... Acho que esse é o caminho, buscar sempre o equilíbrio.
    Eu me permito uma vez a cada tres meses ir em um restaurante conceituado com a minha família, é um gasto relevante, mas muito bem planejado, alem de ser uma experiência muito legal, mesmo sem fazer muito alarde dos meus passeios, jantares ou viagens, as pessoas hoje ja não me rotulam como mão de vaca, ja utilizam outros termos, como planejado, seguro, muita gente até vem me pedir dicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá SC,

      O equilíbrio é tudo. Eu tenho hobbies e sou mais na minha, mas não sou de ficar expondo tudo que faço. Hoje as pessoas dão check in em tudo. Acho isso bizarro.
      Você está certo, sempre é bom dar algo bom para a gente.

      Abraços.

      Excluir
  10. Já tentei muito falar sobre investimentos e tranquilidade financeira com amigos e parentes, mas... fico falando sozinho rsrs. Quando aparece alguém interessado é com pirâmides e quando falo que faço aplicações mais conservadoras para longo prazo desconversam, é uma onda. To aprendendo a ficar na minha, se sentir que alguém quer ajuda, dou umas dicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá AA,

      O pessoal querem ficar ricos rápidos. Gastam dinheiro com loterias, piramides e depois ficam reclamando que é impossível ter dinheiro.
      A melhor coisa é ficar calado mesmo.

      Abraços.

      Excluir
  11. Vejo isto no meu trabalho. Acredito que somente uns 5% do meu departamento que poupam. Só teve um lá que eu ensinei a investir no tesouro. O resto que guarda algo só deixa na poupança. Grande maioria está endividado e levando a vida carpe diem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá GA,

      O pessoal do meu serviço gostam de gastar também, ouço muito só conversas de comprar algo.

      Abraços.

      Excluir
  12. Ninguém que sabe dos meus planos fica me "gorando" financeiramente, mas não cansam de falar que não vou aguentar o tédio da aposentadoria antecipada... saberemos em pouco mais de um ano se é verdade ou não. Mas mesmo que seja prefiro ter a opção de poder voltar a trabalhar dq não poder largar esse emprego que abomino.
    Gosto dos seus posts pq são sempre "instigantes".

    Sr. IF365

    Blog do Sr.IF365 | Acompanhe meus últimos 365 dias antes da IF e Aposentadoria Antecipada
    www.srif365.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sr. IF365,

      Bom que ninguém gora sua busca pela IF. Se voltar a trabalhar é só voltar por uma coisa boa, não com o objetivo de trocar o tempo por dinheiro.

      Obrigado pelo elogio.

      Abraços.

      Excluir
  13. Levanta o dedo do meio e continua a vida!!!

    ResponderExcluir
  14. Deixa eles, quem disse que quem se preocupa em poupar não curte? planejar viagens com antecedencia sai mais barato do que comprar em cima da hora, carros de mais de 100k te levam ao mesmo lugar de um carro de 30k e por aí vai... ganhar 10k e viver na pendura é dificil de aceitar !! rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois SP.

      O pessoal pensa que para curtir não é possível poupar. Há muitos que ganham até mais que 10k e estão no vermelho.

      Abraços.

      Excluir
  15. Olá CI

    Fiz um vídeo falando sobre networking vai ao ar essa semana e fala um pouco sobre isso aí.

    O problema não é com eles e sim com você.

    Isso aí. Você está fazendo errado e não eles.

    Errado não nas suas atitudes mas sim em ainda conviver com eles.

    No vídeo vai a seguinte frase

    As pessoas na sua vida ou são peso ou são combustível.

    Enquanto estiver dando espaço para as pessoas que são peso vai continuar sendo puxado para baixo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá VDD,

      Eu estou errado sim no caso de conviver com eles, mas é uma coisa que vou ter que aguentar por uns anos, pois são meus colegas de trabalho. Fora de lá eu não convivo com esse tipo de pessoa e nem com eles.
      Dar espaço para eles eu não dou mais, mas eles ficam com conversinhas mesmo assim.

      Abraços.

      Excluir
    2. esse mimizento do vdd não é exemplo pra ninguém. Asco

      Excluir
  16. Fala Cowboy!

    A galera lá do trampo poucos falam sobre investimento/poupar. Tem um cara lá que ficou rico investindo em terras, ele é um pouco sovina em relação a algumas coisas, tem cabeça para gastar, a galera fala mal dele.

    No trampo os unicos que sabem que eu comecei a investir, foi alguns próximos que ja investem, e sempre trocamos ideia.

    Fora do trampo, maioria até vem pedir alguma dica de investimento e olha que não sou nenhum exemplo. kkk

    Abraços e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá SB,

      A maioria das pessoas só querem saber é de gastar e falar mal dos que conseguem adquirir algo.
      Você só de poupar e investir já está na frente da maioria das pessoas. Então, é exemplo sim.

      Abraços.

      Excluir
  17. Passei por isso quando entrei neste vida poupador , e isso faz pelo menos uma década.

    Aqui vai alguma dicas:

    - Nunca diga que investe! mesmo para os que você considera que tenha alguma afinidade com o tema.
    - Simule personalidade desprendida, e principalmente que não se interessa muito pelo tema.
    - Diga sempre que esta ocupado e que não tem tempo para comemorações, networking etc. Serviços técnicos e burocráticos não precisam de networking, apenas desconsidere conselho acima caso seu serviço não for técnico.
    - Simule ser uma pessoa bastante ocupado envolvido em vários projetos e com dificuldade financeira.
    - Minta e diga que deve uma bala (dívida) , ( e que a fez anos atrás), consequentemente agora esta pagando pelos erros do passado.
    - Ande com roupas modesta e se possível nunca seja visto em lugares badalados nas localidade, quando sair vá para cidades ou bairros distantes.
    - Lance trivialidades nas redes sócias: Nunca de pista de onde vai, com quem sai e o que pensa.

    - Emule uma personalidade afável de psicopata social.

    E o mais importante de tudo, quanto menos gente souber da sua vida e o que pensa sobre determinado assunto melhor.


    Seja uma paira uma pessoa invisivel para sociedade , assista todos afundar de camarote como um espiador da miséria coletiva, e principalmente nunca diga que estes aloprados estão certos ou errados em suas divagações, simplesmente diga que não possui conhecimento para chegar a tal conclusão.

    Nunca critique, ensine ou tente mudar cabeça de uma pessoa com forte senso gregário.


    Ao contrario, de um tapinha nas costas e com uma cara de psicopata diga: Você esta coberto de razão; Todos vamos morrer amanhã é melhor viver o hoje!


    Garanto que vai ser mais feliz assim. A minha sincera crítica ao desdobramento dos fatos que personificou acima: Evidente que você deu e dá muita abertura da sua vida, e também sobre o que pensa sobre determinados assuntos.

    O importante neste processo é que você seja visto com uma paira na sociedade, um pobre desafortunado qualquer, um fodido. E que nunca busque abrir certo assuntos pessoais, mesmo para aqueles que tem mesma linha de pensamento, principalmente em um ambiente social fechado de trabalho, muitos morrem pela boca antes mesmo de morrer pelo bolso.




    Em presença de imbecis e loucos, há somente um caminho para mostrarmos nossa inteligência: não falar com eles.
    Arthur Schopenhauer


    Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, em relação ao universo, ainda não tenho certeza absoluta.
    Albert Einstein

    O segredo da criatividade é saber como esconder as fontes.
    Albert Einstein


    Todos vêem o que você parece ser, mas poucos sabem o que você realmente é.
    Maquiavel

    Seja extremamente sutil, tão sutil que ninguém possa achar qualquer rastro

    Seja extremamente misterioso, tão misterioso que ninguém possa ouvir qualquer informação.

    Se um general puder agir assim, então, poderá celebrar o destino do inimigo em suas próprias mãos.

    Sun Tzu

    Um chefe que é capaz deve fingir ser incapaz; se está pronto, deve fingir-se despreparado; se estiver perto do inimigo deve parecer estar longe.
    Sun Tzu

    Quando capaz, finja ser incapaz; quando pronto, finja estar despreparado; quando próximo, finja estar longe; quando longe, façam acreditar que está próximo.
    Sun Tzu



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O divertimento das massas sempre foi identificar aquele que não se enquadra em seus preceitos e premissas pré estabelecidas. O cotidiano, o padrão e o comum são regras a serem seguidas nas convecções sócias; de certa forma me sinto mais confortável dissecando um cadáver ao som de Mozart.

      Excluir
    2. Olá Mestre.

      As pessoas são complicadas demais. Eu falava pouco, mas mesmo assim sou criticado. De agora em diante não vou falar nada. Vou inventar histórias.

      Muito obrigado pela seu comentário. Vou aplicar seus conselhos.

      Abraços.

      Excluir
    3. Entendo perfeitamente o ponto explicado pelo Mestre.
      Mas faço uma ressalva: Vez ou outra é positivo dar alguma opinião, falar alguma coisa, enfim, mostrar presença.
      Se o cara fica muito caladão, passivo diante da coisas, a tendência é que os outros passem a vê-lo como um bobão, um completo idiota.Essa será a visão principalmente dos falastrões e dissimulados.
      E por mais que não nos importemos com a opinião esse tipo de opinião das outras pessoas podem pouco a pouco deteriorar o ambiente no trabalho.

      Até por uma questão de se manter o respeito dos outro, vez ou outra uma pinião segura e bem dada pode ser fundamental, pra pelo menos não te tratarem como uma porta.

      Excluir
    4. Anon: "Se o cara fica muito caladão, passivo diante da coisas, a tendência é que os outros passem a vê-lo como um bobão, um completo idiota.Essa será a visão principalmente dos falastrões e dissimulados."

      Isso é facilmente evitado através disso: "Emule uma personalidade afável de psicopata social"

      Ninguém se mete a fazer gracinha com uma pessoa sempre séria e calada, que só fala o necessário e o mínimo possível.

      As pessoas respeitam o que temem e temem o que não conhecem.

      Abraço!

      Excluir
  18. De grão em grão a galinha enche o papo. A vida é difícil por natureza. Sorte daqueles que conhecem as 48 leis do poder de Baltasar Gracian, mais sorte ainda se são jovens. Ande com pessoas que somam e multiplicam, pois o que há mais nesta sociedade vulgar é humanos que dividem e diminuem para o nosso lado, tanto espiritual, financeiro, relacionamentos e dinheiro. Ative o seu radar mental para detectar patifarias que sempre vão e vem, de todos os lados. Não dê a minima para aqueles que riem de você, pois não pagam suas contas e nunca irão agregar nada na sua vida. Mesmo você tendo um camaro ((carro é igual sapato, um para trabalhar outro para sair)) muitos vão desejar que você bata e morra. "Dinheiro" não é sinônimo de boas amizades. Os verdadeiros amigos surgem nas maldições e problemas. Parentes são os dentes, sorte daqueles que tem uma família que coopera e soma. A maioria das famílias brasileiras são uma bosta que não fazem nada e só diminuem para nós, foi sempre assim comigo, acho que não é diferente com o restante da sociedade,salvo exceções a regra. Treine e aprenda a lutar, tire o porte de arma, morra lutando. Muitos vão querer estuprar sua linda namorada/esposa na sua frente. Evite depender do Estado, pois o estado por natureza só desagrega. Ajude os verdadeiramente pobres, mas jamais conviva com eles, pois tanto a riqueza e pobreza são contagiantes. Mas não pague pau para "ricos", pois há muitos demônios que andam de porsche. A nossa reputação é igual a um espelho, quebrou não tem como reparar. Faça tudo diferente do que as massas de zumbis o fazem. Se uma cidade de grande ou médio porte ficar sem energia durante 3 dias é o caos total, 90 % vão virar bandidos a busca de matar, estuprar e destruir. Sempre tenha um plano de fuga e um lugar seguro longe dos grandes conglomerados urbanos. Se possível construa um bunker. Os bairros de classe alta serão os primeiros a serem arrombados. A vida é difícil por natureza, faça parecer fácil, poupe e curta. Medidas drásticas são sempre bem vindas. A confiança é o primeiro passo para a imprudência. Obrigado pelo espaço Cowboy Investidor, tenha uma ótima semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ricardo R.F.

      Muito obrigado pelo seu comentário. Nunca li esse livro das 48 leis, mas irei ler o mais rápido possível.
      As pessoas (há exceções) querem ver a gente na merda, complicado isso.
      Suas dicas são muitos valiosas. Vou aplicá-las e melhorar algo em mim que estou não estou fazendo direito.

      Abraços.

      Excluir
  19. A vida também é repleta de variáveis ocultas 666. A verdadeira elite já esta preparada. Esta crise forjada não é nada perante ao que esta por vir nos próximos anos. Olhem ao seu redor, levantem a orelha como os cães. O Brasil esta a se tornar Elysium! A violência esta explodindo, a bandidagem hoje é o quadruplo em números em relação as forças policiais. As "forças" policias são ineficientes e tão corruptíveis quanto os políticos. Saibam para quem estão se ostentando e se camuflem igual aos camaleões. Cuidado com quem colocam o pé na sua casa. Se preparem para a revolução 4.0, a automação de muitos empregos vão deixar ainda mais desempregados. Muitos ricos já caíram fora desde país, estão indo viver melhor e evoluir em países prósperos. A tendencia só vai piorar na próxima década de 20. Se preparem, vide Rio de Janeiro, a situação esta cada vez pior e vai ficar muito pior para o gado. Quem avisa amigo é. Como disse, observem esta nova geração, a maioria vai se tornar canibal. Quem ler esta mensagem em breve vai lembra la.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ricardo R.F.

      O Brasil está feio mesmo. Também não tenho muito esperança de ver melhoras.

      Abraços.

      Excluir
  20. Excelente provocação, Cowboy! Cheguei tarde ao post, não vou conseguir ler os comentários mas afirmo para vc que minha IF mexe com muitas pessoas sim. Não sei se "incomodar" é o termo correto. Mas eu sinto um misto de:

    1) inveja (muitas vezes encoberta pelas piadinhas que vc postou);
    2) incompreensão (poxa, como ele pode viver sem "trabalhar", não é muita preguiça (esquecendo-se que um pouco de trabalho sempre existe, além de voluntariados e que, principalmente, não recebi nada de mão beijada - na virada do milênio, após o divórcio, meu patrimônio era negativo, tinha só um carro financiado);
    3) cobiça (no sentido de eles desejarem minha situação, mas não conseguem fazer as coisas certas para chegar lá);
    4) ignorância (tem gente que não tem noção do que são juros compostos e acham algo impossível - acho que eles pensam que eu recebo alguma propina hehe)
    5) mas também admiração. São a minoria, mas são as pessoas que entendem, acham uma grande conquista e estão caminhando para alcançar o mesmo objetivo.

    Lembro que a ignorância também faz parte daqueles que não entendem a diferença de ser frugal com pão-durismo. Acham que para conseguir a IF precisa ser mão de vaca. Lamento por essa turma. Que continuem imersos na sua corrida de ratos...

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá André,

      As pessoas preocupam demais com a vida dos outros e esquecem a delas. Deveriam eram perguntar como você atingiu a IF e não ficar por aí fazendo piadas.

      Abraços.

      Excluir
  21. Fala, Cowboy. Bom post, os comentários foram sensacionais também.

    No meu trabalho ninguém fala nada simplesmente pq não dou abertura, não falo de absolutamente nada da minha vida particular. Evito ao máximo. O contrário também é válido, na minha vida pessoal evito comentar sobre minha vida profissional. Meus vizinhos nem sonham que sou servidor. Não uso crachá em público, não ostento nada.

    Entretanto, ainda assim sou obrigado a suportar alguns comentários de amigos e parentes (e ficantes kkk) que sabem ou fazem ideia de quanto ganho a respeito de eu não "aproveitar a vida".

    Eu faço o que eu gosto e nunca me faltou dinheiro para isso.

    Nesses momentos eu acho muito válido o conselho do bastter, seus investimentos só interessam a você. Eu só comento aqui na blogosfera por conta do anonimato. Mas às vezes até isso me incomoda um pouco. Foda.

    No fim das contas, é bom lembrar que não precisamos de validação externa. Temos convicção de nossas escolhas, não precisamos nos preocupar em justificá-las para esses chimpas símios.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá IC,

      Bom que você é muito discreto. Eu não falei muita coisa também. Na maioria das vezes eu mudo de assunto só que acabei falando para alguns que estavam me criticando (erro meu ao falar).
      Eu não conheço nenhum vizinho, então eles não sabem nada de mim.

      Abraços.

      Excluir
  22. Olá Cowboy, um breve relato :

    O ano era de 2013 (final ) e após uma visita a uma agência do INSS descobri que a prefeitura na qual trabalhei uns anos nunca recolhera o INSS(usaram uma tal cooperativa para fraudarem) ,aquilo me deu uma revolta profunda no entanto fez com que eu pesquisasse na internet sobre aposentadoria e descobrisse o tema educação financeira ,tive uma reação agitada com náuseas e dor de cabeça quando li o livro "pai rico ,pai pobre" pois havia mudado algo em mim e eu tomei uma atitude de que, a partir daquele momento ,nunca mais pararia de estudar educação financeira.


    Pois bem, no início na minha jornada tentei quase que "pregar " e "converter" familiares e alguns amigos(afinal estava deslumbrado), peguei fama de pao duro e acabei sendo visto como o "rico " da família e com a obrigação de "ajudar" quem precisasse,me pediram dinheiro emprestado (não foi pago e ainda arranjei um intrigado na família na família)e não recebi de volta,fora as criticas e piadinhas nessa mesma linha "não levamos nada pro caixão".Posso afirmar que o estilo de vida que levo hoje ,em conformidade com minha esposa pois ela me ajuda trabalhando e poupando também .não troco pela deles e nem pela minha antiga.


    Aprenda uma coisa :nunca fale da sua vida financeira pra ninguém ,não se meta na vida dos outros principalmente nessa questão financeira,área carregada de forte componentes emocionais e crenças limitantes ,por mais boa intenção que vc tenha .

    Abraços e sucessos.

    MS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não adianta falar sobre certos assuntos como: finanças/investimentos, relacionamentos entre outros com quem acredita piamente estar fazendo o certo, por maior que seja a cagada que estiver sendo feita.

      A verdade é que tem muita gente que não quer mudar. Se você manda a realidade na fuça do sujeito ele fica com raiva de você porque você tentou destruir a ilusão que ele cultivava.
      Aqui no meu trabalho comecei a esboçar questionar algumas coisas que vinham acontecendo e que eu não estava concordando. Resultado, simplesmente fui ignorado. Se insistisse muito passaria a ser visto como mala.
      Resultado, não mudou porra nenhuma, as pessoas com quem falei continuam agindo da mesma forma. E isso ocorre em outra áreas da vida também.
      A gente fica de saco cheio de algumas coisas e quer falar e no fim das contas nada muda.
      O negócio é procurar fazer as coisas bem feito e só.

      Excluir
    2. Olá Anônimo,

      Ainda bem que você descobriu isso. Não dá para confiar em nada hoje. Eu não empresto dinheiro para ninguém. Sempre mudo de assunto e minto que não tenho dinheiro.
      A maioria das pessoas só querem viver essa vida de corrida dos ratos. Como você falou, não dá para ficar dando conselhos. É melhor deixar para lá.

      Abraços.

      Excluir
  23. ÓTIMA RECOMENDAÇÃO DOS LIVROS SUN TZU E 48 LEIS DO PODER, MAS O AUTOR É ROBERT GREENE. ACHO QUE O RICARDO CONFUNDIU MAS CITOU BALTAZAR GRACIAN QUE JÁ DA UMA DICA BOA DO MANUAL DA PRUDENCIA. REALMENTE OS COMENTÁRIOS ESTÃO ÓTIMOS, SEM AQUELA MANADA DE HATERS. QUEM COME QUIETO COMO 2 VEZES MAIS E É IGUAL AO RICHARD ROSSETO FALOU, MESMO VOCÊ COM UM CAMARO MUITOS VÃO QUERER QUE VOCÊ SE ACIDENTE. E TAMBÉM ACHO QUE O BR VAI FICAR AIGUAL AO FILME ELYSIUM, JÁ ESTA FICANDO, MORO EM SP SP E AQUI É UM VERDADEIRO INFERNO. FAVELA CONTINENTAL PRA TUDO QUE É LADO. KKK, É MELHOR CONSTRUIR UM BUNKER. ANON DAS 20:46

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo.

      O livro SUN TZU eu já li. Já o outro irei ler. As pessoas querem ver a gente é na merda. Muitos são falsos e querem o mal para o outro.

      Abraços.

      Excluir
  24. Amigo, esses são os típicos pensamentos de pobre. Tenho certeza que lá na frente, se arrependerão amargamente. Podemos poupar mas aproveitar a vida igualmente. Te acompanho! http://amigorico.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá AR,

      Sim, os pobres pensam assim mesmo. Raramente esse tipo de pessoa muda de opinião.
      Já sigo você desde o início do seu blog.

      Abraços.

      Excluir
  25. haha..sei muito bem como é isso cowboy.
    aqui na empresa o pessoal adora carro e moto, começou com um gerente ai depois todo mundo começou a comprar carros e motos da moda só pra ter assunto com o cara, todo mundo me questiona porque não vou almoçar com eles em restaurantes caros e etc...
    Até os estagiarios tudo indo almoçar em lugares onde se paga mais de 60 reais o kilo.
    eu vou la onde é 25 reais o kilo..rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Joselito,

      É a manada. Todos estão na corridas do ratos. É melhor deixar eles assim. Cada um na sua.

      Abraços.

      Excluir
  26. O pessoal é tão irresponsável com dinheiro que eles não se importam em PERDER dinheiro. Na empresa onde trabalho surgiu a opção de quem quiser reduzir a carga horária de pode passar de 8hs para 6hs diárias COM REDUÇÃO DE 25% DO SALÀRIO!!. Quando fui perguntado se eu entraria nessa onda eu disse: "Jovem tem que trabalhar e ganhar dinheiro para aportar, velho que descansa." Bom se fosse para passar para 6hs e ir fazer algo que aumentasse o salário em mais que 25% com essas 2hs eu até entenderia mas as desculpas são milhares, como umas das que vi:
    - "Vou poder ver meus filhos crescendo".
    - "Agora sim vou poder ir pra academia com calma".
    - "O dia vai acabar às 13:00 vou poder ir tranquilo a médico, resolver qualquer coisa no banco".
    - "Sempre quis fazer Gastronomia, agora vai!"

    Em resumo, além de gastar tudo o que tem, a pessoa aceita PERDER 25% na fase da vida em que devia ser mais produtiva.

    Escolhas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá CP,

      Onde trabalho tem a opção de redução para 6h também, algumas pessoas optaram, mas não trabalham por fora.
      Conheço pessoas que trabalham 5 horas ao dia e fica o resto do dia sem fazer nada e ainda vivem reclamando por falta de dinheiro.

      Abraços.

      Excluir
  27. Por isso eu utilizo da estratégia que postei aqui para me livrar um pouco deste estigma e usar isto a meu favor
    http://www.aposenteaos40.org/2018/04/pense-em-fire-como-uma-divida-que-voce.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá AA40,

      Eu li sua postagem. Vou fazer isso também. Boa estratégia.

      Abraços.

      Excluir
  28. Cowboy, cuidado! O sucesso alheio incomoda muito as pessoas, principalmente no local de trabalho e familiar. Se a situação é essa, mantenha sigilo total de suas reais intenções. É da natureza humana, meu caro! Aja com cutela e, se possível, passe despercebido entre seus pares. Pode acreditar, é o melhor a ser feito. Inconscientemente, ou não, podem te prejudicar no seu intento. Sugiro a leitura de um bom livro, está na internet, PDF gratuito. Título: A arte da prudência, de Baltazar Gracian. Leio seus posts e gosto muito! Muito bacana. Sou Engenheiro Agrônomo (Também gosto muito da vida rural) e servidor público. Grande abraço e parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo. Obrigado pelo comentário e por acompanhar o blog. Boa sugestão de livro. Vou ler.
      Sua profissão é muito boa.

      Abraços.

      Excluir