quarta-feira, 25 de abril de 2018

Ajustando a carteira de ações


Eu não sou de ficar vendendo ações, gosto mesmo é de comprar, mas faz um bom tempo que estava querendo vender algumas empresas que faziam parte da minha carteira. Atualmente estou com 15 ações diferentes na minha carteira. Desde quando comecei eu fiz algumas besteiras, mas com o tempo fui ajustando a carteira conforme fui aprendendo sobre investimento. 

No início comprei Gerdau, Usiminas por estarem com um preço atraente, nesse caso estavam no fundo do poço, mas por causa dos seus fundamentos apresentados. Estavam e ainda estão péssimas. Depois que vi que tinha feito besteira eu vendi com lucros. Fiquei poucos meses com essas empresas.

Conforme fui aprendendo mais, montei uma carteira com algumas empresas que julgo boas para investimentos. Só que acabei comprando algumas que vi que não são tão boas e acabei vendendo hoje.

A Cemig foi uma empresa que comprei 100 ações há mais de uma ano e vi que tinha feito burrada e não aportei mais nela, mas deixei ela na carteira. Nesse tempo as ações subiram para 100%, só que eu não vendi. Vacilei feio. Só que hoje eu resolvi vendê-la com um lucro pífio de 2%. Não quero empresa ruim na minha carteira. 

Klabin (KLBN4) foi a outra empresa que vendi. Tinha 2368 ações e vendi com um lucro de 16%. Essa empresa não é tão ruim, mas às vezes aprensenta alguns prejuízos e está com uma dívida enorme e também é muito cíclica. 

Com o esse dinheiro resolvi aportar em duas empresas que compõe a minha carteira. Não pretendo colocar novas ações nos meus investimentos, apesar de ter boas empresas que não fazem parte da minha carteira.

Ultrapar é uma empresa que faz parte das minhas ações. Comprei 70 ações por R$ 60,14. As ações dessa empresa caíram muito por esses dias, mas eu acho que ela é uma empresa boa. Apesar da margem baixa, tem uma boa diversificação e tem lucros consistentes e é uma das top da bolsa há muito anos.

Kroton é a outra empresa que fiz algumas aquisições de ações. Comprei 300 ações por R$14,12. É outra ação que caiu muito este ano. Não perdeu fundamentos e acaba de comprar nesta semana a Somos. Isso falta o CADE aprovar, mas é provável que permita a compra.

Abraços,
Cowboy Investidor

24 comentários :

  1. Investidor está sempre a aprender com o tempo, experiência e a leitura de livros.

    Em relação a Klabin é uma empresa exportadora por isso a sua receita está muito ligada a cotação do dólar, que faz a empresa cíclica e de proteção (hedge) no dia da delação as empresas de celulose foram quase as únicas a subir.

    Abraço e bons investimentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá DIL,

      O problema que ela está ligada muito ao dólar e a dívida dela é nessa moeda e isso acaba ferrando ela. Também não está tão boa. Por isso que vendi. Já olhou os balanços dela?

      Abraços.

      Excluir
  2. Boa Cowboy, acredito que até para acompanhar os fundamentos de 15 ações fique complicado, e com o passar do tempo ganhando conhecimento, vamos observando melhores alternativas.

    te add ao roll

    forte abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá AM,

      Sim, 15 ações já é complicado. Vejo que tem gente que tem umas 40. Nesse caso não dá para acompanhar tudo.
      Obrigado por add. Vou adicionar você também.

      Abraços.

      Excluir
  3. tb não gosto de vender (girar patrimônio), mas ultimamente tenho seguido o bastter system e certas mudanças são necessárias.

    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá ST,

      Pois é, às vezes é preciso dar uma ajeitada na carteira. Deixar tranqueira é complicado.

      Abraços.

      Excluir
  4. Acho que fez boas transações, apesar de não gostar muito do setor de ensino.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá BF,
      Obrigado. Acredito que o setor de ensino tem muito a crescer e tomara que isso aconteça.

      Abraços.

      Excluir
    2. Também não gosto do setor de ensino, todas lá são meros açougues de diploma. A questão é que o brasileiro ainda precisa de diploma pra entrar no mercado de trabalho e as Uniesquinas da KROTON estão no topo da lista e vão ficar por um bom tempo eu creio.

      Excluir
    3. Olá BP,

      Por isso que comprei essa empresa. O Brasil tem poucas pessoas com curso superior. Então, tem muita margem para a empresa crescer.

      Abraços.

      Excluir
  5. Ajustes são normais com o passar do tempo, conforme vamos evoluindo como investidores.
    Até o momento, ainda não precisei fazer nenhuma venda, nem pretendo. Tenho confiança em todas as empresas "encarteiradas".
    Mas o futuro a Deus pertence!
    Bons investimentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá IC,

      Temos que ter boas empresas na carteira. Ficar investindo em empresas ruins não vai deixarmos ricos. Obrigado. Bons investimentos também.

      Abraços.

      Excluir
  6. Ando fazendo mudanças na minha carteira também Cowboy!

    Postei no blog tempos atrás sobre a saída da UGPA3, que agora está com bons descontos e possivelmente apresente mais hehe

    Por hora me manterei fora dela, pois quero enxugar a carteira.

    Também me desfiz de WEGE3. Ando pensando seriamente em liquidar Odontoprev e talvez Ambev.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá II,

      Eu tenho todas essas empresas que você está querendo tirar da sua carteira. Qual o motivo de desfazer delas?

      abraços.

      Excluir
    2. O motivo além de enxugar é aumentar o risco com empresas com mais potencial. Estou estudando. Talvez eu vá por esse caminho.

      Excluir
  7. CMIG também tinha feito burrada no passado, mas aproveitei no ano passado quando ela ficou acima de 10 e vendi tudo. Tenho regularmente uma boa quantidade no setor elétrico e agora estou gerenciando o risco com ELPL3. Vendi uma boa quantidade a 30 e pouco, mas mantive uma alocação menor. Vamos ver no que vai dar.

    Em tempo, fiz a mesma coisa no setor de papel com SUZB3. Vendi um excesso de posições rsrs

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá André,

      Ainda bem que você se desfez dessa empresa. Eu não tenho nenhuma elétrica na minha carteira.
      Essas empresas do setor de papel são muitos cíclicas e são bem "ruizinhas". Ainda bem que saí com lucros da Klabin.

      Abraços.

      Excluir
  8. Fala Cowboy!

    Muito bom, não gosto também de fazer esses giros, mas com o tempo vamos pegando mais conhecimento do mercado, experiência, e etcs.

    E precisamos fazer alguns ajustes.

    Abraços e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá SB,

      Pois é, cada dia que passa a gente aprende mais. Isso é bom, pois tendemos a investirmos melhor.

      Abraços.

      Excluir
  9. A minha carteira ta ate razoável, tô com pé atrás da Cielo que vem caindo demais, mas nem considero zebra pelos fundamentos. Em quarentena mesmo coloquei banco do brasil e Natura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá CP,

      Eu tenho Cielo também, mas não vou vender agora. Se este os dados caírem pensarei nessa possibilidade.

      Abraços.

      Excluir
  10. Comprar é a parte mais fácil de operar com ações, saber a hora de vender é que demanda um certo conhecimento e feeling. Tem certas filosofias ai que demonizam a venda de ações, como se o indivíduo fosse morrer abraçado com elas no caixão.

    Eu particularmente estou de olhos abertos em relação à Cielo, não porque a ação vem caindo, mas porque me parece que a companhia está em tendência de perder mercado.

    Alguém acima falou de Ambev e eu acho que o preço dela está bem esticado, a P/L está em torno de 50, ou seja, a ação não tem mais pra onde aumentar e o DY é baixo...talvez venha uma correção em breve...

    Em relação à Kroton, também entrei nela recentemente, comprei um lote alguns dias antes de ser anunciada a compra da SOMOS. O setor de ensino tem seus riscos mas os números da companhia são impressionantes, acho que será um bom investimento.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá SM,

      Sim, é fácil comprar mesmo. O P/L da Ambev está muito alto mesmo. Isso porque o pessoal prefere comprá-la mais caro por ser uma empresa top. Agora sobre dividendos não está muito boa. Eu acho que ensino particular no Brasil vai crescer muito ainda.

      Abraços.

      Excluir