Uma forma de economizar é reduzir os gastos. O planejamento é essencial. Uma maneira eficiente é elaborar uma planilha dos seus gastos mensais e verificar o que está mais impactando no seu orçamento. Você pode cortar as coisas supérfluas e diminuir o custo de vida. Nem sempre gastar mais é sinal que sua vida está sendo bem aproveita. Seja mais eficiente na sua vida, mude seus pensamentos sobre o consumismo, pois cada centavo economizado pode virar muito dinheiro no futuro, caso seja bem investido.
A seguir segue uma lista de algumas maneiras para você reduzir o seus gastos.
Reduzir gastos |
Poupar dinheiro com transporte
Os carros consomem muito dinheiro. A desvalorização é
constante. Você gasta com combustível, manutenções, impostos, seguros,
estacionamentos, ou seja, apesar de dar um “conforto” ele é um grande comedor
do seu orçamento.
Existem várias alternativas para você reduzir os gastos
como:
- Usar transporte público: Caso você tem acesso a esse tipo de transporte, você pode usar para ir trabalhar ou ir a algum evento. Existem outros meios de transportes que você pode usar também como: Uber, Cabify, WillGo, Fleety, 99Taxis, Easy Taxi, T81 ou mesmo o táxi normal. Vai do seu gosto.
- Vender o seu carro: Caso seu carro é raramente é usado, então o melhor negócio é vender. Assim você vai estar economizando e reduzindo as despesas. Pegue esse dinheiro e invista.
- Compartilhar seu carro com outras pessoas: Caso você tem colegas que moram na sua região e trabalhe na mesma empresa, compartilhar a viagem é uma opção. Assim vocês podem dividir as despesas como o combustível.
Vender itens não utilizado
- Aqueles móveis, eletrodomésticos que não são utilizados e que só estão ocupando espaço, seria uma boa vende-los. Você pode vender para lojas que compram produtos usados, anunciar no OLX, Skina, etc. Com esse dinheiro você pode pagar dívidas ou investi-lo.
Trocas as lâmpadas para LED
- Atualize suas lâmpadas para LED, pois elas consomem menos energia comparadas com outros tipos de lâmpadas, além de não emitir muito calor.
Cancelar a sua TV a cabo ou reduzir para um pacote mais simples e outras mídias
- Existem vários pacotes que tem vários canais e que as pessoas assistem pouco ou nem chegam a assistir. Então, você pode reduzir esse pacote ou cancelar de vez esse serviço.
- Cancelar assinaturas de jornais e revistas: Muita gente tem assinaturas de jornais e revistas, mas simplesmente nem lê. Cancele esse serviço e leia materiais nas bibliotecas ou na internet.
Alimentação
- Comprar alimentos com menos frequência: Se você vai ao supermercado com frequência, diminua e pense no que você vai precisar para os próximos dias e faça uma compra completa. Assim você vai economizar tempo, dinheiro e/ou combustível.
- Use uma lista de compras: Uma boa parte das compras de supermercados são feitas por impulsos de acordo com vários estudos. Faça uma lista antes de sair de casa e compre apenas o que está nessa lista.
- Reduzir ou parar de comer fora: Comida fora geralmente é bem mais cara. Para quem não tem muito tempo, uma boa opção é cozinhar refeições em grandes quantidades e congelá-las. Assim você só vai esquentá-las.
Compre genéricos ou similares
- Remédios genéricos: Existem muitos remédios genéricos que são mais barato quase 70% do original.
- Roupas, alimentos, eletrônicos: Sei que muita gente é fascinada por marcas, mas na maioria só está a marca por trás do produto sem ter uma boa qualidade. Existem muitos produtos similares e de boa qualidade que não são famosos pela marca, mas são de boa qualidade e mais baratos.
Esse post foi bem sucinto ao falar da redução dos gastos, mas se você utilizar pelo menos 50% das dicas que foram abordas você vai conseguir cortar muitos os seus gastos. Claro que precisa de muita boa vontade para isso.
Abraços
Cowboy Investidor
Excelentes dicas!
ResponderExcluirObrigado Doutor.
ExcluirAbraços.
Boas dicas...
ResponderExcluirObrigado Beto.
ExcluirAbraços.
Boas dicas Cowboy!
ResponderExcluirAcho que o que mais consome o dinheiro das pessoas e elas nem percebem são os gastos descontrolados com transporte e alimentação, que na maioria das vezes podem ser reduzidos utilizando as dicas que você deu.
Abraço!
Olá Baiano. Pequenos gastos no dia-a-dia podem virarem grandes gastos no mês. Aí que mora o problema se a gente não controlar.
ExcluirAbraços.
Boas dicas!
ResponderExcluirComer fora atualmente é o meu maior vilão!
Olá NI, raramente como fora, eu mesmo preparo minha comida. Alias, aqui no trabalho como no restaurante do órgão que é bem barato.
ExcluirAbraços.
Uma coisa que tenho dúvidas ainda ,é sobre Roupas de Marca !
ResponderExcluirEu tenho pra mim que que não é só o preço ou a marca , a roupa de fato parece ter mais qualidade ,é mais vistosa , mas como disse não tenho certeza sobre isso.
Essas Roupas mais baratas são muito vagabundas , 5 lavagens e já começam a perder a cor. Mas atualmente tive uma experiência ruim com roupa de marca.
Comprei uma camisa branca básica da Ellus por 70$ na Dafiti
e Comprei outra camisa branca bsica da Polo Wear por 30$ no Shopping.
O Fato que a da Polo Wear durou mais tempo , mas como disse , comprei essa da Ellus pela internet.
Mas enfim , ainda é uma coisa que tenho bastante dúvidas e tenho que estudar sobre isso ainda.
Olá FC,
ExcluirSim, se for muito barata tende a ser vagabundas mesmo. Essas eu nem compro. Essas de marcas a maioria são boas, mas o preço delas no Brasil é muito salgado. Não vale o que eles cobram.
A Dafiti é da Netshoes, acredito que eles não vendem produtos falsificados.
Abraços.