sábado, 21 de outubro de 2017

Grupo de whatsapp - Uma perda de tempo?

Olá pessoal.

Acredito que quase todas as pessoas que conheço que possua um smartphone faz parte de um grupo de Whatsapp. Grupos de família, de amigos, de escola, de trabalho entre outros. 

Use somente o essencial
A tecnologia facilita muito a nossa vida. Hoje ficou mais fácil a comunicação. Hoje não gastamos quase nada de dinheiro para comunicarmos com pessoas do exterior, com amigos, familiares que moram longe, etc.

Lembro que na década de 90, época que meu pai foi para São Paulo por uns meses ele e minha mãe se comunicavam através de cartas, por um telefone orelhão (único da cidade) ou por um posto telefônico. 

Hoje está muito fácil, mas uma coisa que não só eu, mas muitos percebem que o mau uso da tecnologia acabam atrapalhando muito. Quando eu ando de metrô eu observo que a maioria das pessoas estão mexendo nos seus smartphones e acabam até esbarrando nos outros, pois estão olhando para a tela. No trabalho quando vou almoçar com meus colegas, eles não param de mexer nos seus smartphones. Batem papo com a gente sempre com um ele na mão. Brinco, vocês nasceram com celulares na palma da mão.

Em relação aos grupos de Whatsapp, eu estou em muitos, já fui muito participativo nesses grupos, mas percebi que perdia muito tempo com isso e que 99% das coisas são bobagens. Então, de uns eu saí e de outros eu fiquei, por exemplo, parentes, mas deixei no silencioso, mesmo assim não tem nada aproveitável. Às vezes falo alguma coisa, mas não passo de 2 minutos nisso.

Tenho perfil no Facebook, mas passo semanas sem acessá-lo. E quando acesso não tem nada de interessante lá. Já pensei em excluí-lo. Acho que é isso que irei fazer no futuro.

E aí pessoal, como vocês estão lidando com essas novas tecnologias. 

Abraços,
Cowboy Investidor

26 comentários :

  1. Sem dúvida a tecnologia na área das comunicações evoluiu muito. Hoje está muito mais fácil se comunicar ou se informar por telefone ou internet ou telefones com internet.

    Mas eu não sou um entusiasta dessa vida on-line nos padrões de hoje.
    Há a necessidade de alguém ficar o tempo todo coma cara no celular visualizando mensagens e muita besteira? Entretenimento? Em grande parte sim.
    Muitas vezes você não consegue conversar com outra pessoa porque a mesma está ocupada lendo ou respondendo mensagens, que em pelo menos uns 85% dos casos não são importantes.
    Essa situação atual já beira a idiotice.
    As redes sociais já prendiam muito a atenção das pessoas, agora o Watts virou mais uma mania.
    Sim mania, isso que vemos hoje é um vício. Não há lógica nesse nível de interação on-line, as pessoas mal conseguem processar e aproveitar essas informações.
    Até pouco tempo atrás quando você precisava falar algo para alguém você resolvia com uma rápida ligação e ficava tudo ok, agora qualquer besteira é motivo pra mandar mensagem...
    Já não basta os caça likes na internet. Acho muito exagerado o que ocorre hoje, pra não dizer muita frescura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente comentário Anônimo.

      Concordo com você. Virou vício isso.

      Abraços.

      Excluir
  2. Também concordo cowboy, pouco ganhamos em participar disso, muitas besteiras, vídeos idiotas, intrigas, duro é sair depois que acostumar. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá BF,

      É verdade. Se livrar do vício é complicado, mas com o tempo dá para se livrar. É muita idiotice em vídeos.

      Abraços.

      Excluir
  3. Excluir facebook, instagram, snapchat e outros pra mim foi como terminar a leitura de um livro ruim. Vida que segue com sensação de tempo perdido apenas. Sugiro a leitura dos artigos:

    https://www.imore.com/stress-fatigue-social-media-its-bit-worse-you-think

    http://sossolteiros.bol.uol.com.br/sequestro-mental-especialistas-em-tecnologia-estao-abandonando-as-redes-sociais-nesse-exato-momento/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo.

      Você tem razão.
      Obrigado pela sugestão de leitura. Vou ler os artigos.

      Abraços.

      Excluir
  4. Dá pra criar grupo só de Anonimos (ou pseudonimos) no Telegram, por ex? Se sim, seria interessante fazer um da Finansfera ein? Seria show e num aplicativo a parte!

    Abs,

    Além Mar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Além do Mar,
      Eu não sei se dá para criar grupos anônimos. Acredito que esse tipo de grupo não dá certo.

      Abraços.

      Excluir
  5. Eu só participo de grupos q não ficam falando o dia inteiro. Ultimamente onde gasto mais tempo com celular é lendo os post aqui dos amigos blogueiros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá SB,

      Esses tipos de grupos até que não faz a gente perder muito tempo.

      Eu também ocupado mais meu tempo lendo os post da finansfera.

      Abraços.

      Excluir
  6. Realmente, embora a tecnologia auxilie em muitos aspectos, podendo facilitar a comunicação demais e aproximar que está longe, deixamos ela controlar a nossa rotina.

    Já utilizei mais Facebook e Whatssapp, hj uso com moderação, apenas para ler notícias já filtradas e discussões de assuntos que me interessam, além de me comunicar esporadicamente com pessoas que estão distantes no momento.

    Temos que aprender a ligar com a tecnologia, pois chega a ser desesperador almoçar com alguém que dá mais atenção para o feed da rede social dele do que para nós, que estamos ali na sua frente.

    Abraços Cowboy!

    Meu blog: http://civilistaemergente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá CE,

      Verdade, a tecnologia ajudou muito, mas temos que usar com moderação. Pois é, hoje o pessoal nem almoçam mais sossegado.

      Vou visitar seu blog.

      Abraços.

      Excluir
  7. A tecnológica é boa desde que se ache bons grupos de WhatsApp para ter artigos e conversas interessantes para fazer crescer como pessoa e no Facebook a mesma coisa é sempre bom quando as pessoas publicam coisas interessantes

    Eu tento só publicar e escrever coisas interessante nas minhas paginas e grupos para crescimento pessoal


    Agora tem muitos grupos Facebook e muitas paginas do WhatsApp que não tem nada de interessante só bobagens lá.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá DIL,

      Existem sim bons grupos, mas a maioria é cheio de bobagens.

      Abraços.

      Excluir
  8. Eu parei de usar smartphone justamente por causa destes famigerados grupos de Whats App. Os piores são de família e de ex-alunos. Ah, grupo de mães também é uma furada, veja este vídeo...
    https://www.youtube.com/watch?v=YkK_NFkIDr4
    Quem quiser me econtrar que mande um e-mail ou deixe um comentário nos meus sites e fãs pages de Facebook. Whats App jamais, kkk.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá UÓ,

      Eu uso smartphone, pois eu uso uber, entre outros, mas estou saindo aos poucos dos grupos de whatsapp.

      Você fez uma coisa boa. Não está perdendo nada.

      Abraços.

      Excluir
  9. Ola CI,

    Detesto quando me adicionam em novos grupos, rapidinho eu saio.

    So participo no grupo de trabalho (em breve acho que sairei, to ligando o F*\%=), um grupo de memes e outro do futebol que jogo. Ah, e o grupo de casais amigos.

    So isto.

    Perda de tempo mesmo, concordo.

    Abraçao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá VDC,

      Também não gosto que me colocam em grupos. Ultimamente estou saindo de alguns.

      Abraços.

      Excluir
  10. Fala Cowboy!

    Cara, eu tenho uma opinião bem incisiva a respeito deste tema. Inclusive, ela é convergente com a sua em inúmeros aspectos. Eu fiz uns meses atrás um post sobre este ópio do século XXI que são as redes sociais. Vou traduzir em breve, pois percebi que a língua inglesa ainda é uma barreira para o acesso aos amigos da finansfera.

    Em síntese, eu demonstrei quanta grana um João da Silva perde durante um ano, ao gastar seu tempo nas redes sociais.

    https://termosreais.wordpress.com/2017/05/14/social-networks-opium-of-the-21st-century/

    Abs!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá TR,

      É um ópio mesmo. Eu não li o seu post. Vou dar uma lida.

      Abraços.

      Excluir
  11. Não uso facebook, nem twitter, mas whatsapp sim.

    O único grupo que participo é o da escolinha do meu filho pois lá são postados avisos e fotos. Mas, pra variar, tem umas pessoas que desvirtuaram o grupo e ficam postando bobagens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alemão,

      Pois é, esses grupos com uma finalidade especifica até que não faz a gente perder tempo, mas sempre tem gente como você falou que desvirtua.

      Abraços.

      Excluir
  12. Olá Cowboy!

    Esses grupos de Whatspp me arrepiam. Acho um saco. De cada 10 convites que recebo, excluo sem ver a metade. Dos 5 restantes, saio de 2 em menos de uma semana. Dos 3 restantes, desligo o som de todos e vejo somente as últimas mensagens uma vez ao dia. É insuportável...

    Facebook eu até entro, mas nunca pra rolar o feed. Eu vejo somente os grupos que participo e que me interessam. Claro, a maioria dos grupos ficam lá no limbo, mas ao menos uns 5 eu sempre estou acompanhando e eventualmente, participando.

    Esse lance de usar o celular a toda hora tem, como vc quis dizer, a banalização total no uso de nosso tempo. Mas algum cuidado devemos ter com o tipo de uso que fazemos do aparelho. Eu confesso que uso bastante. Se um dia acabarem os smartphones do planeta, sentirei falta. Mas utilizo-o em coisas que considero úteis, como ler os blogs que assino no Feedly (como o seu), Insight Timer (meditação), Player FM (podcasts), etc... Tudo isso fica ao meu alcance quando estou por exemplo, deitado na rede (ficar segurando um laptop não teria sentido) ou quando levo a patroa no médico e fico esperando, ou na academia (podcasts), etc.

    Enfim, como as armas, o problema não é o instrumento em si, mas o uso que cada um faz dele.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá André,

      Obrigado pelo comentário. Eu uso o smartphone mais para ler post dos blogs também. Você tem razão, temos as armas, mas usá-la de forma correta.

      Abraços.

      Excluir
  13. A interação humana é absurdamente importante para nosso prazer e o WhatsApp, ou a tecnologia em geral, veio para nos ajudar nisso. Adoro grupos de whatsapp pra descontrair e descomprimir no dia-a-dia!

    O segredo é saber controlar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Enriquecendo,

      Concordo com você que a interação humana é importante e a tecnologia ajudou muito, mas como você falou, temos que nos controlar, pois isso pode ser muito prejudicial e pode chegar a um ponto que toda essa interação seja toda artificial. Coisa que esta sendo muito atualmente.

      Abraços.

      Excluir